Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: TiagomsilvaGosto de factos

DL 273/2003 de 29 de outubro
    SECÇÃO IV
    Obrigações dos intervenientes no empreendimento
    CAPÍTULO III
    Disposições finais e transitórias. Artigos 25º, 26º e 27º
  2.  # 22

Colocado por: zedasilva
    DL 273/2003 de 29 de outubro
    SECÇÃO IV
    Obrigações dos intervenientes no empreendimento
    CAPÍTULO III
    Disposições finais e transitórias. Artigos 25º, 26º e 27º

Agradeço o esclarecimento.

Mas permita lhe dizer uma coisa. Penso que este grupo seja para ajudar todos os que tem dúvidas em relação as mais diversas questões.

Isto de muitos membros virem para aqui criticar, em vez de ajudar, motivar e colaborar com os membros tem que acabar. Compreendo que todos temos personalidades diferentes. Mas vamos lá, temos que nos ajudar uns aos outros. Não estou a dizer que é o seu caso, apenas a escrever para que todos os participantes do fórum leiam. Ajudem-se uns aos outros.

Cumprimentos
  3.  # 23

A melhor ajuda que pode ter aqui é o alerta para os problemas em que se pode meter.
    Se tiver consciência disso certamente que começa a tentar arranjar solução para os evitar.
    Esconder a cabeça na areia e achar que "comigo vai ser diferente" por norma dá asneira
  4.  # 24

Colocado por: zedasilvaA melhor ajuda que pode ter aqui é o alerta para os problemas em que se pode meter.
    Se tiver consciência disso certamente que começa a tentar arranjar solução para os evitar.
    Esconder a cabeça na areia e achar que "comigo vai ser diferente" por norma dá asneira

Mas isto é um grupo de ajuda para soluções ou para os problemas que possam advir ? Pensava que era para ajudar membros. Compreendo que também se alertem problemas que possam vir a ter. Mas essencialmente deveria ser para ajudar.
    Não se esqueça que cada um corre os riscos que quer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nalotil
  5.  # 25

Colocado por: Tiagomsilva

Não se esqueça que cada um corre os riscos que quer.

Verdade, mas o grupo também tem o direito de ajudar só quando acha que deve ...
    Concordam com este comentário: tronchudas
  6.  # 26

Colocado por: TiagomsilvaMas isto é um grupo de ajuda para soluções ou para os problemas que possam advir ?

Então alertar para os problemas que possas advir não é ajuda?
    Você quer é palmadinhas nas costas.
  7.  # 27

Colocado por: TiagomsilvaA ideia é fazer uma casa térrea em L,

Colocado por: TiagomsilvaO tamanho que solicitei ao arquiteto foram 175m2 para a construção.
    Para mim as casas em L têm um grande defeito: É significativamente mais complicado fazer um bom aproveitamento dos espaços.

Espero que o seu arquiteto consiga ter "unhas para essa viola".

De resto desejo-lhe boa sorte, e que tudo corra bem.

Quanto ao construir por especialidades, faça como disse, peça orçamento "chave na mão" ao empreiteiro e depois compare. Pela minha experiência há coisas que não compensa assim tanto.
    Onde consegue poupar algum a sério, é se tiver jeito para a arte e fizer algumas coisas por si em modo DIY. Foi apenas aí que consegui poupar algum. As especialidades que adjudiquei por fora.....meh....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tiagomsilva
  8.  # 28

Colocado por: Tiagomsilvacom 1700m2

Olá.
    Pondere fazer um destaque. Vende 500-600m² de terreno, ainda fica com uns valentes 1100-1200m² para a sua casa.
    Com isso, vende a parte sobrante por 40 ou 50 mil, para aumentar ao seu orçamento disponivel... e minimiza os gastos com arranjos exteriores. Isto hoje em dia não está fácil.
  9.  # 29

Colocado por: N Miguel Oliveirae minimiza os gastos com arranjos exteriores.
    Gastos quer em euros, quem em dor de costas....
  10.  # 30

Colocado por: HAL_9000

Para mim as casas em L têm um grande defeito: É significativamente mais complicado fazer um bom aproveitamento dos espaços.

Espero que o seu arquiteto consiga ter "unhas para essa viola".

De resto desejo-lhe boa sorte, e que tudo corra bem.

Quanto ao construir por especialidades, faça como disse, peça orçamento "chave na mão" ao empreiteiro e depois compare. Pela minha experiência há coisas que não compensa assim tanto.
    Onde consegue poupar algum a sério, é se tiver jeito para a arte e fizer algumas coisas por si em modo DIY. Foi apenas aí que consegui poupar algum. As especialidades que adjudiquei por fora.....meh....
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Tiagomsilva

Muito obrigado pela sua opinião. A ideia da casa em L é mesmo pelo terreno ser grande e ser basicamente quadrado. Espero que o arquiteto consiga fazer um bom trabalho.
    A parte exterior em termos de plantações e arranjo de muros que já existem, são daqueles muros antigos vou ser eu e o meu sogro e mais uns amigos a dar um jeito aquilo
  11.  # 31

Colocado por: HAL_9000Gastos quer em euros, quem em dor de costas....

Eu por acaso gosto de meter mão à obra
  12.  # 32

Colocado por: TiagomsilvaEu por acaso gosto de meter mão à obra

Faz muito bem.

1700m2 é um excelente lote. Dá para fazer um belo pomar e jardim, com tem espaço QB para tudo e mais alguma coisa, sem ser demasiado exigente a nível de manutenção.

Se vender metade desse terreno, ainda acaba por ter uns vizinhos miseráveis e seria um arrependimento para o resto da sua vida.
    Concordam com este comentário: HAL_9000, DR1982, sousa80
  13.  # 33

Colocado por: Nostradamus

Faz muito bem.

1700m2 é um excelente lote. Dá para fazer um belo pomar e jardim, com tem espaço QB para tudo e mais alguma coisa, sem ser demasiado exigente a nível de manutenção.

Se vender metade desse terreno, ainda acaba por ter uns vizinhos miseráveis e seria um arrependimento para o resto da sua vida.

Exato a ideia foi mesmo essa até porque o terreno não tem vista.
    O arquiteto também sugeriu fazer um destaque de alguns m2 mas eu rejeitei a ideia. Uma vez que quero colocar um excelente relvado, uma bela piscina e umas árvores de fruto. Para além de querer fazer um horta.

Cumprimentos
  14.  # 34

Colocado por: TiagomsilvaO arquiteto também sugeriu fazer um destaque de alguns m2 mas eu rejeitei a ideia.

Fez mal, o destaque não o impedia de fazer nada do que pretende, e ficava com um terreno que um dia poderia vender, caso necessitasse de capital, ou fazer uma casa para um filho.
  15.  # 35

1700m2 não é muito grande para vender uma parte, vizinhos quanto mais longe melhor :)
    Concordam com este comentário: sousa80
  16.  # 36

Colocado por: DR19821700m2 não é muito grande para vender uma parte, vizinhos quanto mais longe melhor :)

são gostos, o meu irmão tem o vizinho mais próximo a 400m, eu nunca moraria numa casa dessas
  17.  # 37

Colocado por: Pickaxe
    Fez mal, o destaque não o impedia de fazer nada do que pretende, e ficava com um terreno que um dia poderia vender, caso necessitasse de capital, ou fazer uma casa para um filho.

faz o destaque depois
  18.  # 38

são gostos, o meu irmão tem o vizinho mais próximo a 400m, eu nunca moraria numa casa dessas
    era à distância de sonho para mim, um terreno plano ue se resolva com a capinadeira do trator e pronto
  19.  # 39

Boa noite,

Antes de mais, desejo lhe boa sorte para a sua aventura.
    Apenas recomendo que procure junto desse empreiteiro (ou outros) orçamento de "chave na mão".
    Estou no mesmo barco de DO e posso dizer que no início, e como lido com empresas de vários setores, procurei orçamentos para construir por especialidades.
    No final de todo este trabalho, cheguei à conclusão que realmente se pode poupar algum €€€, mas essa diferença(na minha opinião) não justifica a dor de cabeça e responsabilidade na gestão que teremos no decorrer de todo o processo.
    Continuo contente com a escolha que fiz de chave na mão", pois a obra continua a bom ritmo e estou a disfrutar do momento sem me preocupar com o trolha ou eletricista que não aparece, o homem das telas que já está atrasado umas semanas, de x ou y que não me atendem o telefone, enfim...tudo aquilo que a construção por especialidades pode acarretar.
    Resumindo, pondere muito bem a sua escolha e disfrute deste momento importante que é ser DO.
    Boa sorte!
    Concordam com este comentário: Pickaxe
  20.  # 40

Repare, relativamente ao destaque, penso que isso seja uma opção do proprietário. Voce diz que fiz mal, é meramente a sua opinião. Obrigado

0.0214 seg. NEW