Comprei no início deste ano um apartamento usado, numa zona sossegada e calma. No entanto, após a minha mudança efetiva para o apartamento, nota-se um constante e intenso ruído de motor elétrico que se propaga pelas paredes, fazendo-as vibrar. Causa muita perturbação. Falei com o condomínio, que me disse que era o exaustor comum do prédio, que via ventilação mecânica forçada está contastantemente a trabalhar 24 horas por dia.
Este ruído não estava lá quando visitei a casa nem nas vezes em que esteve lá o pintor ou quando recebi a mobília em casa.
Insisti com o condomínio para se resolver o problema e lá se chamou a empresa de manutenção. Esta, segundo o condomínio, colocou "esponjas" na base do aparelho para limitar a transferência de vibração para o prédio. O barulho diminuiu para valores toleráveis durante uns dias, mas lá voltou em força. Voltei a informar o condomínio que disse que iria chamar a empresa de novo para verificar se é um problema com a tubagem. Ainda estou á espera de notícias nesse sentido.
Por agora, estou a desligar o exaustor no quadro do prédio á noite para conseguir dormir, com autorização do condomínio. O que não resolve o problema e é impossível ter sossego durante o dia.
A minha pergunta é, há alguma coisa que eu possa fazer do meu lado para aliviar a situação? Já pensei em chamar a empresa de manutenção ao meu apartamento para que eles vejam se alguma coisa pode ser intervencionada dentro do apartamento, e comecei até a pesquisar soluções de isolamento sonoro, mas parece-me que para isso é preciso deitar paredes abaixo o que não é ideal...
Mais alguma ideia? Sou o único que se queixa desta situação (devo estar mesmo por baixo do aparelho) e não tem sido fácil fazer o condomínio agir. Estou a dar em doido com isto, é um ruído mesmo muito intenso e perturbador...
Boa sorte com isso. O problema das intervenções de insonorização é esse mesmo, passado algum tempo o nosso ouvido habitua-se e parece que as coisas avariaram novamente...
Pode pedir uma peritagem (pode ser caro, atenção), ou fazer uma medição de alguma forma. Certamente haverá limites para esses ruídos, e pode forçar o condomínio a agir (no limite, substituindo a máquina). Mas vale o que vale, e corre o risco de perder todo o poder de argumentação se o ruído estiver dentro dos limites legais...