Bom dia, A minha casa está na zona urbana, considerada propriedade horizontal composta por cinco vivendas geminadas e saneamento à porta. Na altura que a comprei há 26 anos,como não constava no projeto, não desconfiei do que está cá dentro. Tem uma enorme fossa que recebe os dejetos de todas as cinco casas, em que só os alicerces da casa separam na rampa da cave. Só recentemente descobri o grande lamaçal ali existente por causa de odores e ratazanas invasores. Quase todos estes anos vivi no estrangeiro e era minha segunda residência de férias. Agora, como residente habitual, fui obrigado a modificar e corrigir todos os cifões e tampas na casa toda dentro. Fora, na rampa, existiam umas tampas que imaginei que fosse para manutenção de tubagem, mas enganei-me bem. Eram as fossas de grande dimensão com três divisões de depósito, saindo em liquido para o saneamento da rua. Em 26 anos não houve uma manutenção que originou 5 horas de esvaziamento e lavagem. Participei prontamente à Divisão das Águas Residuais, que em comunicado deu 30 dias para aterrar as mesmas, mas os vizinhos opuseram-se a colaborar e permitir aterrar as mesmas. Participei o sucedido às diversas autoridades publicas e até privadas, Município, Ersar, Aguas, Construtora da casa, incluí um advogado, mas até ao momento, nenhum arrisca passar um documento a permitir ligar direto ao saneamento publico. Sendo uma real e urgente necessidade, certas entidades falaram que é possível tamponar e fazer a minha própria saída ao esgoto. Não há nem querem condomínio,mas acham-se no direito de mandar na minha casa, pois pela lógica, a existir fossa, deveria estar na última casa como consta no projeto, que atualmente estaria ilegal. Pretendo ajuda e todos os comentários apenas ligados ao assunto são bem-vindos. Senão, abstenham-se. Obrigado
Diretamente não pode ligar, cada casa tem de ter uma caixa de descompressão e a mesma ligar a uma caixa do saneamento público. Sinceramente e perante as leis de hoje em dia, com saneamento público, acho que são obrigados a efetuar as obras necessárias, cada um individualmente. Não sei qual o tema para as entidades não exigirem de imediato isto.