Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas malta, acredito que existam muitos posts destes por cá, mas gostava de esclarecer algumas dúvidas que tenho com algumas opiniões.
    Tenho um terreno com cerca de 300m2 com uma casa construída lá e inabitada há imensos anos. Sempre tive o sonho de construir uma casa lá e há uns anos falei por alto com um arquiteto e tanto os valores propostos assim como as suas ideias não iam de acordo com o que procurava. Assim sendo, queria saber a vossa opinião com os seguintes dados:

    O terreno tem 300m2 e tem uma casa lá construída com cerca de 80m2. A casa é muito antiga e eu estou a prever ter que a mandar toda a baixo sem conseguir aproveitar nada.
    Assim sendo, fico com o espaço para construir algo na casa dos 100m2 (Em estilo I ou L). Talvez um T2 com open space.
    Moro numa terriola remota (se é que ajuda a baixar o valor de construção).

    Acham que é possível fazer algo por cerca de 180k (já com IVA) ou será que estou a ser muito otimista?
    Construção convencional ainda está mais barato que as pré fabricadas?

    Todo o feedback é bem-vindo. Não tenho conhecimento dos valores que se praticam nem pessoas entendidas na área.

    Obrigado!
  2.  # 2

    Primeiro.
    tem de ver a viabilidade de construção nova, ou da reconstrução com ampliação. Depende das condicionantes do terreno face o PDM.


    100m2 de Ab, dá para um bom T2 (o mínimo são 72m2), 180.000€ com certeza que é suficiente para um casa decente em construção tradicional.
    Esqueça os pre-fabricados... O que é mesmo bom ou EQUIVALENTE ao convencional, custa o dobro do tradicionaL.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naniel
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasPrimeiro.
    tem de ver a viabilidade de construção nova, ou da reconstrução com ampliação. Depende das condicionantes do terreno face o PDM.


    100m2 de Ab, dá para um bom T2 (o mínimo são 72m2), 180.000€ com certeza que é suficiente para um casa decente em construção tradicional.
    Esqueça os pre-fabricados... O que é mesmo bom ou EQUIVALENTE ao convencional, custa o dobro do tradicionaL.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:naniel


    Certo, há uma totalidade de fatores a considerar ainda, talvez numa conversa com um arquiteto.
    A minha ideia seria construção tradicional e realmente parece-me o mais económico. O terreno deve estar bom para construir sendo que já tem uma casa lá construída, certo? (posso estar a dizer uma barbaridade)
    Obrigado pela opinião
    • MDM
    • 15 junho 2024

     # 4

    Tem de ver no PDM o que dá para construir. Se não der, pode sempre aproveitar a casa existente se esta tiver legal.
  4.  # 5

    Colocado por: MDMTem de ver no PDM o que dá para construir. Se não der, pode sempre aproveitar a casa existente se esta tiver legal.

    Está muito velhinha e acho que não dá para aproveitar. Em todo o caso, é provável que não esteja legal nos termos de hoje. Está encostada a uma casa que na altura era do mesmo proprietário mas agora não... E é parede com parede.
    • MDM
    • 15 junho 2024

     # 6

    Se estiver legal pode aproveitar a área de construção, não exatamente o que lá está. Mas isso tem de ver com um técnico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naniel
  5.  # 7

    O valor e sufeciente para o que pretende, se mantiver o objetivo da area que e mais do que suficiente para um T2.
    Formato em L desperdica area, e melhor em retangulo, nao deixe o arquiteto entrar em ideias malucas e facilmente consegue.
  6.  # 8

    Faja
    tambem não é assim tão linear
    uma pequena casa pode ser em L e até permite uma rentabilização/ organização do espaço melhor que um retangulo ou quadrado puro
    e pode ainda ter porticos da estrutura mais pequenos
    Concordam com este comentário: SG_arquitecto
  7.  # 9

    Boa tarde,

    A forma da habitação não dependerá apenas pela preocupação de área no terreno, mas também do enquadramento para a envolvente, de orientação solar para um maior controlo de ganhos solares, privacidade, condicionantes no terreno, etc... existira uma série de factores em ter em conta.
    Mas como já referiram, primeiramente deverá consultar a CM para confirmar o que será possível edificar, ou contactar um arquitecto.
    Quanto ao valor de 180k para a construção, diria que é possível, mas tudo dependerá do tipo de acabamentos e soluções arquitetónicas também.

    Obrigado.
    Cumprimentos,
    [email protected]
  8.  # 10

    Colocado por: marco1Faja
    tambem não é assim tão linear
    uma pequena casa pode ser em L e até permite uma rentabilização/ organização do espaço melhor que um retangulo ou quadrado puro
    e pode ainda ter porticos da estrutura mais pequenos
    Concordam com este comentário:SG_arquitecto

    Marco, nao concordo consigo, mas ok... voce e arquiteto, em termos de execucao acho que o formato retangulo ou quadrado facilita muito a construcao.
 
0.0147 seg. NEW