Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite a todos, espero que esteja tudo bem, meu contrato de arrendamento de 5 anos termina final de Junho de 2024, nesse período o imóvel foi vendido para um outro senhorio, o mesmo me enviou a carta com 120 de antecedência, pedindo o imóvel, no caso sou eu, minha esposa, meus filhos um adolescente de 15 anos e uma criança de 4 anos, estou a procura de imóvel na região onde moro motivo creche da minha filha, eu não queria problemas com o senhorio.
    Mas ao verificar os recibos no portal das finanças percebi que ele ficou 6 meses sem emitir os recibos em 2023,o que pode ter me afetado no irs, e até o momento não emitiu
    nenhum em 2024, também não estou conseguindo achar outro imóvel para arrendar.
    O que devo fazer quanto ao irs e se não achar outro imóvel até o final, serei despejado com a minha família ou pelo fato de ter filhos pequenos e ele não ter declarado o irs, pelo fato dele ter burlado a lei e me prejudicado no irs tenho mais tempo, ou ele pode me tirar, peço ajuda pois estou perdido, lembrando nunca atrasei a renda, obrigado.
    • Soliva
    • 18 junho 2024 editado

# 2

É melhor esperar que alguém mais experiente no assunto se pronuncie, mas tenho quase a certeza que você pode declarar as rendas que pagou .
    Vai obviamente haver incompatibilidade entre as declarações do inquilino e senhorio, ambos irão ter de apresentar documentação a comprovar os vossos valores.

Se você tiver os recibos em papel/ comprovativos de pagamento , o problema vai obviamente recair sobre o senhorio.
    Mas como mencionou … o senhorio após ser forçado a corrigir a declaração é ser penalizado pela não emissão de recibos , vai certamente enviar a não renovação do contrato.

Comece a procurar …
  2.  # 3

O senhorio já fez oposição à renovação em tempo útil, o contrato cessa a 30/06/2024.

A não emissão de recibos é um problema fiscal, que terá de emitir recibos, eventualmente com coimas, mas não interfere com a caducidade do contrato.
    Concordam com este comentário: sisu
    • Soliva
    • 18 junho 2024 editado

# 4

Colocado por: VarejoteO senhorio já fez oposição à renovação em tempo útil, o contrato cessa a 30/06/2024.

Não tinha reparado nisso.
    Mas sim, o problema fiscal não tem impacto com fim do contrato.

Procure casa, nunca é demais relembrar que quando aluga , tem sempre de estar preparado para uma não renovação.
  3.  # 5

Colocado por: Soliva

Não tinha reparado nisso.
    Mas sim, o problema fiscal não tem impacto com fim do contrato.

Procure casa, nunca é demais relembrar que quando aluga , temsemprede estar preparado para uma não renovação.

Neste caso, mesmo mudando de proprietário, cumpriram com a totalidade do prazo do contrato.
    Apenas não o vão renovar.

0.0114 seg. NEW