Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva!

Abro este post no sentido de esclarecimento de uma dúvida, adiantando desde já que não percebo nada do tema.

Mudei de casa recentemente, para um apartamento novo, onde está instalado um caixa ited da quitérios e portas de internet em todas as divisões.

Na altura da instalação da fibra da MEO, o técnico perguntou me onde queria o router, e inicialmente referi na caixa ITED, mas a porta é metálica e cortava me o sinal quase em 50%, portanto optei pela zona da sala.

Acontece é que agora gostaria de manter o router na sala (por causa do sinal), mas gostava de ter internet nas outras divisões por cabo.

Posso ligar apenas o router à porta ethernet da sala, e meter um switch no ATI e ligar com cabos às outras portas? ou vou ter que puxar o cabo da fibra outra vez para a ati e ligar lá?

Se alguém me conseguir ajudar ficaria muito agradecido.
  2.  # 2

Colocado por: fanPPPPosso ligar apenas o router à porta ethernet da sala, e meter um switch no ATI e ligar com cabos às outras portas?

Sim
  3.  # 3

Sim, foi exatamente isso que eu fiz com cabos de rede. Tb fizeram o mesmo (router na sala) entao acabei a comprar outro router que meti num dos quartos e ligado a cabo de rede.
    O problema aqui em casa e que o quadro das telecomunicacoes nao tinha legenda entao tive que andar por tentativa e erro para saber que ports tinha que ligar no quadro para ter sinal no quarto.
  4.  # 4

Desculpem ser muito nabo,

mas onde é que ligo o cabo da sala para o router? na porta do da sala meto um cabo e ligo ao switch como entrada e depois ramifico para as restantes portas?
      quadro.JPG
  5.  # 5

Liga um cabo do router à tomada de rede mais perto, que vai ter a uma dessas pretas na ati.
    Se não tiver legenda, tem de ser por tentativa e erro ligando um portátil ou o Switch a cada uma delas até receber o sinal do router.

Depois é ligar a entrada do Switch na que tiver sinal e ligar as restantes portas do Switch às outras tomadas do ati.

Consegue perceber?
  6.  # 6

Colocado por: fanPPPDesculpem ser muito nabo,

mas onde é que ligo o cabo da sala para o router? na porta do da sala meto um cabo e ligo ao switch como entrada e depois ramifico para as restantes portas?
      quadro.JPG

Sim
  7.  # 7

Percebido, obrigado vou testar
  8.  # 8

A minha situação é parecida, ou seja:
    - meti o router do operador na TV, e liguei uma saída do router, a um router Wi-Fi que coloquei no quadro ATI.

Liguei um cabo para distribuir sinal para cada divisão e tudo ok, mas o sinal de Wi-Fi não melhorou.

Alguma configuração em falta? Dá-me ideia que o router só está a distribuir o sinal via cabo, mas não via Wi-Fi..

Alguém me consegue ajudar?
  9.  # 9

Colocado por: Bragas VLiguei um cabo para distribuir sinal para cada divisão

Mas tem algum equipamento nalguma dessas divisões?
  10.  # 10

Tenho a tomada de Ethernet..

Não expliquei bem..

A sala é num extremo da casa.. o quadro ATI fica no meio..

A minha ideia era ao alimentar o Router Wi-Fi, ter uma nova fonte de distribuição Wi-Fi..

Mas continuo sem sinal Wi-Fi nas divisões..

caso ligue um computador à tomada Ethernet já está a bombar..
  11.  # 11

E como fez a configuração de rede wifi desse novo router? É outro SSID (wifi com outro nome)? Ou manteve a mesma do router da operadora? Ligou o novo router como Access point do router da operadora? Qual é o router novo?
  12.  # 12

Pois.. é que não percebo nadinha disso.

não configurei nada..

só liguei e esperei que desse..

na minha cabeça, ao alimentar o router com o cabo ethernet vindo do operador, depois este iria distribuir o sinal, quer por wi-fi quer via cabo.

o router é um TP Link Archer C6
  13.  # 13

O TP LINK deve emitir uma rede diferente do router do operador.
  14.  # 14

Para que comprou um router, se apenas quer um access point?
  15.  # 15

Colocado por: VarejotePara que comprou um router, se apenas quer um access point?

Porque fala nessa linguagem tão esquisita num fórum português??

Ou seja, porque não percebo nada disso..

A minha ideia é distribuir os sinais Wi-Fi e Ethernet!
    Havia outra solução?
    Melhor?
    Está da para o que pretendo?
    Concordam com este comentário: Bull_pt
  16.  # 16

Colocado por: Bragas V

Havia outra solução?
    Melhor?

Dá , tem de configurar o tplink como Acesspoint e usar o mesmo (ssid)nome de rede do router da operadora

Netse momento se pesquisar as redes wifi deve ter ai uma tplinkXXXX essa sera a do seu router tplink.

Ou se preferir liga se a essa deve ter melhor sinal ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
  17.  # 17

Eu tenho uma solucao semelhante mas tenho 2 redes em casa. Uma com o router da MEO, e outra com o outro router. Ter o novo router a difundir o mesmo sinal do router original pode dar cagada pois em principio vai funcionar da mesma forma que os extensores baratuchos, onde anda constantemente a 'trocar' a origem do sinal e a ter quebras. O mais facil para quem nao quer gastar muito dinheiro e mesmo isto. So e 'chato' pois e preciso mudar a origem manualmente quando se troca de divisao. No meu caso era para o escritorio e quarto, portanto nem e problematico
  18.  # 18

Colocado por: Bragas V

Havia outra solução?
    Melhor?

Para distribuir rede wifi basta apenas um AP, existe imensos baratinhos, tem uns da xiaomi que tanto dá para 2.4 como para 5Ghz, se quer ethernet aí já é outra coisa, ou passa cabo do modem original até ao outro router ou então teria de ter quadro onde entra a fibra e entradas nas tomadas para ligar o router a essa rede
  19.  # 19

Colocado por: xiripiti

Para distribuir rede wifi basta apenas um AP, existe imensos baratinhos, tem uns da xiaomi que tanto dá para 2.4 como para 5Ghz, se quer ethernet aí já é outra coisa, ou passa cabo do modem original até ao outro router ou então teria de ter quadro onde entra a fibra e entradas nas tomadas para ligar o router a essa rede

Esses da Xiaomi nao resolvem nada. Basicamente anda sempre a mudar o sinal entre o router e o extensor o que torna a ligacao super instavel
  20.  # 20

Colocado por: dmanteigas

Esses da Xiaomi nao resolvem nada. Basicamente anda sempre a mudar o sinal entre o router e o extensor o que torna a ligacao super instavel

A mudar o sinal como? Isso de andar a mudar o sinal é na porcaria dos router que a NOS dá ao pessoal, para isso é necessário separar os canais, mudar SSID e o acesso ser diferente, se o AP só tem acesso a uma rede não tem de andar a mudar, se configuraram para os dois canais 2.4/5G então aí ele vai estar constantemente a procurar o que está mais perto

0.0228 seg. NEW