Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas pessoal.


    Depois de rebentar com duas roçadoras e com as costas e ter apenas 2/3 do terreno limpo, decidi-me a adquirir uma capinadeira para um Same Falcon de 50cv (um dinossauro, mas que até ver trabalha certinho).

    O objetivo é limpar 8000 m2 de mato em condições (erva, lenhosas, silvas e outros milheiros infestastes que insistem em crescer por aqui) duas vezes ao ano.

    Fui a uma das lojas de máquinas agrícolas aqui da zona e recomendaram-se uma agriduarte série florestal de 130 cm por 1150 euros. Pesava 310 kg.

    Fiquei de pensar e ver alternativas.

    Encontrei esta Ager por 880 eur com entrega.

    https://magmag.pt/pt/Capinadeiras/1603-capinadeira-ager-ligeira-de-130m.html?gad_source=1&gclid=EAIaIQobChMI6t-B2djehgMVgqqDBx3AVwbZEAQYASABEgLeFvD_BwE

    Pormenor, pesa 240 kg, por isso a chapa deve ser bem mais fraca.

    Têm algum conselho que me possam dar? A Agriduarte por 1150 está a bom preço? E está Ager, é tão fraca como o peso sugere?

    Estou a iniciar-me nas lides de agricultor com recurso a maquinaria, pelo que peço desde já desculpa se as perguntas são demasiado básicas.
  2.  # 2

    Num John deer de 45cv tenho uma Joper de 130 cm com correntes . penso que umas das principais diferenças sera correntes ou facas, ha quem prefire umas ha quem prefira as outras .... estou contente com esta. a agriduarte deve ser bem melhor que a Ager
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  3.  # 3

    Eu tenho uma de marca branca de 140 cm num trator de 47 cv, de duas correntes. Faz um bom trabalho, sobretudo depois de ganhar alguma experiência com ela e de aprender a regulá-la. Acho que não precisa de uma reforçada florestal para a utilização que vai dar, mas sugiro que compre acima dos 130 cm. Quanto maior melhor desde que o trator aguente com ela. No seu caso não passava dos 150 ou 160 numa de série ligeira. O ideal é conseguir que pelo menos um dos lados do corta mato fique no alinhamento da roda traseira do trator, para conseguir fazer passeios ou junto a muros.

    Se quiser ficar mesmo muito bem servido, é uma descentrável. Valem bem o dinheiro que custam a mais pelas possibilidade/facilidades que trazem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  4.  # 4

    Tenho esta foto da minha. Mandei fazer com os apoios dos 3 pontos descentrados, precisamente para poder trabalhar encostado a obstáculos. Pode também ser uma opção ao descentramento hidráulico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
      IMG20240616142351_copy_3000x1350.jpg
  5.  # 5

    Colocado por: HAL_9000
    Fui a uma das lojas de máquinas agrícolas aqui da zona e recomendaram-se uma agriduarte série florestal de 130 cm por 1150 euros. Pesava 310 kg.

    Fiquei de pensar e ver alternativas.

    Encontrei esta Ager por 880 eur com entrega.


    Eu não ia querer poupar 270€ numa capinadeira que certamente vou usar varias vezes por ano e durante décadas.

    Tens de plantar rapidamente uns pinheiros mansos nisso para ver se começam a formar copa no terreno. Ou então outras espécies que permitem tirar alguma rentabilidade.


    Colocado por: HAL_9000é tão fraca como o peso sugere?


    Sem entrar na questão do peso, a agriduarte tem um reforço estrutural até ao curvo, curvo esse que é o ponto mais afastado da capitaneira e que vai estar mais sujeito a impactos e esforços.

    duarte

    Em contrapartida, o curvo da Ager é apenas uma chapa...não tem nenhum elemento superior a reforçar... Toda aquela zona curva/meia-lua não tem reforço nenhum.

    ager

    Sem margem de duvidas que uma é bem superior à outra a nível de robustez.

    Depois tem outro detalhe que também gostei de ver (se for este modelo), junto à zona de conexão dos 3 pontos, uma usa chapa cortada direita e outra tem um curvo que permite um comportamento superior nos esforços mecânicos. Além de comunicar ao longo desde o ponto de conexão, quase até à extremidade do "tabuleiro".

    Um parece-me que foi verdadeiramente estudado e há malta com canudos a desenhar as peças ou que percebe minimamente de esforços, o outro foi feito pela empresa do Manel que sabe soldar uns ferros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  6.  # 6

    Colocado por: NostradamusSem entrar na questão do peso, a agriduarte tem um reforço estrutural até ao curvo, curvo esse que é o ponto mais afastado da capitaneira e que vai estar mais sujeito a impactos e esforços.
    Muito bem visto. São esses pormenores que me escapam.

    Contudo não é esse modelo (CPR- florestal profissional). É a CPL (serie florestal- supostamente é reforçada mas não para uso profissional). Contudo também tem os ditos reforços que bem menciona.



    Colocado por: Nostradamus Eu não ia querer poupar 270€ numa capinadeira que certamente vou usar varias vezes por ano e durante décadas.
    Dito dessa forma, tem roda a razão. Também estou a adquiri um contentor para armazém, pelo que, na minha cabeça todos os cêntimos contam. Mas sim, tem razão.
  7.  # 7

    Colocado por: Casa da HortaQuanto maior melhor desde que o trator aguente com ela. No seu caso não passava dos 150 ou 160 numa de série ligeira. O ideal é conseguir que pelo menos um dos lados do corta mato fique no alinhamento da roda traseira do trator, para conseguir fazer passeios ou junto a muros.
    Na loja recomendaram-me esta por 2 motivos:
    - ser relativamente pesada e o trator já ser antigo.
    - como é para usar esporadicamente tem melhor relação preço/uso.

    Pela ficha técnica as de 130 são recomendadas para tratores dos 35-50cv. E a senhora diz que como o trator é antigo mas vale uma um pouco mais pequena do que uma um pouco maior.

    Metade do meu terreno continua a criar mato a sério. Este ano derreti os eixos das duas roçadoras, e ainda uma cabeça. Está bem que já não eram novas, mas mesmo assim ficam com receio que uma série ligeira não de conta do recado durante o tempo suficiente para o terreno ficar mais tratável.

    Penso que vou dar ouvidos ao Nostradamus e comprar aquela agriduarte, mas não me vou meter na descentrada. Nem uma capinadeira normal sei usar quanto mais a descentrada. Nas zonas mais difíceis continuo a usar a roçadora.
  8.  # 8

    Colocado por: larkheNum John deer de 45cv tenho uma Joper de 130 cm com correntes . penso que umas das principais diferenças sera correntes ou facas, ha quem prefire umas ha quem prefira as outras ....
    sem experiência prefiro correntes. As de facas dao-me algum receio. Tenho medo que a faca parta e saia disparada....
  9.  # 9

    2 questões:

    - cardã com embraiagem ou de fusível? Pelo que li não consigo perceber qual o melhor.

    - na impossibilidade de limpar de marcha atrás de forma perpendicular a estrada ( uma faixa de 3 metros que sera o comprimento só trator) ,existe alguma forma segura de usar a capinadeira juto a mesma? Penso que será uma zona que terei de limpar com a roçadora mesmo.
  10.  # 10

    Tenho uma parecida a essa mas com deslocamento hidráulico horizontal. Da imenso jeito para cortar junto de árvores sem grandes manobras.
    Foi necessário realizar adaptação do sistema hidráulico no trator.


    Colocado por: Casa da HortaTenho esta foto da minha. Mandei fazer com os apoios dos 3 pontos descentrados, precisamente para poder trabalhar encostado a obstáculos. Pode também ser uma opção ao descentramento hidráulico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:HAL_9000
      IMG20240616142351_copy_3000x1350.jpg
  11.  # 11

    Colocado por: HAL_9000Na loja recomendaram-me esta por 2 motivos:
    - ser relativamente pesada e o trator já ser antigo.
    - como é para usar esporadicamente tem melhor relação preço/uso.

    Pela ficha técnica as de 130 são recomendadas para tratores dos 35-50cv. E a senhora diz que como o trator é antigo mas vale uma um pouco mais pequena do que uma um pouco maior.

    Metade do meu terreno continua a criar mato a sério. Este ano derreti os eixos das duas roçadoras, e ainda uma cabeça. Está bem que já não eram novas, mas mesmo assim ficam com receio que uma série ligeira não de conta do recado durante o tempo suficiente para o terreno ficar mais tratável.

    Penso que vou dar ouvidos ao Nostradamus e comprar aquela agriduarte, mas não me vou meter na descentrada. Nem uma capinadeira normal sei usar quanto mais a descentrada. Nas zonas mais difíceis continuo a usar a roçadora.

    Tenho opinião diferente de quase tudo, mas não sei se vale a pena uma vez que já está decidido. Uma coisa é certa, uma Agriduarte é sempre melhor compra que uma de marca branca. Mas se todos os cêntimos contam, posso garantir-lhe que na prática não vai notar grande diferença. O meu pai usa uma dos mais baratas que arranjou e até a lenha da poda das oliveiras (com ramos bem grossos) desfaz. A minha tem 3 anos, farta-se de trabalhar (tudo bem que é só erva), custou 900 euros e está como nova. Só estou a ponderar vendê-la porque realizei o meu sonho de ter um triturador de martelos (que faz o memso trabalho).

    Cardan é o que vier com o corta-mato (é acessório que sempre vi incluído). O mais provável é ser de fusivel até porque a guarda do cabeçote pode não dar para um de embraiagem. Este último é mais caro, mais sofisticado, mas o de fusível serve perfeitamente para o efeito (proteger a tomada de força do trator em caso de bloqueio da alfaia). Tenho dos 2 modelos, se quiser mais info ou ver uma foto real diga.

    Colocado por: HAL_9000- na impossibilidade de limpar de marcha atrás de forma perpendicular a estrada ( uma faixa de 3 metros que sera o comprimento só trator) ,existe alguma forma segura de usar a capinadeira juto a mesma? Penso que será uma zona que terei de limpar com a roçadora mesmo.

    Trabalhar de marcha-atrás é como se deixa o trabalho mais perfeito e limpa-se até onde conseguir chegar. Não entendi bem a sua duvida...
  12.  # 12

    Colocado por: BigmouseTenho uma parecida a essa mas com deslocamento hidráulico horizontal. Da imenso jeito para cortar junto de árvores sem grandes manobras.
    Foi necessário realizar adaptação do sistema hidráulico no trator.



    Foi o que disse ali em cima ao Hal. Mas esse investimento só se valoriza depois de ter experiência e passar pela situação de pensar: caramba, se pudesse chegar a capinadeira ali mais um metro ficava com o trabalho completo. Só que no inicio o pensamento é: depois vou lá com a roçadora. Por isso compreendo perfeitamente o Hal nesta fase.

    Adaptação? Não tinha duas saídas do hidráulico?
  13.  # 13

    Colocado por: Casa da HortaTenho opinião diferente de quase tudo, mas não sei se vale a pena uma vez que já está decidido. U
    Lá está, é um tema em que, nem quem trabalha com as alfaias tem uma opinião unânime, imagine eu que não percebo nada disso.

    Várias pessoas me dizem que a ligeira pode torcer facilmente, daí ter criado o tópico.

    O meu pai também tem uma ligeira e tem-se aguentado. Mas é para limpar ervas e fetos, não propriamente o mato que lá tenho.

    Eu estou tentado pela agriduarte. Vamos ver se o orçamento passa lá em casa.

    Acabei de receber o orçamento para transporte do contentor (12 m de Leixões para Coimbra)- 900 euros, e foi um balde de água fria.



    Colocado por: Casa da Hortacaramba, se pudesse chegar a capinadeira ali mais um metro ficava com o trabalho completo. Só que no inicio o pensamento é: depois vou lá com a roçadora. Por isso compreendo perfeitamente o Hal nesta fase.
    pois eu neste momento penso mais que se me aproximar com a capinadeira das arvores elas levam uma poda definitiva.
    O orçamento não dará mesmo para uma hidráulica, por isso terá de ser normal.




    Colocado por: Casa da HortaTrabalhar de marcha-atrás é como se deixa o trabalho mais perfeito e limpa-se até onde conseguir chegar. Não entendi bem a sua duvida
    O trator,perpendicular à estrada e de frente para esta, não consegue ir à estrada (tem um desnível muito considerável), portanto a largura do trator toda junto a estrada fica sempre por cortar.

    Não posso virar a capinadeira para a estrada, nem trabalhar com ela paralela à estrada, logo não estou a ver como vou cortar essa faixa.

    Mas depois a trabalhar, pode ser que perceba como fazê-lo.
  14.  # 14

    Que me recorde só tinha uma saída, a utilizada para o reboque.

    A original ainda é de ligação roscada, a nova de ligação rápida.

    Colocado por: Casa da HortaAdaptação? Não tinha duas saídas do hidráulico?
  15.  # 15

    Colocado por: HAL_9000Lá está, é um tema em que, nem quem trabalha com as alfaias tem uma opinião unânime, imagine eu que não ...

    Acabei de receber o orçamento para transporte do contentor (12 m de Leixões para Coimbra)- 900 euros, e foi um balde de água fria.



    pois eu neste momento penso mais que se me aproximar com a capinadeira das arvores elas levam uma poda definitiva.
    O orçamento não dará mesmo para uma hidráulica, por isso terá de ser normal.




    O trator,perpendicular à estrada e de frente para esta, não consegue ir à estrada (tem um desnível muito considerável), portanto a largura do trator toda junto a estrada fica sempre por cortar.

    Não posso virar a capinadeira para a estrada, nem trabalhar com ela paralela à estrada, logo não estou a ver como vou cortar essa faixa.

    Mas depois a trabalhar, pode ser que perceba como fazê-lo.


    Não consegue de mais perto?
    Figueira da foz, aveiro, ou até mesmo de Alverca ou Lisboa??
    Já agora esses 900 € incluiem descarga?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  16.  # 16

    Colocado por: HAL_9000Várias pessoas me dizem que a ligeira pode torcer facilmente, daí ter criado o tópico.

    A minha sugestão nunca foi uma série ligeira. Aliás, quando os tratores entram no campo dos 40 cv para cima não se devem usar alfaias ligeiras porque a força deles pode partir facilmente uma alfaia que apanhe uma pedra maior ou outro obstáculo. Portanto, isso que lhe disseram é verdade.

    A minha sugestão é uma igual à minha: reforçada, 140 cm, sem ser de marca e por 900 euros. É a esta que me refiro como boa escolha. Se puder chegar a uma Agriduarte com as mesmas características pois tanto melhor. Acaba por ser um bom compromisso entre as melhores Galucho/Herculano/Joper e as iguais à minha sem marca. Mas, quando todos os cêntimos contam e o objetivo é ficar bem servido...

    Sim, o seu havia de brincar com uma de 140 cm como faz o meu. É verdade que é uma das alfaias que mais puxa pelo trator e tem de se andar com cuidado para não a deixar entrar na terra (mão sempre na alavanca do hidráulico), mas a senhora dizer que os tratores antigos não são tão capazes como os novos indianos faz-me pensar que percebe pouco do assunto. Mas posso estar enganado, claro.
    Entre 130 e 140 cm faz diferença na capacidade de trabalho? Aparentemente não, mas se quer um conselho de quem também precisa limpar um terreno grande, vá pela maior.

    Colocado por: HAL_9000pois eu neste momento penso mais que se me aproximar com a capinadeira das arvores elas levam uma poda definitiva

    O corta mato anda no chão, não vai podar a árvore. O que lhe faz (e é provável que lhe aconteça nas primeiras vezes que quiser capinar junto das árvores, é raspar o tronco, tirar-lhe um pouco de casca. É que acabamos sempre por tentar ir o mais junto possível. Depois vai ver ;-)

    Colocado por: HAL_9000Não posso virar a capinadeira para a estrada, nem trabalhar com ela paralela à estrada, logo não estou a ver como vou cortar essa faixa.

    Ia sugerir mostrar uma foto para poder ajudar melhor mas sei que o Hal não o faz. Não dá para, com cuidado e se for uma estrada pouco movimentada, trabalhar com o trator na estrada de marcha-atrás para o terreno?
  17.  # 17

    Colocado por: HAL_9000

    Acabei de receber o orçamento para transporte do contentor (12 m de Leixões para Coimbra)- 900 euros, e foi um balde de água fria.


    Boas Hal, enviei PM 👍
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000
  18.  # 18

    Colocado por: Dias12Não consegue de mais perto?
    Figueira da foz, aveiro, ou até mesmo de Alverca ou Lisboa??
    Já agora esses 900 € incluiem descarga?
    Sim os 900 é com descarga. De mais de perto não vai o preço no transporte vai no contentor.

    Acho que estou a chegar a conclusão que posso esquecer o contentor de 12 metros. Compro um de 6, sempre é mais barato
  19.  # 19

    Colocado por: Casa da Horta
    A minha sugestão nunca foi uma série ligeira.


    Colocado por: Casa da HortaA minha sugestão é uma igual à minha: reforçada, 140 cm, sem ser de marca e por 900 euros.
    Ahhh, agora percebi. Pensei que me estivesse a recomendar a Ager.

    Por acaso foi boa ideia. Não tinha pesquisado dessa forma apenas como capinadeira reforçada.

    Encontre uma da agropires, com entrega 850 euros. Carda de embraiagem. Visualmente parece-me igual ao modelo cor da agriduarte (em termos de reforços), mas como não consegui aceder a ficha técnica, não sei se a semelhança se fica apenas pelo aspecto.

    Mas vou enviar e-mail a agropires a ver se podem ceder a ficha técnica. De facto fiquei tentado.

    Falei com o senhor e também ele me recomendou a de 1,30 de corte. Não sei exatamente porque não recomendam a de 1,40.





    Colocado por: Casa da Hortamas a senhora dizer que os tratores antigos não são tão capazes como os novos indianos faz-me pensar que percebe pouco do assunto. Mas posso estar enganado, claro.
    Por acaso ela costuma andar a capinar. Penso que ela não disse que o trator antigo é menos capaz. Mas como eu lhe disse que o trator já tinha 40 anos e eu não sabia o historial dele, ela disse algo no gênero: na dúvida é usar uma alfaia que puxe menos por ele, até tendo em conta que ela é bastante pesada.



    Colocado por: Casa da HortaNão dá para, com cuidado e se for uma estrada pouco movimentada, trabalhar com o trator na estrada de marcha-atrás para o terreno?
    é precisamente isso que não dá para fazer existe uma vala e um desnível acentuado entre o terreno e a estrada. Logo o trator no limite vai até a vala, deixando toda a faixa só comprimento do trator por limpar.

    Mas depois pergunto por lá ao pessoal dos tratores como fariam se fossem eles.

    Quanto a capinadeira hidráulica, ficava-me óleo preço da agriduarte CLP. Contudo o meu trator também ao tem um ponto de hidráulico pelo que nem faço ideia se dá para trabalhar com ela. Se calhar daqui a um ano vou pensar várias vezes que o CdH tinha razão, mas penso que vou adquirir mesmo a normal.

    Muito obrigado
  20.  # 20

    Colocado por: Vítor MagalhãesBoas Hal, enviei PM 👍
    Muito obrigado Vítor. Já lhe liguei.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
 
0.0242 seg. NEW