Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Que tubagem aconselham para extrair o fumo num recuperador de calor?
    Aço inox AISI 316 (circular flexível - parede dupla) ou tubo de aço inoxidável de parede dupla mas rígido? O flexível pode ter problemas de durabilidade ao longo do tempo?

Obrigado
  2.  # 2

Por norma o flexível duplo vai acabar por durar muito menos. É preferível pores algo deste gênero. Não tenho a certeza mas deve durar o dobro de certeza. Mas alguém que tenha mais experiência que se pronuncie.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoPSousa
      Screenshot_2024-06-19-12-25-27-73_1e7170838cd8032c4380469c850e046d.jpg
    • paulos
    • 19 junho 2024 editado

# 3

Eu preferia o rijo em vez do flexível, o flexivel dura menos de certeza absoluta se forem ambos de boas marcas.

Fale com a www.portoflex.pt, os meus tubos são de lá e eles foram impecáveis, fizeram até uma peça de união com as medidas que eu quis etc.
    Depois mandam por transportadora.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoPSousa
  3.  # 4

Obrigado pelo feedback. Efetivamente estou mais inclinado para o rígido.
    Caso mais alguém tenha feedback, agradeço a partilha.
  4.  # 5

Colocado por: JoPSousaObrigado pelo feedback. Efetivamente estou mais inclinado para o rígido.
    Caso mais alguém tenha feedback, agradeço a partilha.

Se for para passar numa chaminé basta tubo rigido simples.
    O tubo duplo está bastante caro.
  5.  # 6

Na saída do recuperador devia levar tubo de maior espessura
    Eu no meu coloquei um tubo de 2mm
  6.  # 7

Colocado por: dom123Na saída do recuperador devia levar tubo de maior espessura
    Eu no meu coloquei um tubo de 2mm
    que exagero, qual a razão??
  7.  # 8

Colocado por: jorgealvesque exagero, qual a razão??

A razão é a temperatura que nessa zona é muito elevada e ao ter um tubo de maior espessura vai prolongar a sua longevidade
  8.  # 9

Colocado por: dom123
    A razão é a temperatura que nessa zona é muito elevada e ao ter um tubo de maior espessura vai prolongar a sua longevidade

Nem sempre, o que vai ditar a longevidade é a qualidade do próprio tubo.

Temos tubos certificados para recuperadores que são bem mais caros que uns normais, mas as x até pode nem durar mais.

Deve durar mais um tubo fraco mas que só se use lenha seca que o melhor tubo do mundo mas sempre a queimar lenha humida.

0.0086 seg. NEW