Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Gostaria de saber se é possível arrendar uma casa que está com empréstimo bancário há práticamente 10 anos. Neste momento não habito a casa por motivos de deslocação para outra parte do país e tenho um encargo que considero desnecessário, além de a casa estar desabitada e estar a deteriorar-se por esse motivo. O empréstimo ainda é com juro bonificado, mas quanto ao IMI como vai fazer 10 anos, a isenção vai terminar. Não queria alugar a casa sem Contrato de Arrendamento, pois de algo acontece será um sarilho para que os inquilinos saiam. Necessito dar conhecimento ao banco fazendo um Contrato de Arrendamento visto que terá de ter assinaturas reconhecidas? Para poder passar recibos das rendas terei de dar conhecimento às Finanças...as Finanças trocam informações com o banco? Não tenho a escritura comigo para ler o seu clausulado, logo não sei se existe alguma clausula que me proiba o arrendamento. Mas se assim for e fazendo tudo dentro da lei, pergunto quais os procedimentos que terei de tomar?? O juro bonificado como é óbvio irei perdê-lo... Agradeço ajuda. Obrigado.
  2.  # 2

    TERÁ MESMO de ler o clausulado do Contrato que fez com o Banco. Mas se o BANCO «não permitir» o arrendamento É UMA BURRICE de todo o tamanho!
    O arrendamento permite um aumento de receitas do proprietário e maior disponibilidade deste de pagar ao Banco o que lhe deve...

    Não creio que as Finanças troquem esse tipo de informações com o Banco.

    Procedimentos a tomar quando tiver um interessado no arrendamento;
    1. Ir a um Advogado para que este lhe redija um contrato de arrendamento e o informe das varias possibilidades;
    2. Assinar os exemplares do Contrato;
    3. Receber as rendas do mês corrente e do mês seguinte; e, eventualmente, receber uma caução para eventuais danos (a devolver).
    4. Ir às Finanças "selar" o Contrato.

    5. Juntar todos os papelinhos de despesas (taxas de IMI, de esgoto, etc.; manutenção; conservação; limpeza; (condomínio?) etc.) que teve com a casa durante o arrendamento - para abater ao rendimento (IRS). ;-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lamarus
    •  
      FD
    • 3 março 2010 editado

     # 3

    O que pode, e deve, acontecer com o banco:
    - perde a bonificação (mas isso já sabia)
    - pode subir o spread

    Já agora, leia:
    Cuidados a ter para arrendar uma casa
    Arrendar - o banco deixa?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lamarus
  3.  # 4

    Agradeço a ambos a vossa ajuda e a primeira coisa que terei de fazer será consultar o clausulado do contrato com o banco. Se for caso disso, voltarei a pedir a vossa preciosa ajuda. Obrigado
 
0.0099 seg. NEW