Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Recentemente decidi ir viver para um apartamento que estava a arrendar. Mas deparei-me com o facto que o apartamento é frio porque é virado a norte e não tem aquecimento central.

Queria saber o que me recomendam de sistema de aquecimento, tendo em consideração que o apartamento é um T3 de 90m2, revestido pelo exterior a tijolo (por isso acho que não tem isolamento) com caixilharias sem corte térmico nem vidro duplo, e sem hipótese de meter aquecimento por recuperador de calor ou salamandra. Quero aquecer tanto o ambiente como as águas. E não posso alterar o chão, porque queria fazer o minimo obras possiveis, porque tenho um orçamento limitado.

Eu pensei em ar condicionado, mas disseram-me que o ar condicionado necessita de maquinas no exterior, e como só tenho uma varanda pequena, parece que não daria para meter aí as máquinas exteriores necessárias de todas as divisões.

Também pensei em radiadores elétricos, mas não sei se compensa ou não o investimento porque também teria de comprar uma bomba de calor para não ter uma fatura da luz exurbitante, certo?

Peço desculpa pela ignorância, mas se me puderem ajudar na escolha do sistema eu agradeço.

PS: acho que existe uma pré-instalação de gás no apartamento

Obrigado

Miguel Azevedo
    • MDM
    • 21 junho 2024 editado

# 2

Acho que devia equacionar primeiro trocar as janelas por vidros duplos e só depois partir para o aquecimento. O conforto iria melhorar significativamente.

O calor que for agora meter na casa vai fugir todo pelas janelas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miguel Azevedo

0.0091 seg. NEW