Iniciar sessão ou registar-se
    • xyodax
    • 15 junho 2024 editado

     # 1

    Bom dia pessoal,

    Peço-vos ajuda pois pretendo ter acesso à internet por cabo em várias divisões num apartamento. Quando me mudei vi que os cabos estavam passados por fora e percebi logo que não seria um bom sinal.

    Quando a NOS veio fazer a instalação pedi que o fizessem pela parede mas o técnico tentou e não conseguiu, disse que havia algo a bloquear a passagem... Eu próprio já tentei com umas guias e não consegui mas confesso que não sou “perito” nestas coisas.
    Pretendo ter acesso por cabo na sala e nos quatro quartos, sendo que a instalação da internet está no hall de entrada, tendo mais ou menos esta configuração:

    planta

    A ideia é a seguinte:

    - Sala: ter cabo de TV e cabo de internet.
    - Quarto 1: cabo de internet.
    - Quarto 2: cabo de internet.
    - Escritório 1: cabo de internet.
    - Escritório 2: cabo de internet.

    Quais são as minhas opções? Já pesquisei um pouco e vi que ou se parte parede ou se colocam os cabos pelo chão? Naturalmente não quero nem partir parede nem mexer no chão, chão seria uma possibilidade se o fosse trocar mas não é o caso.

    Devo falar com um eletricista ou com alguma empresa de instalação de redes? Confesso que desta última não encontro nada que faça trabalhos residenciais, só mesmo instalações para empresas.

    Pelo que percebo seria também necessário ter um Switch no Hall à saída dos cabos para depois fazer a ligação ao router da operadora certo? E que tipo de cabo deve ser passado, já vi em alguns tópicos por aqui que existem grandes diferenças, o que recomendam?


    Desde já agradecido pela vossa atenção, cumprimentos!
  1.  # 2

    Precisa mesmo de net por cabo? por WI-fi não é suficicente?
  2.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasPrecisa mesmo de net por cabo? por WI-fi não é suficicente?


    Sim, tanto através de Wi-Fi como através de Powerlines a Internet tem muitas falhas ou pouca velocidade... Com Powerline varia entre 150 a 250 mb, tenho 1gb contratado, Wi-Fi falha demasiado daí estar a procurar esta solução para garantir uma velocidade elevada, constante e sem quebras.
  3.  # 4

    Antes de mais tem de saber a arquitetura da tubagem existente, se é sistema RITA(em cascata) ou não, tubos 16mm, 20mm.

    Pode ser mais simples ou não passar cabos.
    • xyodax
    • 15 junho 2024 editado

     # 5

    Colocado por: VarejoteAntes de mais tem de saber a arquitetura da tubagem existente, se é sistema RITA(em cascata) ou não, tubos 16mm, 20mm.

    Pode ser mais simples ou não passar cabos.


    Alguma maneira de saber essa informação através dos documentos da casa? Planta e afins?

    Edit: Será isto?

  4.  # 6

    Boas.

    No meu apartamento, apesar de ser de 2003, os eletricistas deixaram um tubo de reserva a ligar as caixas para a televisão a uma caixa de derivação central no hall.

    Aproveitei e coloquei cabo UTP a ligar as caixas da sala e do escritório. O router está no hall e tenho rede nos dois locais.

    Coloquei uma tomada da Efapel com RJ45 e coaxial na mesma cauxa de derivação.

    Veja se tem a mesma situação no seu apartamento.
  5.  # 7

    Colocado por: xyodax

    Alguma maneira de saber essa informação através dos documentos da casa? Planta e afins?

    Edit: Será isto?

    Qual é o ano de construção?
  6.  # 8

    Colocado por: harsousaBoas.

    No meu apartamento, apesar de ser de 2003, os eletricistas deixaram um tubo de reserva a ligar as caixas para a televisão a uma caixa de derivação central no hall.

    Aproveitei e coloquei cabo UTP a ligar as caixas da sala e do escritório. O router está no hall e tenho rede nos dois locais.

    Coloquei uma tomada da Efapel com RJ45 e coaxial na mesma cauxa de derivação.

    Veja se tem a mesma situação no seu apartamento.


    Creio que não tenho nada desse género do que andei a ver não encontrei nenhum tubo "vago".
  7.  # 9

    Colocado por: harsousaBoas.

    No meu apartamento, apesar de ser de 2003, os eletricistas deixaram um tubo de reserva a ligar as caixas para a televisão a uma caixa de derivação central no hall.

    Aproveitei e coloquei cabo UTP a ligar as caixas da sala e do escritório. O router está no hall e tenho rede nos dois locais.

    Coloquei uma tomada da Efapel com RJ45 e coaxial na mesma cauxa de derivação.

    Veja se tem a mesma situação no seu apartamento.


    Creio que não tenho nada desse género do que andei a ver não encontrei nenhum tubo "vago".

    Colocado por: VarejoteQual é o ano de construção?


    Oficialmente 2005 mas sei que a construção iniciou em 2002 e esteve parada uns tempos, foi concluída em 2005.
  8.  # 10

    Colocado por: xyodax

    Creio que não tenho nada desse género do que andei a ver não encontrei nenhum tubo "vago".



    Oficialmente 2005 mas sei que a construção iniciou em 2002 e esteve parada uns tempos, foi concluída em 2005.


    2002 será certamente RITA, Tem um tubo 16mm, a repicar tomadas de telefone(cascata), confirmar se as tomadas de TV, também estão em cascata(de umas para as outras).
  9.  # 11

    Instale um sistema mesh e não se preocupe com cablagem.
  10.  # 12

    Colocado por: Varejote

    2002 será certamente RITA, Tem um tubo 16mm, a repicar tomadas de telefone(cascata), confirmar se as tomadas de TV, também estão em cascata(de umas para as outras).


    Encontrei do telefone e da TV:





    É isto?
  11.  # 13

    Colocado por: Pedro BarradasInstale um sistema mesh e não se preocupe com cablagem.


    Pedro
    Numa construção nova, sem pensar em questões orçamentais, qual a melhor opção para ter internet em toda a casa?
    O sistema Mesh é o melhor? E onde “esconder” os equipamentos?
  12.  # 14

    Numa construção nova é obrigatório ter ITED, depois adapta o projeto às necessidades do DO, cumprindo o manual ITED.

    É criar uma rede com uns AP's HPE ARUBA e não uns DECO da Tp-Link baratos, que costumam aconselhar por aqui.
  13.  # 15

    Colocado por: xyodax

    Encontrei do telefone e da TV:





    É isto?


    Isso é da rede coaxial, também deve ter da rede de telefone RITA.

    De qualquer pela rede coaxial já deve dar para enfiar uns cabos.
  14.  # 16

    Colocado por: Varejote

    Isso é da rede coaxial, também deve ter da rede de telefone RITA.

    De qualquer pela rede coaxial já deve dar para enfiar uns cabos.


    isto é o que está na folha das instalações telefónicas:



    Com este sistema se contratar um eletricista consegue fazer o trabalho? Tem ideia de tempo e quanto pode custar? A nível de cabo escolhido, devo ter algo em atenção?
  15.  # 17

    Na rede de telefone, tem 1 tubo de 16mm, para a casa toda(cascata).

    A rede coaxial como tem 3 derivações da caixa de entrada, em princípio será mais fácil passar cablagem.

    Cabo UTP cat6 Teka Cobre, chega e sobra.
  16.  # 18

    Tem ideia de quanto pode custar fazer uma instalação deste tipo? Vou começar a pedir orçamentos na próxima semana e gostava de já ter uma ideia para ver se não me tentam passar a perna.

    E obrigado por toda a ajuda até agora!
  17.  # 19

    Colocado por: xyodaxTem ideia de quanto pode custar fazer uma instalação deste tipo? Vou começar a pedir orçamentos na próxima semana e gostava de já ter uma ideia para ver se não me tentam passar a perna.

    E obrigado por toda a ajuda até agora!


    O melhor é pedir alguns orçamentos reais, ou seja, que vão ao local ver as condições.

    Outra hipótese que pode ficar mais em conta é arranjar alguém que trabalhe para as operadoras, não sei se vai colocar algum serviço fibra, pede o contato a eles.

    Costumam fazer esse tipo de trabalhos no biscate.
  18.  # 20

    Você com o MESH ou um extensor de sinal WI-Fi, com menos de 200€ faz a festa, sem cabos...

    Meter cabos aí (se for possivel passar), cravar fichas, mudar aparelhagem, mais aquisição do switch, etc... Dúvido que com 600€ consiga alguém para fazer o serviço...


    PS: trabalho remoto, video chamadas e filmes em streaming em HD, somente com o WI-FI do router. Não posso é utilizar a rede 5Ghz, tenho de usar a de 2.4Ghz, pois, apesar de maior velocidade, o alcance é muito limitado.
 
0.0267 seg. NEW