Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ola. Comprei casa com o meu namorado e vieram duas cartas de IMI para pagar, com o mesmo valor, pensamos que seria a mesma coisa, mas pelo que me informei como não somos casados vem uma para cada um.
    A questão é que pagamos apenas uma e deparamo-nos agora com uma multa no site das fincancas.
    Todos os dias as multa aumenta ?
    No espaço de dois dias o valor a pagar aumentou…. Alguém que saiba esclarecer me isto
    Obrigadas
  2.  # 2

    Colocado por: Andreiaalfa7Comprei casa com o meu namorado

    Você comprou metade de uma casa e o seu namorado comprou outra metade. Cada um paga IMI relativo à sua metade.
    As 2 cartas que receberam vinha uma em seu nome e a outra com o nome do namorado, certo?
  3.  # 3

    Realmente deveríamos ter aulas de literacia financeira nas escolas, evitava muitos dissabores. Óbvio que sendo solteiros e a cada sendo dos dois, ambos têm de pagar a sua quota parte do IMI.
    Realmente foi um descuido, mas as finanças não perdoam.

    Neste momento terá de pagar o IMI e a respectiva multa para ficar com a situação fiscal regularizada. O quanto antes melhor.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Joao Dias, marize, Dias12
  4.  # 4

    Colocado por: HAL_9000Realmente deveríamos ter aulas de literacia financeira nas escolas, evitava muitos dissabores. Óbvio que sendo solteiros e a cada sendo dos dois, ambos têm de pagar a sua quota parte do IMI.
    Realmente foi um descuido, mas as finanças não perdoam.

    Neste momento terá de pagar o IMI e a respectiva multa para ficar com a situação fiscal regularizada. O quanto antes melhor.




    Sim até aí tudo correto, já entendemos que ambos temos de pagar.
    A minha questão é apenas o valor da multa, aumentar diariamente
    • size
    • 19 junho 2024

     # 5

    Colocado por: Andreiaalfa7Ola. Comprei casa com o meu namorado e vieram duas cartas de IMI para pagar, com o mesmo valor, pensamos que seria a mesma coisa, mas pelo que me informei como não somos casados vem uma para cada um.
    A questão é que pagamos apenas uma e deparamo-nos agora com uma multa no site das fincancas.
    Todos os dias as multa aumenta ?
    No espaço de dois dias o valor a pagar aumentou…. Alguém que saiba esclarecer me isto
    Obrigadas


    Vieram 2 cartas, uma para cada um dos titulares do imóvel. Obviamente, que cada um tem que pagar o seu IMI desse imóvel.
    O titular que não pagou o seu IMI terá sido avisado para cumprir o pagamento dentro do prazo de 30 dias. Certo ?
    O valor da multa não aumenta com o passar dos dias, mas aumenta o valor dos juros de mora.
  5.  # 6

    Colocado por: Pickaxe
    Você comprou metade de uma casa e o seu namorado comprou outra metade. Cada um paga IMI relativo à sua metade.
    As 2 cartas que receberam vinha uma em seu nome e a outra com o nome do namorado, certo?


    Sim, exatamente. Mas compramos as casa em conjunto não metade metade. Mas não sendo casados acredito que dividam o pagamento ao meio. Agora a minha dúvida é questão é a razão de diariamente aumentar o valor da multa. No espaço de dois dias aumentou. É normal ?
  6.  # 7

    Colocado por: size

    Vieram 2 cartas, uma para cada um dos titulares do imóvel. Obviamente, que cada um tem que pagar o seu IMI desse imóvel.
    O titular que não pagou o seu IMI terá sido avisado para cumprir o pagamento dentro do prazo de 30 dias. Certo ?
    O valor da multa não aumenta com o passar dos dias, mas aumenta o valor dos juros de mora.


    Não fomos avisados, por coincidência abri o portal das finanças online e deparei me com o aviso da multa, que em dois dias o valor aumentou. Ou seja o Imi era para pagar até ao mês passado se não estou em erro, ainda não passou 30 dias para receber o aviso
  7.  # 8

    Colocado por: Andreiaalfa7

    Sim, exatamente. Mas compramos as casa em conjunto não metade metade. Mas não sendo casados acredito que dividam o pagamento ao meio. Agora a minha dúvida é questão é a razão de diariamente aumentar o valor da multa. No espaço de dois dias aumentou. É normal ?



    Sim é normal, cada dia que passa os juros aumentam...
    As finanças não perdoam!!!
  8.  # 9

    Colocado por: Andreiaalfa7

    Sim, exatamente. Mas compramos as casa em conjunto não metade metade. Mas não sendo casados acredito que dividam o pagamento ao meio. Agora a minha dúvida é questão é a razão de diariamente aumentar o valor da multa. No espaço de dois dias aumentou. É normal ?


    Quando se compra casa a 2 proponentes, cada um é dono de 50% da casa na norma. Logo, são dois proprietários. Embora tenham comprado em "conjunto". Desta forma, cada proprietário/proponente recebe carta para pagar a sua quota parte do IMI.

    https://www.montepio.org/ei/pessoal/impostos/esqueceu-se-de-pagar-o-imi/
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  9.  # 10

    Colocado por: Andreiaalfa7

    Obrigada. De facto não sabíamos que funcionava assim. E achei estranho porque pensei que aumentasse só de mês a mês.
    Mas está resolvido

    Sim até aí tudo correto, já entendemos que ambos temos de pagar.
    A minha questão é apenas o valor da multa, aumentar diariamente


    Colocado por: AlvaroGama


    Sim é normal, cada dia que passa os juros aumentam...
    As finanças não perdoam!!!
  10.  # 11

    Colocado por: Andreiaalfa7

    Não fomos avisados, por coincidência abri o portal das finanças online e deparei me com o aviso da multa, que em dois dias o valor aumentou. Ou seja o Imi era para pagar até ao mês passado se não estou em erro, ainda não passou 30 dias para receber o aviso

    O alerta é dado no portal das Finanças, não sei se ainda enviam carta para casa. Em todo caso o aviso é não dado depois de expirado o prazo mas sim antes do prazo ter inicio. Isto é, se o IMI é devido em Maio deverá receber o alerta no mês anterior e o prazo de pagamento é durante o mês de maio.
    Com o IUC das viaturas acontece o mesmo.

    Em todo o caso, é muito importante estarmos cientes dos impostos que temos que pagar e os prazos dos mesmos, para evitar este tipo de situações.
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  11.  # 12

    Colocado por: Andreiaalfa7Agora a minha dúvida é questão é a razão de diariamente aumentar o valor da multa. No espaço de dois dias aumentou. É normal ?
    O aumento serão juros de mora, que neste momento rondam os 9% ao ano. Pague o quanto antes.
  12.  # 13

    Colocado por: HAL_9000O aumento serão juros de mora, que neste momento rondam os 9% ao ano. Pague o quanto antes.


    Colocado por: HAL_9000O aumento serão juros de mora, que neste momento rondam os 9% ao ano. Pague o quanto antes.



    Sim. Em dois dias aumentou uns 5€
    Pensei que aumentaria de mês a mês caso não pagasse, não diariamente.
    Já está resolvido e pago
  13.  # 14

    Colocado por: Andreiaalfa7Pensei que aumentaria de mês a mês caso não pagasse, não diariamente.
    As finanças nisso são bastante coercivas. Já o estado pagar o que deve a tempo e horas....são outros quinhentos.
    Concordam com este comentário: marize
  14.  # 15

    Colocado por: Andreiaalfa7




    Sim. Em dois dias aumentou uns 5€
    Pensei que aumentaria de mês a mês caso não pagasse, não diariamente.
    Já está resolvido e pago


    Quanto pagou a mais?
  15.  # 16

    Colocado por: Varejote

    Quanto pagou a mais?


    Paguei 18€ a mais
 
0.0173 seg. NEW