Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Muito bom dia a todos,

    Antes de mais, permitam-me dizer que acompanho o fórum há bastante tempo e quero dar um louvor a todos que ajudam os membros que apresentam as suas dúvidas.

    Vou iniciar o sonho de qualquer pessoa, a construção da sua moradia.

    Terreno já adquirido, com 1700m2, todo quadrado e o terreno todo à medida.

    Como tal, também tenho as minhas dúvidas e incertezas com variadíssimas questões inicias, solicitando deste modo a ajuda e colaboração de todos que o possam fazer.

    Já contratei arquiteto.

    A ideia é fazer uma casa térrea em L, com 3 quartos (um suite + closet), uma casa de banho, uma lavandaria, cozinha + sala de jantar + sala de estar (tudo junto) e ainda fazer uma garagem (talvez á parte da casa).
    Futuramente também irei construir piscina.

    O tamanho que solicitei ao arquiteto foram 175m2 para a construção.

    Irei contratar um empreiteiro apenas para fazer a estrutura, todos os acabamentos irei realizar após, uma vez que conheço algumas pessoas de todas as áreas necessárias para finalizar a obra.

    O meu arquiteto referiu que deste modo irei "poupar" cerca de 25% do custo final da moradia.

    Peço desculpa se me alonguei muito. Irei colocar aqui todas as fases que irei ter com a construção de modo o puder ajudar alguém que se encontre na mesma situação que eu.

    Cumprimentos a todos
  2.  # 2

    Força aí, é com testemunhos que os DOs aprendem, tanto no que devem e o que não devem fazer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tiagomsilva
  3.  # 3

    Colocado por: TiagomsilvaIrei contratar um empreiteiro apenas para fazer a estrutura, todos os acabamentos irei realizar após, uma vez que conheço algumas pessoas de todas as áreas necessárias para finalizar a obra

    Tem noção de como gerir os formalismos legais após a saída do empreiteiro da estrutura?

    Colocado por: TiagomsilvaO meu arquiteto referiu que deste modo irei "poupar" cerca de 25% do custo final da moradia.

    Com base em que números é que ele lhe disse isso?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tiagomsilva
  4.  # 4

    Isso é sempre subjectico, solicite mapa de quantidades e CE prático para comparar valores e aferir o valor total da obra.
    O que os outros dizem não me interessa mas sim os orçamentos que recebo, e nem sempre ficamos felizes ao somar tudo.
    Já tem noção quanto quer gastar total?
    Tirando terreno, arquitecto e taxas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tiagomsilva
  5.  # 5

    Colocado por: zedasilva
    Tem noção de como gerir os formalismos legais após a saída do empreiteiro da estrutura?

    Ainda, vou analisar


    Com base em que números é que ele lhe disse isso?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Tiagomsilva


    talvez com a experiência que o mesmo detém, não lhe posso responder a essa questão
  6.  # 6

    Colocado por: spvaleIsso é sempre subjectico, solicite mapa de quantidades e CE prático para comparar valores e aferir o valor total da obra.
    O que os outros dizem não me interessa mas sim os orçamentos que recebo, e nem sempre ficamos felizes ao somar tudo.
    Já tem noção quanto quer gastar total?
    Tirando terreno, arquitecto e taxas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Tiagomsilva


    Gastar no total: 250K

    Fora esses extras que falou
  7.  # 7

    Colocado por: Tiagomsilva

    talvez com a experiência que o mesmo detém, não lhe posso responder a essa questão

    Por norma a gestão deste tipo de situação costuma ser sempre um pouco na esfera da ilegalidade.
    Ter consciência disso é fundamental para tentar perceber como se pode proteger
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tiagomsilva
    • snob
    • 14 junho 2024 editado

     # 8

    Colocado por: TiagomsilvaO meu arquiteto referiu que deste modo irei "poupar" cerca de 25% do custo final da moradia.


    Ai sim, tenho algumas dúvidas que seja assim tanto (estou a falar como DO que também construiu dessa forma, contudo se fosse hoje, outro galo cantaria). Lembre-se que os empreiteiros têm muitos contactos, trabalham noutra escala e têm experiência da arte, portanto conseguem preços melhores e sabem com quem podem contar.
    Nós DO, vamos um pouco à descoberta, por vezes corre bem, outras corre mal.
    Lembre-se que ninguém vai trabalhar de borla por ser seu amigo ou conhecido, se não o enganarem já é bom.
    Ahh e prepara-se para envelhecer mais "25 %" por cada ano de construção.
    Aproveite o fórum para ir pedindo ajuda e apoio, há sempre pessoal que vai dando uma mão, mas conte tb com críticas, até porque não há obras perfeitas.
    Boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tiagomsilva
  8.  # 9

    Colocado por: zedasilva
    Por norma a gestão deste tipo de situação costuma ser sempre um pouco na esfera da ilegalidade.
    Ter consciência disso é fundamental para tentar perceber como se pode proteger
    Estas pessoas agradeceram estecomentário:Tiagomsilva


    Sim eu tenho consciência disso. Acontece que, o sítio não tem muita população a volta e para lhe dizer conheço quase toda a gente a volta e duvido que alguém se dê ao trabalho de apresentar queixa
  9.  # 10

    Colocado por: Tiagomsilvaconheço quase toda a gente a volta e duvido que alguém se dê ao trabalho de apresentar queixa

    Assim sendo, acredito que consiga com essa forma de gestão, redução de valores a rondar os 25% como muito bem referiu o seu técnico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tiagomsilva
  10.  # 11

    Colocado por: snob

    Ai sim, tenho algumas dúvidas que seja assim tanto (estou a falar como DO que também construiu dessa forma, contudo se fosse hoje, outro galo cantaria). Lembre-se que os empreiteiros têm muitos contactos, trabalham noutra escala e têm experiência da arte, portanto conseguem preços melhores e sabem com quem podem contar.
    Nós DO, vamos um pouco à descoberta, por vezes corre bem, outras corre mal.
    Lembre-se que ninguém vai trabalhar de borla por ser seu amigo ou conhecido, se não o enganarem já é bom.
    Ahh e prepara-se para envelhecer mais "25 %" por cada ano de construção.
    Aproveite o fórum para ir pedindo ajuda e apoio, há sempre pessoal que vai dando uma mão, mas conte tb com críticas, até porque não há obras perfeitas.
    Boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Tiagomsilva



    Meu caro onde foi a sua construção ? A minha vai ser em Viana do Castelo. Sei que a mão de obra está muito cara mas comparado com outras cidades a mão de obra aqui é mais barata.
    Claro que o empreiteiro que futuramente irei escolher também lhe vai ser solicitado um orçamento com tudo e não apenas com a estrutura. Assim posso tentar fazer algumas contas (sei que nunca vão ser exatas) e ver se consigo poupar alguns euros. Se conseguir poupar alguns milhares de euros irei fazer apenas a estrutura. Conto também com o apoio do meu sogro para me dar uma mão (que irá ser um braço)
    Eu tenho consciência que ninguém vai trabalhar de borla. Mas como já fiz umas obritas no meu apartamento conheço pessoas de todas as artes.
    O envelhecer já tou eu preparado, é para lá que caminhamos todos meu caro.
    O fórum espero que seja uma boa ajuda.
    Cumprimentos
  11.  # 12

    Colocado por: TiagomsilvaSim eu tenho consciência disso. Acontece que, o sítio não tem muita população a volta e para lhe dizer conheço quase toda a gente a volta e duvido que alguém se dê ao trabalho de apresentar queixa

    O problema não é esse, o problema é se acontece um acidente de trabalho, e já vi que não vai fazer a comunicação prévia à ACT.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tiagomsilva
  12.  # 13

    Colocado por: zedasilva
    Assim sendo, acredito que consiga com essa forma de gestão, redução de valores a rondar os 25% como muito bem referiu o seu técnico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Tiagomsilva


    Espero que sim. Sei que vai dar muito trabalho mas como sou paciente espero ter conseguido fazer uma boa poupança no final.
    O meu único problema é que o terreno é gigante, mas pronto, sem trabalho não temos sonhos
  13.  # 14

    Colocado por: PickaxeO problema não é esse, o problema é se acontece um acidente de trabalho

    Nem é preciso um acidente, basta que haja uma inspeção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tiagomsilva
  14.  # 15

    Colocado por: Pickaxe
    O problema não é esse, o problema é se acontece um acidente de trabalho, e já vi que não vai fazer a comunicação prévia à ACT.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Tiagomsilva


    Bem, vamos lá. Relativamente a essa afirmação apenas lhe posso dizer que os acidentes acontecem, espero que não aconteça na minha obra. Mas as pessoas que irei contratar trabalham individualmente, isto quer dizer são pessoas que fazem muitos “biscates” destes e tem muita experiência.
  15.  # 16

    Colocado por: zedasilvaNem é preciso um acidente, basta que haja uma inspeção.

    Só há inspeção se fizerem a comunicação prévia ao ACT
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tiagomsilva
  16.  # 17

    Colocado por: zedasilva
    Nem é preciso um acidente, basta que haja uma inspeção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Tiagomsilva


    Para entrar num espaço fechado é preciso que sejam entidades que tenham poderes para isso. Conheço poucas. Além disso claro que se acontecer algum tipo de acidente estarei aqui para fazer tudo o que é preciso
  17.  # 18

    Colocado por: TiagomsilvaMas as pessoas que irei contratar trabalham individualmente, isto quer dizer são pessoas que fazem muitos “biscates” destes e tem muita experiência.

    A experiência não quer dizer nada, às vezes por terem experiência até facilitam mais.
    Mas já vi que isso vai ser tudo feito com pessoal sem seguros, sem incrição no IMPIC, sem medicina no trabalho, faturam apenas 10% do trabalho que fazem, etc. Isso é que leva aos 25% de poupança, não é o lucro do empreiteiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tiagomsilva
  18.  # 19

    É como se tivesse um primo pedreiro que me tivesse a ajudar a abrir uns rossos e se aleija se. O que teria de fazer ? Ajuda lo claro. Vá não quero comentários negativos ou falar aqui em coisas que poderão acontecer. Gosto de factos
  19.  # 20

    Colocado por: TiagomsilvaPara entrar num espaço fechado é preciso que sejam entidades que tenham poderes para isso.

    a ACT pode entrar em qualquer obra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tiagomsilva
 
0.0220 seg. NEW