Iniciar sessão ou registar-se
    • marize
    • 19 junho 2024 editado

# 1

Agradecendo desde já a alguém com conhecimento e nos possa orientar em possível solução.

Comprámos na semana passada um esquentador Vulcano Sensor Ventilado 2 para butano, que segundo o técnico era o mais indicado pra o que necessitávamos.

O esquentador foi caríssimo (ou eu achei), e não esperava que por quase 500€ estivesse já a dar problemas.

Foi instalado por um canalizador que veio fazer a instalação de duche, está numa zona bastante arejada, tomámos nós banho, os nossos amigos que vieram acampar este fim de semana e hoje, a meio do meu banho caput.

Resumo:

. funcionava e a meio do banho deixou de aquecer
    . não tem qualquer erro no monitor
    . temos gás

Ligámos para o número de apoio e fizemos o reset com a indicação da senhora que constou em:

. carregar 3seg na tecla de ligar para o desligar
    . carregar uma vez para o ligar
    . abrir e fechar a torneira de água quente 7x
    . abrir a 8a vez e deixar correr a água a ver se o acciona
    . não funcionou 😒

A senhora informou que dentro de até 3 dias ligam a agendar visita técnica.

Entretanto contactámos o canalizador que tínhamos contratado que disse que quase de certeza terá sido a ventoinha que veio com defeito.
    Aconselhou-nos a deixar o equipamento desligado da corrente eléctrica até amanhã e amanhã voltar a tentar.

Mais alguém teve experiência semelhante ou sabe o que poderá ser?

Agradecidos 🙌
      Screenshot_20240619_220853_Gallery.jpg
  1.  # 2

ui, não me diga
    estou quase a efetivar a compra/ instalação de um igual, por aqui sem a instalação fica em menos 50 €
    fico curioso
  2.  # 3

marco1, só por este serviço pós venda já deixou a desejar: máximo 3dias para ligar a agendar?!?!? não é para vir! é para ligar a agendar!! num produto que tem menos do que uma semana???!

Nós comprámos no Leroy Merlin e quando vi o preço tentei logo escolher outro, mas o sr demoveu-nos, disse que era um maquinão, que estávamos super bem servidos, mas o que é certo é que depois da folga desta noite, continua sem querer funcionar.

O que ela diz ser mais estranho, é não ter qualquer erro no monitor.
  3.  # 4

Isso aconteceu-me numa caldeira Vulcano mas já tinha alguns anos de utilização. Não conseguia tomar banhos prolongados, e dois banhos seguidos tinham de ser com espaço de pelos menos 1h entre eles.

Na altura pensei que fosse a ventoinha, mas resolveu-se com a substituição de um sensor de deteção de gases.
    No seu caso também arriscaria dizer que é um componente com defeito. Se está na garantia, é pedir para substituir.
    • marize
    • 20 junho 2024 editado

# 5

Obrigada Daniel.

Foi comprado "agora".
    Eu hoje vou ligar para a linha de apoio do Leroy e questionar se é possivel ir lá e substituir.

Ele no fim de semana passado funcionou super bem, banho curto atrás de banho curto, quase 15pessoas.
    Agora que sou só eu e o meu esposo, um de cada vez e raramente em horários parecidos é que se armou em esquisito.

Esqueci-me de acrescentar que o esquentador está num local super arejado (só tem toldo e duas paredes) e está instalado na mesma parede (lados contrários), onde temos o chuveiro.

Ou o esquentador está com saudades da coça dos nossos amigos, ou veio mesmo com defeito.
  4.  # 6

Bom dia marize,
    para além das possíveis causas já mencionadas, acho que valeria a pena verificar também a possibilidade de existir um caudal insuficiente.

O esquentador precisa de um caudal mínimo que eu desconheço, mas que penso se deve situar nos dois ou três litros por minuto.

Se esse caudal não fôr atingido o esquentador possivelmente não liga.

O caudal baixo pode ser devido à falta de pressão ou também por obstrução do filtro de água.

Por norma todos os esquentadores tem um filtro na entrada de água que pode ser facilmente desmontado e limpo para garantir o bom funcionamento do aparelho.

Se a sua água provém de algum furo, poço, mina, etc., e não tiver um filtro geral instalado, o filtro do esquentador pode facilmente obstruir-se devido às partículas que vem na água.

No manual tem certamente instruções para a verificação do filtro.

Boa quinta-feira para todos.
    Concordam com este comentário: PedroRibeiro09
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  5.  # 7

Fui agora pesquisar no manual e na página 25 tem as instruções sobre o filtro de água…
      IMG_2618.jpeg
  6.  # 8

Muito obrigada Camões, vou pedir ao canalizador que o instalou se pode vir cá e verificar essa situação; não porque eu não saiba ler um manual, mas porque no mesmo dia ele fez mudança do vaso de expansão e ligação de canalização nova e pode efectivamente ser caso disso, de alguma partícula ter entrado (ele está para vir instalar os filtros no esquentador e na cozinha e ainda não teve oportunidade)
      Screenshot_20240620_075009_Gallery.jpg
      Screenshot_20240620_075025_Gallery.jpg
  7.  # 9

Se a pressão da sua rede está nos 2 bar, creio que seria suficiente.

No caso de, como diz, o técnico ter feito alguma intervenção na instalação e a sua água como parece vem de um furo ou poço, é bem provável que seja o minúsculo filtro do esquentador que está obstruído.

Esse filtro é muito pequeno e entope-se muito facilmente.

Se o técnico não tiver tempo e para não estarem sem água quente, podem vocês mesmos investir dez minutos do vosso tempo para verificar isso.

Se fôr esse o problema, talvez fosse boa ideia deixar correr bastante água na mangueira de entrada antes de voltarem a ligá-la no esquentador para retirar mais partículas que devem ainda estar na canalização.

Boa sorte.👍🏻🍀
  8.  # 10

Camões, vou aguardar que me dê aqui uma ajuda.

Já seguimos os passos que sugeriu e vemos o filtro dentro do esquentador, mas esperava eu que ele fosse "solto", devo puxá-lo?
    Não me parece que saia facilmente...
      Screenshot_20240621_091412_Gallery.jpg
      Screenshot_20240621_091418_Gallery.jpg
    • marize
    • 21 junho 2024 editado

# 11

🙌 RESOLVIDO 🙌

Eventualmente tanto mexi que o filtro caiu, foi limpo, deixámos quase 1min a água aberta para regar a laranjeira e o esquentador está a funcionar.

Muito obrigada pela disponibilidade em nos instruir Camões 🙌

Efectivamente eu e o João fazemos banhos curtos, mas tivemos muitos banhos seguidos no fim de semana que devem ter trazido águas com mais poeiras do fundo do furo, o que levou ao entupimento.
    Voltámos a ligar ao nosso canalizador com a urgência de vir instalar os filtros.

Marco> > carta verde para o seu investimento que afinal o problema era de base
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1, Camões
  9.  # 12

Ainda bem que resolveram o problema.👍🏻
    Realmente a instalação de um filtro geral faz todo o sentido em qualquer instalação.

Mesmo as instalações alimentadas pela rede, estão sempre sujeitas ao aparecimento de partículas que vão entupir estes mini-filtros dos esquentadores, ML, MLL, etc.

Não se pode dizer que seja moroso e difícil remover e limpar esses filtros, mas é irritante estar sempre a fazê-lo.

E no caso do esquentador pode muito bem dar-se o caso de se estar a dar uma boa ensaboadela à pele e de repente o maldito engenho engasga! A mim já me aconteceu! E irritou-me mesmo muito porque era inverno e o malfadado estava instalado num anexo fora de casa.

Se lhe caírem todas as pragas que lhe roguei, deve estar neste momento a derreter lentamente nas labaredas do inferno!😊
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1, marize
  10.  # 13

Colocado por: Camõespode muito bem dar-se o caso de se estar a dar uma boa ensaboadela à pele e de repente o maldito engenho engasga!

foi mesmo isto que aconteceu!!!! 😅

Mais uma vez muito obrigada por se ter disponibilizado a ajudar 🫂 Bem haja!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Camões
  11.  # 14

Camões, entretanto o senhor meu marido pediu para lhe dizer que o Camões merecia outro feriado em sua honra 😅👌
  12.  # 15

Colocado por: marizeCamões, entretanto o senhor meu marido pediu para lhe dizer que o Camões merecia outro feriado em sua honra 😅👌

Fico mui lisonjeado com a proposta, por vós tão generosamente ofertada, e agradeço-vos com sincero fervor.

Há, pois, que começar a congeminar de que arte poderemos levar tão nobre intento avante.

Tudo quanto seja para conceder dias de repouso aos que laboram com afinco, conta com o meu pleno apoio!

Creio que um poeta, que mesmo com um só olho logra reparar esquentadores avariados à distância, merece, sem dúvida alguma, um feriado nacional em sua honra!😂😂😂

Desejo um bom fim de semana a todos.
    Concordam com este comentário: Dias12
  13.  # 16

😂😂😂😂😂😂
  14.  # 17

Agora o marido já tem agua quente para lavar a loiça.
  15.  # 18

nielsky, só se levar a loiça para lavar no chuveiro 😂 na cozinha a água quente sai do jarro eléctrico 😎
  16.  # 19

marize

tambem já tenho há um dia o esse esquentador instalado
    faz-me confusão um pormenor e quando se liga demora cerca de 10 segundos a arrancar, não sei se será normal e tambem o facto de quando desliga ficar a ventilação a trabalhar cerca de 30 segundos.
    Não sei se o seu faz isto
    tambem notei em relação ao atmosferico ( vulcano) que tinha menos capacidade de aquecimento, ou seja comecei por por a 45º e agora cá em casa querem a 50º
    o que acha'
    • SrR
    • 29 junho 2024

# 20

Colocado por: marco1tambem já tenho há um dia o esse esquentador instalado
    faz-me confusão um pormenor e quando se liga demora cerca de 10 segundos a arrancar, não sei se será normal e tambem o facto de quando desliga ficar a ventilação a trabalhar cerca de 30 segundos.
    normal, no início é a sequência de arranque, onde liga o ventilador para ventilar a câmara de combustão liga o piloto detecta que o piloto acendeu e por ai fora, ao desligar faz apenas a exaustão de algum gas da combustão que possa existir e tenha k ser ventilado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1

0.0241 seg. NEW