Iniciar sessão ou registar-se
    • msms
    • 20 junho 2024

# 1

Em dezembro, adquiri um imóvel financiado. Como o meu atual contrato de arrendamento é muito bom, um amigo acabou por arrendar-me a sua casa por 6 meses informalmente, enquanto juntava dinheiro para a renovação do imóvel. Agora ele saiu e estou a terminar a renovação. Entretanto, com os valores de arrendamento como estão, seria mais vantajoso colocar o novo imóvel para arrendar e manter-me na minha atual casa.

Posso fazer isso? Pergunto porque é um imóvel financiado e não quero ter problemas com a Autoridade Tributária por causa do IMT de habitação própria e permanente. Cheguei inclusive a colocar o meu endereço fiscal no novo imóvel. Será suficiente este tempo se voltar a colocar o endereço fiscal no atual? Ou tenho mesmo de me mudar?

Existe um tempo mínimo que tenho de ficar no imóvel antes de poder arrendá-lo após a aquisição?

Cumprimentos
  1.  # 2

Assim que declarar um contrato de arrendamento perde os benefícios relativos a ser HPP.

Teve isenção de IMT? Ou está a falar de IMI?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: msms
  2.  # 3

Colocado por: jorgemlflorencio
    Teve isenção de IMT? Ou está a falar de IMI?

IMT para habitação permanente é mais baixo.
    IMI pode ter isencao ou não durante um determinado periodo.
    • msms
    • 21 junho 2024 editado

# 4

Colocado por: nielsky
    IMT para habitação permanente é mais baixo.
    IMI pode ter isencao ou não durante um determinado periodo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:msms

Isso, exactamente. O IMT é um pouco mais baixo por ser habitação própria e permanente. É apenas um pouco, não faz muita diferença. Tenho mais receio de mais represálias além da diferença, além do Banco ter algum problema também.
  3.  # 5

O arrendamento actual é um negocio de alto risco, as taxas de incuprimento são muito altas.
  4.  # 6

Colocado por: msms

Isso, exactamente. O IMT é um pouco mais baixo por ser habitação própria e permanente. É apenas um pouco, não faz muita diferença. Tenho mais receio de mais represálias além da diferença, além do Banco ter algum problema também.

Acredito que o Estado vá buscar a diferença. E não tem como escapar, basta declarar um contrato que eles cruzam os dados e contactam-no (e bem). Aconteceu comigo...

Com o banco, já depende. Já passei uma casa para secundária sem quaisquer consequências na taxa (ou spread). Mas era um contrato antigo (já com mais de 20 anos), se calhar não permitia ajustes nesse caso...
  5.  # 7

Fez bem as contas? Avaliou algum outro cenário?
    Ao valor a receber vai descontar o irs.
    O risco de alugar e ficar sem receber.
    O risco alugar, ter de sair da casa onde vive atualmente e não poder pedir a sua casa
    Concordam com este comentário: canario12

0.0109 seg. NEW