Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: PJ2022Boa noite,

Antes de mais, desejo lhe boa sorte para a sua aventura.
    Apenas recomendo que procure junto desse empreiteiro (ou outros) orçamento de "chave na mão".
    Estou no mesmo barco de DO e posso dizer que no início, e como lido com empresas de vários setores, procurei orçamentos para construir por especialidades.
    No final de todo este trabalho, cheguei à conclusão que realmente se pode poupar algum €€€, mas essa diferença(na minha opinião) não justifica a dor de cabeça e responsabilidade na gestão que teremos no decorrer de todo o processo.
    Continuo contente com a escolha que fiz de chave na mão", pois a obra continua a bom ritmo e estou a disfrutar do momento sem me preocupar com o trolha ou eletricista que não aparece, o homem das telas que já está atrasado umas semanas, de x ou y que não me atendem o telefone, enfim...tudo aquilo que a construção por especialidades pode acarretar.
    Resumindo, pondere muito bem a sua escolha e disfrute deste momento importante que é ser DO.
    Boa sorte!
    Concordam com este comentário:Pickaxe
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Tiagomsilva

Bom dia caro @PJ2022

Antes de mais agradeço o seu comentário.

Sim, quando chegar a fase de solicitar orçamentos aos empreeiteiros vou solicitar para as duas soluções.

Obrigado por relatar a sua experiência, vou ter isso em consideração. Quantos m2 está a construir ?

Cumprimentos
  2.  # 2

Colocado por: TiagomsilvaEu por acaso gosto de meter mão à obra
    Eu também,mas tratar do meus "arranjos exteriores" tem-me arrebentado as costas, daì o comentário. Mas também são quase 10000 m2 que estiverem muitos anos sem qualquer tipo de trato. Por isso, se o Tiago gosta de por as mãos à obra, de certeza que nao serão 1700 m2 que metem medo.

Boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tiagomsilva
  3.  # 3

Colocado por: Tiagomsilva

Bom dia caro @PJ2022

Antes de mais agradeço o seu comentário.

Sim, quando chegar a fase de solicitar orçamentos aos empreeiteiros vou solicitar para as duas soluções.

Obrigado por relatar a sua experiência, vou ter isso em consideração. Quantos m2 está a construir ?

Cumprimentos

Boa tarde,

Área de construção 184.8 mt2
    Trata se de habitação térrea sem estar contemplado local de garagem, isso faço pérgula à posterior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nalotil, Tiagomsilva
  4.  # 4

Colocado por: HAL_9000Eu também,mas tratar do meus "arranjos exteriores" tem-me arrebentado as costas, daì o comentário. Mas também são quase 10000 m2 que estiverem muitos anos sem qualquer tipo de trato. Por isso, se o Tiago gosta de por as mãos à obra, de certeza que nao serão 1700 m2 que metem medo.

Boa sorte

10000m2 ? Isso é muita fruta só para uma pessoa
  5.  # 5

Colocado por: PJ2022

Boa tarde,

Área de construção 184.8 mt2
    Trata se de habitação térrea sem estar contemplado local de garagem, isso faço pérgula à posterior.

Já agora onde está a cpnstruir e qual o seu orçamento ?
  6.  # 6

1700m2 menos a casa, terraços e companhia, o resto pensado de forma a ter pouca manutenção não mete medo nenhum:)
  7.  # 7

Já agora onde está a cpnstruir e qual o seu orçamento ?

Entre P.Varzim e Famalicão.
    Custo 202.500,00€ onde contempla BC para as AQS e PRH
    Até ao momento acrescentei VMC Duplo Fluxo da Mitsubishi, onde acresce ao valor inicial 4.860,00€
  8.  # 8

Colocado por: NostradamusSe vender metade desse terreno, ainda acaba por ter uns vizinhos miseráveis e seria um arrependimento para o resto da sua vida.

Obviamente vai muito de cada pessoa também.
    Ainda bem que nem todos pensamos igual, senão, que triste seria este mundo.

Tal como lhe poderiam tocar umas jóias de vizinhos, que lhe deitem uma mãozinha na velhice ou que o oiçam quando lhe der uma paragem cardiaca. De lembrar o que seria da minha avó, viúva por 40 anos... que vida tristonha teria tido não fossem os 4 ou 5 vizinhos que sempre teve a escassos metros de casa...

Com 1700m², eu provavelmente faria uma meia dúzia de apartamentos (ou casas), em que o meu (minha) ficaria de borla... partilhava as amenidades com outras pessoas... e gastava o que não gastei na casa em lazer por esse mundo fora, na educação dos filhos, etc... Um dia vendia e ainda dava para uma casita de num lote de 200m² para a reforma... e zero dívidas ou rendas. São ideias.
    Concordam com este comentário: Tiagomsilva
  9.  # 9

Colocado por: N Miguel OliveiraCom 1700m², eu provavelmente faria uma meia dúzia de apartamentos (ou casas)

meia dúzia de casas para suíços certo? Isso dividido, faz cada lote com 300m², o que numa aldeia em Portugal vale 0.

Numa cidade até pode valer fortunas, mas actualmente ninguém tem 1700m² de terreno numa cidade, isso é uma pepita rara nos dias de hoje.

Ja para não falar que depois fico completamente condicionado com as extremas dos vizinhos e não posso fazer uma casa como eu quero num misero terreno de 300 m².

Colocado por: N Miguel OliveiraAinda bem que nem todos pensamos igual, senão, que triste seria este mundo.
  10.  # 10

Colocado por: Nostradamusmeia dúzia de casas para suíços certo? Isso dividido, faz cada lote com 300m², o que numa aldeia em Portugal vale 0.

Numa cidade até pode valer fortunas, mas actualmente ninguém tem 1700m² de terreno numa cidade, isso é uma pepita rara nos dias de hoje.

Ja para não falar que depois fico completamente condicionado com as extremas dos vizinhos e não posso fazer uma casa como eu quero num misero terreno de 300 m².

O que entende por aldeia ou cidade?
    Eu imaginava uma freguesia nos arredores duma cidade tipo Braga, Barcelos, Guimarães por exemplo, a uns 5-7kms do centro... 10min de carro, 25min de autocarro. Uma vida bastante decente. Pode ver os 300m² como sendo uma miséria. Eu não vejo isso assim, sobretudo se parte dos equipamentos são partilhados, como estacionamento e afins, onde poderia existir uma optimização do espaço.
    Encontrar terrenos com 1700m² em zonas assim não é tão dificil. A questão aqui é que o cidadão comum quando vai procurar lotes para construir mete um preço máximo nos filtros do buscador, que deixa este tipo de terrenos de fora.
    O mesmo tipo que depois compra 300m² de terreno por metade do que se tivesse comprado 1700 duma vez. Dividia aquilo em 2, e tinha 850m² pelo mesmo preço que deu por 300m².

Colocado por: Nostradamuscasas para suíços

Pois, se calhar temos muito que aprender com eles neste aspecto.
    Finos somos nós, que em 1000m² de terra, dedicamos 50% das áreas exteriores à autoestrada para levar o carro à garagem que fica atrás da casa... porque por alguma razão não a conseguimos conceber onde deveria estar, na frente, juntinho à rua e ao acesso. Depois está tudo caro. O suíço com jeito, nem garagem faz, afinal o carro passa todo o dia ao sol e chuva... passar a noite também pouca diferença lhe faz... e lá que neva bastante... mas para isso, basta um coberto ou lona. Não se endivida mais 2 ou 3 anos para dar abrigo ao automóvel.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lfmrr
  11.  # 11

Colocado por: Nostradamuse não posso fazer uma casa como eu quero num misero terreno de 300 m².

Só de imaginar a quantidade de lotes com 99-100m² que vejo nas cidades, com tal de ficarem perto de tudo. São todos uns miseráveis... e aparentemente pouco inteligentes... por pagarem por um mísero-mísero-misero lote aquilo que podiam ter pago por 1700m² de terra, mais casa, mais garagem, mais piscina, em Cascos-de-Rolha-Cite.

São opções, tão simples quanto isto.
  12.  # 12

Até ao momento acrescentei VMC Duplo Fluxo da Mitsubishi, onde acresce ao valor inicial 4.860,00€

Também sou de perto, Viana do Castelo. Qual é o seu empreiteiro ?
  13.  # 13

Colocado por: N Miguel OliveiraSão opções, tão simples quanto isto.

Custa-lhe aceitar que há pessoas que não conseguem nem querem viver em lotes minúsculos de 300m²?

Quem compra 1700m² de lote pra construir na periferia, não é o mesmo tipo de cliente que procura um lote de 300m² no centro de uma cidade.

Da-me ideia que para o Miguel todos deviam viver sob um padrão idealizado na sua cabeça.

A particularidade do suíço, é que ele vive nessas condições porque não conhece outra realidade. Não lhes faz falta mais porque nunca tiveram mais e não sabem o potencial que é terem mais.
  14.  # 14

300m2 de terreno é suficiente para uma casa e jardim na minha opinião, não é é suficiente para manter os vizinhos suficientemente longe.
  15.  # 15

Colocado por: NostradamusCusta-lhe aceitar que há pessoas que não conseguem nem querem viver em lotes minúsculos de 300m²?

Não. De todo.
    Nem tenho que aceitar ou deixar de aceitar.
    Apenas lhe passo outra perspectiva, em resposta ao que você escreveu, em que vender poderia ser um arrependimento para o resto da vida. Eu apenas digo: "depende, há quem goste disso." Até diria mais, a mesma pessoa pode gostar de coisas diferentes ao longo da vida, e não vejo mal nenhum nisso. É muito simples de entender. Não sou eu que insiste que algo é mau/miserável só porque não gosta disso.
  16.  # 16

Caros DR1982 e N Miguel Oliveira.

Todos temos gostos diferentes. Se fossemos todos iguais esse sim, seria o problema. A quem goste mais "disto" e a quem goste mais "daquilo". Como fiz o ditado gostos não se discutem.

Um abraço aos dois
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, DR1982, desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: harsousa
  17.  # 17

Boa tarde a todos e boa sorte ao user deste tópico,
    Seremos vizinhos já vi,
    Disponha se precisar de alguma ajuda durante a aventura,
    Que tudo corra bem, aproveite bem as experiência cá do fórum e as criticas construtivas e alertas que vão surgindo.
    Saber filtrar é o segredo.

Boa sorte!
    Concordam com este comentário: powerPT
  18.  # 18

Colocado por: PJ2022Entre P.Varzim e Famalicão.

Muito gostava de encontrar um empreiteiro como o seu! Mas não está nada fácil... Já tenho orçamentos cháve na mão, e o orçamento mais barato que tenho é de 260.000€+iva para uma casa com 195m2 área bruta, zona de Espinho/Santa maria da feira.

Adorava poder contratar chave na mão, mas não tenho carteira para isso.

Boa sorte para vocês!
  19.  # 19

Colocado por: JPMN_17Boa tarde a todos e boa sorte ao user deste tópico,
    Seremos vizinhos já vi,
    Disponha se precisar de alguma ajuda durante a aventura,
    Que tudo corra bem, aproveite bem as experiência cá do fórum e as criticas construtivas e alertas que vão surgindo.
    Saber filtrar é o segredo.

Boa sorte!
    Concordam com este comentário:powerPT

Boa tarde meu caro,

De onde é ?

um abraço
  20.  # 20

Boa tarde meu caro,

De onde é ?

um abraço