Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Vou ter de remodelar uma cozinha, mas devido aos preços das bancadas de cozinha estou a ponderar fazer uma bancada em cimento.

    Já alguém aqui fez alguma? Que tipo de cimento é aconselhado para fazer uma bancada destas?

    Obrigado.
  2.  # 2

    Se o problema é o preço, porque não considera uma bancada em madeira / laminado?

    Numa bancada em cimento, mesmo que utilize o material mais apropriado para isso, existe o risco de correr mal, com fissuras, porosidade, arestas partidas ou outras patologias. Possivelmente manchará muito porque o cimento é uma esponja (se não for devidamente selado)... E é simplesmente feio. Gostos não se discutem, mas onde já vi esse tipo de trabalho foi em casas rurais antigas, por extrema necessidade e não por opção. Nessa altura não existia a tendência de look industrial, que agora é utilizado muitas vezes de forma errada.
  3.  # 3

    Não gostamos do aspecto da madeira. Quanto à beleza concordo que gostos não se discutem.

    No caso do cimento terá de ser revestido/selado, e mantido anualmente segundo tenho lido. Na pior das hipóteses faz-se outro, repete-se. No caso de uma bancada de madeira teremos de comprar outra nova.

    A questão é que tipo de cimento se deverá utilizar, dentro dos existentes no nosso mercado, para esta finalidade? Deve haver alguma variedade mais adequada!
  4.  # 4

    Uma pedra mármore ou granito não é assim tão cara.
    A bancada em cimento só fica mais barata se for você a faze-la, mas vai ficar uma cagada.
  5.  # 5

    Certo, quero fazer uma cagada :D vou fazer várias para experimentar e caso tenha ficado alguma coisa minimamente decente logo se vê.

    Gostámos do aspecto do cimento!

    Qual é o cimento mais adequado para isto?
  6.  # 6

  7.  # 7

    Colocado por: CMartinElectro, veja se este tópico ajuda
    https://forumdacasa.com/discussion/97358/bancadas-de-argamassa-sera-isto-podem-ajudar-por-favor/#Comment_2160723


    É uma ideia interessante, acho giro para uma casa rústica. Obrigado pela sugestão!

    No nosso caso queriamos um look moderno/industrial para a bancada.
  8.  # 8

    Penso que pode dar o acabamento que quiser.

    Colocado por: OliveiroS/NAssim à primeria vista parece ser tadelakt, um tipo de "reboco" marroquino à base de cal, por si já impermeável e antibacteriano:

    https://www.youtube.com/watch?v=sYM3WAWkZUw.

    É super interessante e permite acabamentos fascinantes. No entanto, é um processo moroso e assim relativamente caro.
  9.  # 9

    A cor é dada pelo pigmento de cor.
    Ou seja trabalha o material e escolhe a cor (o pigmento (e a quantidade de cor)) de forma o obter o tal look industrial que pretende.
  10.  # 10

    Colocado por: Electro-DomesticoNo caso do cimento terá de ser revestido/selado, e mantido anualmente segundo tenho lido. Na pior das hipóteses faz-se outro, repete-se. No caso de uma bancada de madeira teremos de comprar outra nova.


    Mas se a ideia é poupar, acho que esta solução fica, no long prazo mais caro. Tenho um bancada de granito e está como nova 20 anos depois, com manutenção zero
  11.  # 11

    Mas se a ideia é poupar, acho que esta solução fica, no long prazo mais caro. Tenho um bancada de granito e está como nova 20 anos depois, com manutenção zero


    Boas,

    A ideia é poupar no curto prazo.

    Se a longo prazo tivermos mais dinheiro, e acabarmos por não gostar de uma bancada em cimento, então talvez coloquemos uma bancada em pedra.

    Alguém me consegue dizer que tipo de cimento será mais adequado para fazer uma bancada de cozinha?
  12.  # 12

  13.  # 13

    Bom dia frigorífico (Quer dizer, Electro-Domestico),

    Uma ideia que pode ou não ser útil, seria fazer a bancada em cimento (ou até madeira) e depois revestir com azulejos ou pastilha, como este exemplo aqui:

    https://selbermachen.de/wohnen/moebel/mit-mosaikfliesen-werden-kuechen-endlich-bunt

    Aqui seria importante encontrar um material para as juntas que não seja toxico e que seja um bom selante.

    A bancada só em cimento é capaz de ser pouco higiénica e talvez seja prejudicial se os alimentos entrarem em contacto com o cimento…

    Bom fim de semana para todos.
      IMG_2603.jpeg
  14.  # 14

    A bancada só em cimento é capaz de ser pouco higiénica e talvez seja prejudicial se os alimentos entrarem em contacto com o cimento…


    O cimento teria sempre algum tipo de revestimento para poder ter contacto com os alimentos, ainda ando a ver o que se deve usar.

    Um revestimento em azulejos/pastilha também é uma sugestão interessante, obrigado.

    A minha questão actual prende-se mais com o tipo de cimento a usar para fazer a bancada. Será que qualquer um serve? Há tantos cimentos diferentes que deve haver um melhor para esta situação.
  15.  # 15

    Mas o "cimento" não vai para sítio sozinho, se nunca fez esse tipo de trabalho, provavelmente vai ficar uma borrada.

    A carlota74, já mostrou uma opção barata e que não dará problemas.
  16.  # 16

    Colocado por: VarejoteMas o "cimento" não vai para sítio sozinho, se nunca fez esse tipo de trabalho, provavelmente vai ficar uma borrada.

    A carlota74, já mostrou uma opção barata e que não dará problemas.


    Note-se que agradeço as sugestões.

    Tenho a certeza que vai ficar uma "borrada", mas quero experimentar com cimento. Já tenho uma pedra atual que posso reutilizar, se for necessário, e não vou comprar nada de novo.
  17.  # 17

    Eu acho que se tiver alguma habilidade é capaz de fazer isso sem grandes problemas.

    Deve é planear antes de começar a trabalhar e fazer as coisas com calma e sensatez.

    Se explicar aqui um pouco melhor os detalhes do projeto, talvez obtenha mais alguma ajuda.

    Importante seria saber, por exemplo, que estrutura vai suportar a bancada?
    -Vai construí-la sobre os armários?
    -Vai construir algum tipo de apoio em tijolo, betão, metal, para suportar a bancada?

    Deve ter em consideração que uma bancada em cimento terá provavelmente um peso bastante superior a outro tipo de material e convém que o suporte seja capaz de suportar o peso para evitar deformações no futuro.

    Acho que a questão do cimento mais apropriado é no fundo a menos relevante.

    Talvez um cimento com inertes comummente usado noutros trabalhos, pode perfeitamente ser usado para o seu propósito, afinal vai ter que revesti-lo ou selá-lo de alguma forma.

    Talvez mais importante que o tipo de cimento seja calcular as dimensões da bancada, neste caso a espessura da bancada para evitar fendas e deformações.

    Também seria necessário considerar o uso de algum tipo de armadura metálica adequado, para evitar os danos que referi antes.

    Talvez aqui alguém que seja entendido em estruturas lhe possa dar umas dicas em relação à espessura e armadura mais convenientes para o seu projeto.

    Eu atrevo-me a dar um palpite de uns 4 centímetros de espessura com uma rede eletro-soldada de malha fina com um diâmetro dos fios de uns 2 ou 3 milímetros embebida na argamassa.

    Claro que isto depende da construção que vai suportar a bancada. Se só apoiar a bancada em alguns pontos requer uma espessura e armadura diferente daquelas que seriam necessárias se a bancada fosse construída sobre uma base plana e resistente em toda a sua área.

    Resumindo, acho que um bom plano antes de iniciar o projeto é mais decisivo para o sucesso da empreitada do que propriamente o tipo de cimento a usar.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  18.  # 18

    Colocado por: Electro-Domestico
    A minha questão actual prende-se mais com o tipo de cimento
    apenas uma sugestão de um DIY. Argamassa estrutural, cimento CEM II/B-L 32,5 N, com acabamento em cimento afagado à colher e depois um selante.

    Contudo há que ter kit de unhas para afagar o cimento.

    Boa sorte.
  19.  # 19

    Vai ser necessário o kit de alicaçção mais o selante que agora são bastantes caros
 
0.0208 seg. NEW