Iniciar sessão ou registar-se
    • rflora
    • 14 junho 2024 editado

# 1

Boa tarde a todos!
    Procurei por todo o fórum e não encontrei nenhuma discussão recente sobre o tema, espero que não seja um post redundante.

Estou no processo de dizer adeus à minha botija de gás de 35 euros e mudar para um sistema de aquecimento de água por termoacumulador. Gás natural não é opção, o prédio não tem, nem terá. Vivo num apartamento recentemente remodelado mas antigo pelo que as divisões não me permitem espaço para bomba de calor, nem termossifão no prédio. Pelas dimensões estou limitado a termoacumuladores "slim" que consigo meter na despensa.

Quanto à capacidade, somos duas pessoas, poupadas, mas olhando para o futuro (filhos) ou potencial aluguer da casa, estou inclinado para 80L, apesar de saber que os dois ficaríamos bem com 50L.

Procurei por todo o lado e pela características parece que o mercado afunila para 3 modelos:

- ARISTON VELIS TECH DRY 80LT
    - ARISTON VELIS PRO 80LT
    - ARISTON FLECK DUO 7 80L

Todos tem depósito duplo. Wifi só o Fleck não tem. O Velis PRO tem depósito em titânio, os outros não. Pack segurança ABS só o PRO não tem.
    Os preços rondam todos o mesmo (entre 450 e 500). Estão caríssimos comparando com 2 anos atrás.

Existem outras diferenças que tenho de ter em conta? O pack de segurança ou o titânio são assim tão importantes que possam definir um ou outro para melhor? Se calhar isto vai tudo dar ao mesmo mas gostava de saber o que utilizadores experientes possam dizer.

Obrigado a todos!
  1.  # 2

Colocado por: rfloraOs preços rondam todos o mesmo (entre 450 e 500)

Às vezes o Leroy faz promoções.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rflora
  2.  # 3

Peço imensa desculpa utilizar o seu post. Mas como se calhar se informou melhor que eu pode ser que me dê uma ajuda. Ontem dei com o meu termoacumulador furado. Enfim não sabia que isto tinha manutenção.
    Estava inclinado para um da teka ewh 80lt no leroy aconselharam me para o htw anodo eletrico que é sem manutenção.
    Será melhor upgrade? Pretendia algo até os 250e no máximo a não ser que justifique muito.a altura não pode ultrapassar os 90cm.
    Fiquei muito confuso com os materiais que existem sem saber qual o melhor
  3.  # 4

Para aumentar o tempo de vida do equipamento, trocar o ânodo e colocar um vaso de expansão (
    https://dimensionatori.caleffi.com/expansion_vessel_sizer?country=pt&language=pt ).

Além do material da cuba e seu revestimento, uma manutenção regular prolonga a durabilidade ( e os de cobre tb furam apesar do mito de serem eternos ).
    A característica de dispersão térmica e consumo eléctrico têm a sua importância na escolha. Há como em tudo, muito marketing no meio.
  4.  # 5

Mas por exemplo o htw é anodo eletrónico. Não requer manutenção. Tem a mesma função que o outro?
    Ou mais vale o anodo de magnésio e ir trocando?
  5.  # 6

Colocado por: rfloraOs preços rondam todos o mesmo (entre 450 e 500).

Pesquise no kuantokusta, consegue preços bem melhores.
  6.  # 7

Tudo um pouco igual
  7.  # 8

Boas,

Adquiri recentemente um VELIS Tech Dry 80L e apesar de só ter ainda testado há algo que não entendo muito bem e gostaria de saber se alguém, que já tenha um, me pode esclarecer a dúvida.

Defino no equipamento, através das setas uma temperatura de 42, por exemplo, no entanto com o passar do tempo, a temperatura da água no interior vai aumentado, creio que vi chegar aos 65ºC. (Enquanto aquece vai alternando as letras “ab”, que nem sei o que significa, e a temperatura, que vai aumentando lentamente no visor).

Se abro a torneira quente, e ele marca 65ºC, a água sai muito quente, provavelmente nos 65ºC, apesar de eu ter definido 42ºC. Não deveria o aparelho regular a temperatura interior para o que defini?

Sinceramente há algo que me está a escapar, certamente.

Pensei que estes termos inteligentes não necessitassem de válvula termo-estática à saída, mas assim estou a ver que tenho que considerar uma, sobretudo por causa dos miúdos.

Poderá ser algum defeito? No entanto em momento algum ele acusa qualquer erro no visor.

Obrigado.
  8.  # 9

Colocado por: glpsaceEnquanto aquece vai alternando as letras “ab”, que nem sei o que significa, e a temperatura, que vai aumentando lentamente no visor).

Se ler o manual já fica a saber.
    Despende uma hora de tempo a ler o manual, é um ótimo investimento.
    Concordam com este comentário: bettencourt
  9.  # 10

Colocado por: nielsky
    Se ler o manual já fica a saber.
    Despende uma hora de tempo a ler o manual, é um ótimo investimento.
    Concordam com este comentário:bettencourt

Se tiver conhecimento de algum manual, ou acesso ao mesmo, agradeço então que possa partilhar. Isto porque o que é fornecido com o termoacumulador, pela Ariston, resume-se a uma "nota" cuja primeira parte é reservada ao instalador e a segunda ao utilizador.

Se ler a mesma, irá entender que em momento algum as minhas dúvidas são esclarecidas / respondidas a não ser que me tenha escapado algo. Refere que os modelos com menor capacidade até aos 80L, vêm programadas para uma temperatura de 70ºC enquanto que o de 100L para 60ºC. Refere que com as teclas para cima e para baixo o utilizador pode definir a temperatura num intervalo entre os 40ºC e os 80ºC. O que obviamente fiz, para valores na casa dos 40ºC. O que não impede o termo de continuar a aquecer a água, por exemplo até aos 65ºC (como já referi só fiz uns testes durante umas horas, nada mais).

Para além disso tentei encontrar o que significa a nomenclatura "ab", algo que não é referido na meia dúzia de parágrafos da Nota/brochura explicativa fornecida pela marca.

Talvez alguma informação esteja reservada na aplicação que gere o sistema a partir da ligação wi-fi, tal como a possibilidade de programar um "bi-horário" exclusivo da aplicação, conforme referido na nota. No entanto como ainda não tenho wi-fi na casa em questão, ainda não efetuei essa ligação ao equipamento.

Mas, por uma questão de educação, obrigado pelo comentário elucidativo de algo que certamente nunca me teria passado pela cabeça.

Cumprimentos.
  10.  # 11

Ola Bom dia,

Tenho o mesmo termoacumulador na versão mais antiga (> 4 anos) e de 100 Litros.

A subida de temperatura a que se refere, deve se ao tratamento "automático" anti-legionela.

Note que apesar de definir a sua temperatura ideal em 40 graus, o sistema realiza este tratamento (a cerca de cada 30 dias) a 65 graus, que e a temperatura que limpa potenciais baterias da legionela.

O código "Ab" significa que o tratamento/programa esta em curso

E também confirmo que o "Manual de Instruções" fornecido com o equipamento e muito pobre.

Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IAR
  11.  # 12

Colocado por: glpsaceDefino no equipamento, através das setas uma temperatura de 42, por exemplo, no entanto com o passar do tempo, a temperatura da água no interior vai aumentado, creio que vi chegar aos 65ºC. (Enquanto aquece vai alternando as letras “ab”, que nem sei o que significa, e a temperatura, que vai aumentando lentamente no visor).

O aparelho deve fazer periodicamente um ciclo anti legionella em que eleva a temperatura para matar a bicheza. O "ab" deve significar antibacteriano.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IAR

0.0184 seg. NEW