Saudações. desculpem se não estiver bem enquadrado, mas tenho uma moradia unifamiliar já com 20 anos, de 2 pisos e um telhado de telha que assenta em ripas de cimento e vigotas, sem qualquer tipo de isolamento. isto atinge umas temperaturas que não se pode no verão, pelo que o andar de cima é um forno no verão e toda a casa é também fria no inverno (sobretudo o segundo andar ou andar de cima). já me recomendaram lá de rocha ou lã mineral, placas XPS e complementado com rolos de isolamento de papel de alumínio em bolha, e até projeção de poliuretano. estou um pouco perdido com o que hei-de escolher, sendo que cá em casa, não querem a ultima solução para não colar as telhas e poderem ser substituidas no caso de alguma partir.
estou inclinado para aplicar réguas omega e fixar placas XPS de 40 mm ou 50 mm como se fosse uma espécie de forro, com eventual aplicação do tal rolo de isolamento entre as placas e as telhas, já que pode ficar uma certa caixa de ar? ajuda please já que terei que ser eu a fazer isto...
Francisco, Encontrará emumeros relatos como o seu aqui no forum. Pelo que entendi, se não utilizar o sotão, a opção mais eficaz é 10cm de lã mineral distribuidos da seguintes forma: Papel Kraft/ 5cm lã de rocha + 5cm lã de rocha/Papel Kraft
Assim ficará com 10cm de lã mineral (5+5, cruzadas)
Aconselho a fazer pesquisa
Estas pessoas agradeceram este comentário: francisco678
neste momento, tenho uma abertura para o sótão e o mesmo acaba por servir de arrumação/depósito... - só por isso é que não avancei para uma opção de isolar no chão mas antes nas telhas...