Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Sou um novato aqui no forum, por isso espero que esteja a colocar a questão da forma correta, com a informação necessária.

    Comprei uma casa à pouco tempo, situada em Valongo (Porto) e tem umas escadas suspensas, com viga de metal cravada na parede, e com caixotes de mdf folheados. Elas têm mais de 12 anos, e o folheado está em pessimas condições. Em praticamente todos os degraus, o topo lateral, está rebentado em todas as escadas.

    Que recomendam fazer para arranjar/trocar os caixote que não sejam muito caro?
    Se fosse caixotes novos em madeira já me disseram que ficaria pelo menos 200 euros por caixote, e como tenho 14 caixotes vai ficar demasiado caro.

    Aceito qualquer tipo de sugestões, e se conhecerem alguêm ou alguma empresa que possa ter uma solução também aceito.
  2.  # 2

    sugiro colocar madeira maciça
  3.  # 3

    Pode partilhar fotos do atual estado da escadaria?
  4.  # 4

    Nao estava a conseguir dar attach das fotos, mas deixo aqui duas fotos o estado atual das eacadas.
      20240621_202318.jpg
      20240621_202255.jpg
  5.  # 5

    Afonso, vou-lhe ser muito sincera e partilhar o que eu faria no seu lugar.

    A menos que falte um degrau (mas pareceu-me que o retirou para demonstração), as escadas estão funcionais e não estão assim tão mal quanto isso!

    Naturalmente que se nota o desgaste óbvio de uma casa usada, mas referiu algo muito importante que é o orçamento ser limitado; assim sendo, vá dando prioridade a outras questões que vão chamar a atenção e que vai muito provavelmente considerar como prioritária!

    É possivel rodar o degrau e trabalhar na parte descendente? Ou não encaixa?
    Eu tentaria engolir esses por mais algum tempo.

    Boa sorte na resolução!
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rguerreiro79, Afonso Tereso
  6.  # 6

    Uma cantoneira de inox/alumínio pode fazer milagres aí
    Concordam com este comentário: marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Afonso Tereso
  7.  # 7

    Colocado por: marizeAfonso, vou-lhe ser muito sincera e partilhar o que eu faria no seu lugar.

    A menos que falte um degrau (mas pareceu-me que o retirou para demonstração), as escadas estão funcionais e não estão assim tão mal quanto isso!

    Naturalmente que se nota o desgaste óbvio de uma casa usada, mas referiu algo muito importante que é o orçamento ser limitado; assim sendo, vá dando prioridade a outras questões que vão chamar a atenção e que vai muito provavelmente considerar como prioritária!

    É possivel rodar o degrau e trabalhar na parte descendente? Ou não encaixa?
    Eu tentaria engolir esses por mais algum tempo.

    Boa sorte na resolução!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Afonso Tereso


    Muito obrigado pela resposta, agradeço a honestidade.
    Fizemos algumas obras na casa, pelo o que sobra para arranjar por dentro seria mesmo as escadas.

    Rodar o degrau não é possivel, pois tem tipo um encaixe e só permite de uma forma.
    Algo que também não se vê nas fotos acima (nem tenho assim nenhuma comigo), é que o tampo lateral das escadas está completamente quebrado e a cair aos pedaços. Infelizmente, se fosse só o aspeto de frente, conseguiria manter, mas assim fica um bocado mal. Mas é um bocado como também você disse o orçamento que tenho de sobra para as escadas ser um bocado limitado.

    Mais uma vez obrigado pela resposta :)
  8.  # 8

    Colocado por: manelvcUma cantoneira de inox/alumínio pode fazer milagres aí
    Concordam com este comentário:marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Afonso Tereso


    Pois, já ponderamos, o problema é que como o tampo lateral das escadas está completamente quebrado e a cair aos pedaços uma cantoneira não ia ficar muito bem.

    Muito obrigado pela resposta :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nppires
  9.  # 9

    Não acredito nesses 200€/caixote, veja mais preços e insista.

    Ainda hoje numa conversão numa empresa de cantarias me comentaram que também faziam capeamentos de degraus de escadas em silestone e pedra natural, também há quem faça em cerâmico.

    Também poderá tentar numa carpintaria tentar recuperar, lixar e uma boa envernizadela podem ficar como novos.
    Concordam com este comentário: snob, marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Afonso Tereso
    • snob
    • há 5 dias editado

     # 10

    Colocado por: rpmmsantosNão acredito nesses 200€/caixote, veja mais preços e insista.


    O preço também varia em função da espécie de madeira escolhida e da arte do carpinteiro.
    Por exemplo a sucupira é mais em conta do que o carvalho americano (que atualmente é das madeiras mais caras).
    Sei que também há o carvalho francês e o frexio que são mais económicos. Nem todas as madeiras são aconselhadas para escadas.

    Tem de procurar e tentar arranjar um carpinteiro que faça esse trabalho mais em conta.

    Contudo, quem o informou está certo, não vai conseguir baixar muito dos 200 euros por caixote.
    Infelizmente as escadas em madeira ficam uma pipa de massa, eu próprio optei por mármore para reduzir custos na minha obra.

    Boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Afonso Tereso
  10.  # 11

    Nós que estamos a subir do R/c para o primeiro andar com um andaime porque achei inadmissível o valor de 2300€ para as escadas entendo perfeitamente.

    Em último recurso no seu lugar, comprava a madeira e tentava um diy, não há-de ser tão dificil!
    Tem bons degraus de base que pode furar e encaixar parafusos, ou seja em vez de entrar uma "gaveta", pousar um degrau.

    Ia-lhe perguntar quantos degraus e qual o orçamento tem, mas iam-lhe cair muitos em cima em como seria impossível 😎 então fico-me pelo, se é o que quer (em madeira), não esteja a optar por opções mais baratas só porque essa é cara! Neste momento tem uma escada, organize-se financeiramente para dentro de 2/3 meses ter exactamente como quer 👌
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Afonso Tereso
    • Iko
    • há 4 dias

     # 12

    Eu acho que esse degraus são recuperáveis e até você conseguirá fazer isso de forma aceitável se estiver disposto aceitar que assim é… que poderá não ficar perfeito, mas foi feito por sim e aguaste mais alguns tempos, até arranjar verbas para a solução definitiva.
    Concordam com este comentário: marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Afonso Tereso
  11.  # 13

    Boa tarde,
    eu também acho que com uma porção de jeito e outra de vontade, essas escadas ainda se reparavam sem que a algibeira se esvaísse.

    Uma possibilidade seria regularizar as falhas na madeira com alguma massa apropriada para madeira e depois aplicar algum produto que desse um bom aspecto à escada e fosse suficientemente resistente para poder caminhar sobre ele.

    Talvez alguma tinta especial ou quiçá alguma resina epoxy.

    Com uma reparação diy ainda se poderia eventualmente usufruir da escada uma boa temporada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, Afonso Tereso
  12.  # 14

    Uma cantoneira lacada dessa cor resolvia logo as arestas. O resto lixar com uma lixa 240 e envernizar com verniz com cor
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Afonso Tereso
  13.  # 15

    Muito obrigado a todos.

    Vou tentar outras carpinteiros e possibilidade de Pedra. E possívelmente tentar arranjar o que temos ou tentar um DIY com madeira.
  14.  # 16

    Tem todo o meu apoio etérico para a reparação e o DIY! 😎
  15.  # 17

    Sabes que consegues comprar as folhas certo?

    Isso é daquelas coisas que consegues fazer bem tu mesmo sem grandes custos.

    Eu as vezes vejo a youtuber "GET HANDS DIRTY", e ela usa muito coisas da laminarmad

    Tem muitos projectos lá que te podem ser bons guias de como forrar isso. Depois é só envernizar.
 
0.0200 seg. NEW