Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde
    No meu predio existem 5 entradas, cada uma com o seu elevador, sendo que duas entradas apenas têm 3 pisos (3 Habitaçoes) e as restantes 6 pisos, que tem dois elevadores ( 19 habitaçoes ) . Acontecem que após contrato de manutenção, orcamentam a cada entrada o mesmo custo por elevador, dividindo esse valor apenas pelas frações de cada bloco . Isto é correto ? O custo de manutenção não deveria ser diferente para um elevador que serve 19 frações e tem de percorrer 6 pisos , de que um outro que tem apenas 3 pisos e 3 frações ?

    Obrigado
  2.  # 2

    Se todos podem usar os elevadores, todos pagam igual.
    Pior ainda é quem mora no R/c, ter apenas arrecadação no sótão que vai lá 3 ou 4 vezes por ano e pagar igual a quem usa todos os dias, várias vezes por dia.
    • size
    • 14 junho 2024 editado

     # 3

    .
    • size
    • 14 junho 2024

     # 4

    Colocado por: size

    Claro, que é correcto.
    Com que justificação é que a empresa de manutenção tinha que praticar um preço inferior por cada um dos elevadores que apenas serve 3 pisos , supondo que as máquinas sejam iguais ?
    O serviço pela manutenção e responsabilidade não terá muito a ver com o percurso dos elevadores.
    O constrangimento reside apenas na distribuição dos custos de cada elevador por menor numero de condóminos, aqueles que usufruem desse equipamento.
  3.  # 5

    Presumo que o condomínio tem um único contrato para a manutenção simples de todos os elevadores e daí dividirem a fatura por 5. Na realidade este contrato abrange a mão de obra e a deslocação, que são independentes do nº de pisos de cada elevador.

    Mas se o contrato incluir, como há alguns casos, as peças de substituição, a lógica alterar-se-á pois o desgaste das peças será menor para os elevadores nos edifícios com menos pisos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joconceicao
  4.  # 6

    A diferença dos custos de manutenção é muito pequena. A maior diferença é no consumo de energia mas se calhar é difícil separar os custos.
  5.  # 7

    Colocado por: size
  6.  # 8

    Colocado por: size
  7.  # 9

    Apenas e só porque a manutenção sendo completa , terá certamente pelos cusots de mão de obra e desgaste de peças
  8.  # 10

    Apenas e só porque a manutenção sendo completa , terá certamente menos custos de mão de obra e desgaste de peças
    • size
    • 15 junho 2024

     # 11

    Procurem um acordo com a Empresa de manutenção na possível diferenciação de facturação para cada um dos grupos de elevadores, relativamente às peças, caso seja relevante.
  9.  # 12

    Se tem entradas distintas, os softwares de gestão de condomínio há muito que já prevêem essa situação.
    A mensalidade à empresa de manutenção dos elevadores é calculada de acordo com o numero de elevadores e normalmente é um custo unitário, independente do numero de andares.
    Quando há uma avaria/reparação, no orçamento e na fatura são identificados a qual instalação se refere inclusive o número do equipamento (Pelo menos na schindler é assim).

    A legislação diz que cada condómino participa nas despesas de que possa fazer uso.

    Portanto, a empresa está a cumprir corretamente baseado na informação exposta.
  10.  # 13

    No caso de ser um contrato de manutenção completo, a empresa de gestão que solicite a discriminação daensalidade por entradas.
 
0.0159 seg. NEW