Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite!

    Estou a recuperar uma casa antiga, boa estruturalmente, mas tem um detalhe fundamental que me está a incomodar muito: As tomadas não têm terra.

    Acrescento ainda que o quadro elétrico tem dois cortes gerais, um com botão "TEST" e outro normal que desliga também o contador.

    Reconheço a minha ignorância no assunto, mas pelo que eu sei, este corte com "TEST" é um interruptor diferencial, o que previne choques elétricos a pessoas porém não previne danos a equipamentos no caso de sobrecargas. Corrijam-me se estiver errado.

    Se realmente houver risco de danos a equipamentos ou a pessoas, o que posso fazer para resolver isto?

    Será a solução contratar um eletricista certificado para instalar um eletrodo de terra, ligá-lo ao quadro, e depois ligar esse fio terra a todas as tomadas da casa? (a casa é R/S + 1º andar)

    Já ouvi dizer que há shellys, que se ligam atrás de cada tomada individual, que podem resolver este problema, mas não percebo bem como. Só conheço os shellys que servem de interruptor por wi-fi.

    Agradeço todo e qualquer feedback sobre isto, obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: coelho__fque posso fazer para resolver isto?

    Tem de arranjar um electricista para analisar a infraestrutura existente e remodelar de acordo com as normas técnicas em vigor. Noi fundo será substituir isso tudo.
    Esqueça os shelly( muito menos para resolver problemas de falta de terra - efetivamente, dá para perceber que não tem noções em electricidade)!
    concentre-se na segurança das instalações.
 
0.0082 seg. NEW