Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    Comprei uma casa há 4 anos no litoral norte do país que tem fachadas exteriores em tijolo burro. Apesar de não ter problemas de humidade no interior (à parte de algumas infiltrações junto às janelas), durante o inverno as roupas ficam cheias de bolor com alguma facilidade, mesmo tentando ventilar sempre que possível.

    Interrogo-me se a betumação das juntas e impermeabilização iria ajudar neste aspeto.. será que alguém consegue esclarecer, por favor?
    Junto algumas fotos que demonstram o estado da fachada.
      IMG-20240614-WA0010.jpg
      IMG-20240614-WA0009.jpg
      IMG-20240614-WA0008.jpg
  2.  # 2

    Qual a orientação solar?
  3.  # 3

    Colocado por: yougoInterrogo-me se a betumação das juntas e impermeabilização iria ajudar neste aspeto..

    Provavelmente não!
    Se reparar tem aí umas zonas das juntas que estão abertas que julgo ser para ventilação e drenagem de condensados.
    Isso associado a outros "pormaiores" certamente que está a condicionar o isolamento térmico dessas fachadas e a gerar pontes térmicas significativas.
    As pontes térmicas e provavelmente a falta de estanquicidade da casa deve estar provocar niveis de HR ambiente acima do aceitavel
    Estas pessoas agradeceram este comentário: yougo
  4.  # 4

    Colocado por: PalhavaQual a orientação solar?

    As fachadas que aparentam estar mais desgastadas estão viradas a SE e SO
  5.  # 5

    Wow.
    Lá se vai a minha teoria de que as paredes viradas a Norte são as mais atreitas a bolores.
  6.  # 6

    Uma casa com esse material, normalmente é feita por arquitectos não?
    Há mais iguais na vizinhança ou a sua é a única?
    Podia trocar impressões com os vizinhos...
  7.  # 7

    Colocado por: PalhavaUma casa com esse material, normalmente é feita por arquitectos não?


    Não, costumam ser trolhas mesmo, ladrilhadores, assentadores de tijolo no fundo. Os Arquitectos não costumam fazer disso. A praia deles é mais "desenho" mesmo.
  8.  # 8

    Essa parede tem uma caixa de ar.
    Pode não estar a ventilar correctamente... e causar condensações e infiltrações. Só vendo abrindo, testando. Pelas fotografias que mostrou será complicado averiguar alguma coisa... Apenas vemos as aberturas de ventilação da caixa de ar.

    Como é essa parede no topo e na base?! Encontro com varandas, janelas, etc.?
    Que espessura tem nas ombreiras das portas/janelas?
  9.  # 9

    Colocado por: PalhavaUma casa com esse material, normalmente é feita por arquitectos não?


    Projectada com rigor por quem percebe de desenho e estruturas de engenharia.

    Normalmente são casas com "licença de habitação" emitida pela câmara municipal.

    Que respeitaram critérios de "boa construção".
  10.  # 10

    Colocado por: PalhavaProjectada com rigor por quem percebe de desenho e estruturas de engenharia.
    Normalmente são casas com "licença de habitação" emitida pela câmara municipal.
    Que respeitaram critérios de "boa construção"

    Pode ser bem desenhada e calculada mas se em obra apanha um artista do "eu sempre fiz assim e nunca deu problemas", lá se vai o trabalho de calcular por agua abaixo.
    Concordam com este comentário: Palhava
  11.  # 11

    Colocado por: Palhava

    Projectada com rigor por quem percebe de desenho e estruturas de engenharia.

    Normalmente são casas com "licença de habitação" emitida pela câmara municipal.

    Que respeitaram critérios de "boa construção".

    Para que serve a fiscalização da obra?
  12.  # 12

    Colocado por: PalhavaWow.
    Lá se vai a minha teoria de que as paredes viradas a Norte são as mais atreitas a bolores.

    Neste caso são as que são mais fustigadas pela chuva no inverno..
  13.  # 13

    Colocado por: N Miguel OliveiraEssa parede tem uma caixa de ar.
    Pode não estar a ventilar correctamente... e causar condensações e infiltrações. Só vendo abrindo, testando. Pelas fotografias que mostrou será complicado averiguar alguma coisa... Apenas vemos as aberturas de ventilação da caixa de ar.

    Como é essa parede no topo e na base?! Encontro com varandas, janelas, etc.?
    Que espessura tem nas ombreiras das portas/janelas?

    Sim, tem uma caixa de ar com placas de esferovite, penso eu. Condensações e infiltrações para a caixa de ar tem de certeza, já deu para perceber. Daí a minha questão se a betumação podia ajudar a reduzir os níveis de humidade no interior.
    A casa tem cobertura que foi trocada há muito pouco tempo, no topo das paredes tem chapa de zinco. Não tem varandas. Nas janelas penso que não tem nada de especial, elas vão de encontro ao tijolo burro, mas penso que deixaram massa também na caixa de ar para colocarem as soleiras das janelas, e talvez por causa disso as infiltrações que apareceram no interior nessa zona..

    Se o isolamento da parede exterior não ajuda a reduzir a humidade interior, o que sugerem?
  14.  # 14

    Tem de ventilar essa parede e diminuir a humidade dentro de casa com um desumidificador
    Estas pessoas agradeceram este comentário: yougo
  15.  # 15

    Instalar uma vmc
 
0.0181 seg. NEW