Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: PalhavaA Europa está a ficar demasiado cheia.
    As tensões sociais vão surgir.
    Não há respostas capazes perante tal fenómeno.
    É preciso uma intervenção política consciente.

Vão começar a aparecer fenómenos que não eram comuns na nossa pátria até agora de brandos costumes.

Lamento ter que ter esta conversa.
    Mas é a realidade.

Está a ficar demasiado cheia por quem não respeita os costumes, credos e religiões dos autóctones. Não fora isso não existiam metade dos problemas que existem.
    Concordam com este comentário: fadadolar, jorgemlflorencio
  2.  # 22

Colocado por: PalhavaNão há espaço para a solidariedade 💔.

E muito dificil haver solidariedade quando as pessoas veem as condicoes de vida a diminuir em vez de aumentar.
    E muito facil ser solidario quando a 'solidariedade' e distribuir uma nota de 20 de uma pilha de 5 mil notas de 20.
    Dificil e ser solidario quando nos pedem para dar uma nota de 20 das duas que temos.
  3.  # 23

Colocado por: taunuscostumes, credos e religiões dos autóctones

Nem é isso.

Nós como povo. Portugueses, sempre fomos muito tolerantes historicamente.

Nuca houve desde a fundação da Nacionalidade ameaças por parte de minorias contra NÓS portugueses apenas baseadas na ideologia religiosa!

Isso é uma invenção que querem incutir no POVO que não tem muito cultura.
  4.  # 24

Colocado por: PalhavaNuca houve desde a fundação da Nacionalidade ameaças por parte de minorias contra NÓS portugueses apenas baseadas na ideologia religiosa!

Até porque o que se vê mais aos Domingos, é portugueses a ir à missa :)
  5.  # 25

Colocado por: Palhava

Nem é isso.

Nós como povo. Portugueses, sempre fomos muito tolerantes historicamente.

Nuca houve desde a fundação da Nacionalidade ameaças por parte de minorias contra NÓS portugueses apenas baseadas na ideologia religiosa!

Isso é uma invenção que querem incutir no POVO que não tem muito cultura.

Mantenho o que disse "costumes, credos e religiões"... só um desses substantivos se refere à questão religiosa
  6.  # 26

O ditado é velho
    á terra que fores ter, faz como vires fazer.
    Sou imigrante na suissa e não tenho problemas porque cumpro e respeito as leis e costumes locais.
    Em portugal tem de ser igual, as ideias de integração tem de partir de quem chega, não é de quem cá está que tem de os integrar, pode parecer xenófobo mas para uma boa saúde da nação é assim que tem de ser.
    Concordam com este comentário: fadadolar, Pereira_89, Contratempo
  7.  # 27

Talvez o exemplo que vou dar não seja o melhor, mas é equiparado..
    Ainda hoje no meu local de trabalho, estava a falar com um canadiano que me disse:
    “Você é a primeira pessoa que eu encontro em Braga a falar bem inglês.. em lisboa e no Algarve falam muito melhor.. é uma vergonha”

E eu disse-lhe: “ Ai é? E no Canadá falam bem português no país inteiro ou é só em algumas cidades?”

Ou seja, nos somos um país pequeno, e a nossa cultura é pequena em dimensão e quem vem de fora acha que nós é que temos que nos adaptar.

Digo eu
  8.  # 28

Colocado por: taunus

Mantenho o que disse "costumes, credos e religiões"... só um desses substantivos se refere à questão religiosa

Eles estão lá na vidinha deles...
    Não são ameaça nenhuma.
    Aliás eles vieram para cá foi para terem uma vida melhor.
    Não é certamente para fazerem distúrbios ou colocar em risco a sua residência na Europa.

Há casos em que há violência mas é sobretudo dentro das próprias comunidades ou núcleos familiares.

Agora outras forças sim poderão ser ameaçadoras.
    Que poderão exercer "controlo" sobre o seu próprio povo.

Dos estrangeiros ricos ou pobres, todos se aproveitam do Sistema Nacional de Saúde.
  9.  # 29

Colocado por: Bragas VTalvez o exemplo que vou dar não seja o melhor, mas é equiparado..
    Ainda hoje no meu local de trabalho, estava a falar com um canadiano que me disse:
    “Você é a primeira pessoa que eu encontro em Braga a falar bem inglês.. em lisboa e no Algarve falam muito melhor.. é uma vergonha”

E eu disse-lhe: “ Ai é? E no Canadá falam bem português no país inteiro ou é só em algumas cidades?”

Ou seja, nos somos um país pequeno, e a nossa cultura é pequena em dimensão e quem vem de fora acha que nós é que temos que nos adaptar.

Digo eu

Somos considerandos um país hospitaleiro, porque somos subservientes.
    Para os turistas, está tudo montado para a comunicação ser na língua estrangeira.
  10.  # 30

Portugal é uma boa madrasta e uma má mãe.
    Concordam com este comentário: fadadolar
  11.  # 31

Colocado por: vmontalvao
    Até porque o que se vê mais aos Domingos, é portugueses a ir à missa :)

Somos todos cristãos, podes não ir à missa ao domingo mas todos os dias praticas mesmo que não queiras, até porque as nossas leis são baseadas nas leis cristãs.
    Temos de respeitar as opções religiosas das outras pessoas mas não as temos de aceitar, estamos a falar de religião como de outra minoria qualquer, são excepções e não são regra, mas ultimamente parece que nos querem empurrar as excepções para que passem a ser regra
    Concordam com este comentário: fadadolar
    • Soliva
    • 9 janeiro 2025 editado

# 32

Colocado por: Gervas69Somos todos cristãos, podes não ir à missa ao domingo mas todos os dias praticas mesmo que não queiras,

Esta fez-me rir á gargalhada…
    Não me leve a mal mas essa sua visão religiosa do mundo dos outros está a fazê-la ver realidades imaginárias.

Dê lá um exemplo de uma actividade de base religiosa unicamente Cristã que pratico de forma inconsciente e que me torna um auto-cristão?

Colocado por: Gervas69Temos de respeitar as opções religiosas das outras pessoas mas não as temos de aceitar, estamos a falar de religião como de outra minoria qualquer, são excepções e não são regra,

É impressão minha ou está a sugerir que toda a religião que não a cristã é uma excepção?
    Seria verdade se a mesma fosse praticada por + de 50% da população mundial e nem anda lá perto … aliás, anda de mão dada com a islâmica.
    Quem lhe disse que a religião Cristã é a Regra ?
    O Sr. Padre aos domingos ?

Nada como um bom extremismo católico … para demonstrar quão semelhante é com os outros extremistas religiosos.

“Somos todos cristãos “ simplesmente hilariante … menos meu caro … muito menos …
  12.  # 33

soliva acho que não entendeu o contexto do que disse o gervas, repare que estava a responder ao post do vmontalvão
  13.  # 34

Eu entendi , mas como se costuma dizer “ saiu pior a emenda que o soneto“
    •  
      marco1
    • 9 janeiro 2025 editado

# 35

acho que não entendeu.
    o gervas não estava de maneira nenhuma a quer dizer que somos todos cristãos, ele estava a referir-se ás pessoas que embora não vão á igreja, tem uma base religiosa cristã
  14.  # 36

Colocado por: Gervas69Temos de respeitar as opções religiosas das outras pessoas mas não as temos de aceitar,

Aceitar?

Mas o que é que isso mexe com a vida de cada um de nós que não os vemos nem lidamos com eles?

A única coisa como que me insurjo é a forma como a MULHER é menosprezada em certas culturas.
    Concordam com este comentário: Iko
    • Soliva
    • 9 janeiro 2025 editado

# 37

Colocado por: marco1acho que não entendeu.
    o gervas não estava de maneira nenhuma a quer dizer que somos todos cristãos, ele estava a referir-se ás pessoas que embora não vão á igreja, tem uma base religiosa cristã

Confesso que não consigo sequer entender como interpreta dessa maneira a frase :
    Colocado por: Gervas69Somos todos cristãos, podes não ir à missa ao domingo mas todos os dias praticas mesmo que não queiras, até porque as nossas leis são baseadas nas leis cristãs.

Tento afastar-me destes debates teológicos , mas as vezes é absolutamente impossível ficar impávido e sereno.

Ao mesmo tempo, não posso deixar de sorrir ao ver “cristãos” a defender -se de uma suposta “invasão” religiosa que os quer afastar das suas culturas e costumes … ignorando completamente os feitos da igreja católica aquando esta era a minoria .
    É de certa forma engraçado … como estão a provar do seu próprio veneno não vendo a ironia das suas ações /reacões
    • Soliva
    • 9 janeiro 2025 editado

# 38

Colocado por: PalhavaA única coisa como que me insurjo é a forma como a MULHER é menosprezada em certas culturas.

É suposto fingir que somos assim tão superiores ?
    Num Portugal … onde a mulher só pode efectivamente votar desde o 25 de Abril , onde nem há muito tempo atrás não podia usar saia acima do joelho , ou ter uma conta bancária sem autorização do marido ?
    Onde actualmente uma mulher que “conviva” com muitos homes é uma … mas um homem já é um garanhão.
    Onde uma mulher violada é constantemente culpabilizada seja pelo horário que andava na rua , as companhias que tinha ou a roupa que vestia ?
    Num País onde foi publicada uma jurisprudência recente onde defendia a violência doméstica como represália justificada perante infidelidade?
    Num país onde uma mulher que trabalha á noite é olhada de lado ?
    Numa sociedade ocidental moderna que cada vez mais é moldada por influencers tipo Andrew Tate.
    Somos assim tao diferentes ?
    Somos mesmo ?

Somos diferentes… , já evoluímos um pouco mais , mas não nos vamos é colocar num pedestal moral só porque existem culturas mas “atrasadas” por poucas décadas … que por acaso ainda não tiveram a sua “Revolução de Abril”
    Também tenho imensa pena dessas mulheres , tal como tive da minha avó e bisavó , que tinham histórias não tão diferentes .
  15.  # 39

Soliva

é daquelas pessoas ateias que realmente é mesmo melhor afastar-se de debates teologicos, aqui estamos a falar do nosso território apenas e não vamos alargar para fundamentalismos e questões históricas, pois já caiu no básico: eu matei 2 e tu antes mataste 3.
    reduzindo a escala, certamente que na sua casa tem as suas orientações e modo de vida de certeza que não irá pactuar com outras no seu espaço, acaba por ser um pouco por ai a questão e confunde-se isso com racismo e xenofobias.
    Concordam com este comentário: fadadolar, diouf_matos, HAL_9000
    • Soliva
    • 9 janeiro 2025 editado

# 40

Marco e no entanto nada me incomoda que o senhor se mude para a casa do lado com os seus costumes, orientações e estilo de vida.
    Não o vendo ou encarando como uma ameaça para a manutenção do meu bem estar.
    É tão básico que nem sei.

Hoje em dia tudo que não segue o nosso padrão pessoal é visto como ameaça … tudo é defensivo .
    Ignoramos é que o mundo não se rege pelo nosso padrão pessoal , mas sim por um conjunto de padrões, que estão em constante mutação social .
    Concordam com este comentário: BoraBora

0.0250 seg. NEW