Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

O router sendo um tplink que já suporta meSH pode sempre comprar um ou dois extenders também da tplink que suportem também meSH para colmatar falta de rede em alguma partição
    • HFSF
    • 29 julho 2024

# 62

Esta afirmação não posso concordar com ela, nem a percebo. Os equipamentos que tenha para ligar por cabo ligam ao cabo, é sempre melhor. Mas a gestão do Wi-Fi para o resto dos equipamentos que usam Wi-Fi o que tem a ver com o cabo? Nada. Para a rede Wi-Fi pode, e deve, usar equipamentos que habilitem rede mesh.

Um sistema mesh cria uma rede de transporte de dados Wifi virtual. Imaginemos uma casa que é um rectangulo comprido e que numa ponta esta ligado o router mesh ao router da operadora e nós estamos na outra ponta da casa.

Estando nós na outra ponta da casa o sinal faz o seguinte trajeto:

Dispositivo -> router mesh 3 -> router mesh 2 -> router mesh 1 -> router da operadora -> internet. (imaginando que temos 3 dispositivos mesh)

Ou seja aumenta-se a latência e a probabilidade de interfêrencia porque tudo comunica por wifi.

Usando cabo nos APs retira-se todos estes saltos da rede entre routers porque eles falam directamente com um switch por cabo e depois o sinal sai para 1 gateway apenas (router da operadora)
    Quando digo para usarem cabo é usarem cabo para todos os APs, claro que não vão ligar um cabo ao iphone...

Isto não é achismo, podem fazer testes nas vossas redes e olhar para os retries, packet loss, performance em LAN.
    Concordam com este comentário: username_23
  2.  # 63

Ah ok HFSF. Sim, agora percebi.

Mas o que denomina um sistema mesh é o modo de gestão Wi-Fi, não se os AP são ligados entre si por cabo ou Wi-Fi.
    Um mesh ótimo deve ter ligação por cabo, eventualmente backhaul entre eles.
    Ainda assim, há por aí sistemas que usam ligação Wi-Fi por banda dedicada e que os testes equiparam a outro normal por cabo. Depende do que se quer gastar
    • Iko
    • 29 julho 2024

# 64

Isso é tudo verdade, mas para 90% das pessoas funciona perfeitamente sem qualquer problema, e nem nunca vão notas perda nenhuma de velocidade ou seja o que for, mesmo para trabalho…
    A maioria dos portáteis já não trazem entrada Lan, e não interessa comprar adaptadores Lan por USB.

E acima de tudo Wi-Fi e muito mais cómodo.
  3.  # 65

Eu tenho os meus 3 DECO M4 ligados por cabo.
    • HFSF
    • 29 julho 2024

# 66

Agora já começamos no marketing.

Tecnicamente falando wifi mesh é o que descrevi acima. Exemplo: google nest

O que está a chamar mesh é tecnicamente wifi roaming.
    Basicamente os APs configurar-se de forma a informarem melhor os dispositivos para iniciarem o roaming. Isto pode ser bom mas consegue-se a mesma coisa sem entrar em mesh que tendencialmente são mais baratos.
    • HFSF
    • 29 julho 2024

# 67

Colocado por: IkoIsso é tudo verdade, mas para 90% das pessoas funciona perfeitamente sem qualquer problema, e nem nunca vão notas perda nenhuma de velocidade ou seja o que for, mesmo para trabalho…
    A maioria dos portáteis já não trazem entrada Lan, e não interessa comprar adaptadores Lan por USB.

E acima de tudo Wi-Fi e muito mais cómodo.

Na minha terra pergunta-se: O que é que o **** tem haver com as calças?
    Ninguém está a defender que não se deve usar WiFi.

As necessidades de largura de banda são cada vez maiores e se se consegue melhor pelo mesmo preço e esforço porquê ir para a pior opção?

O meu afilhado, adolescente é o maior consumidor de dados da casa dele. Aulas remotas, series e filmes, jogos online são Gbs por mês.
    Cada vez que vem cá a casa diz sempre que a net é rapida e tenho menos largura de banda contratada que os pais dele.
  4.  # 68

Até as box's dos operadores trabalham melhor por cabo, que por Wi-Fi.
    • Iko
    • 29 julho 2024 editado

# 69

Claramente deves ter algum problema… para que essa agressividade toda? Nem falei para ti e nem respondi directamente ao teu post… (by the way, tb uso sistema Mesh).
    Mas acho que devias dizer ao teu afilhado para usar menos internet, e fazer algo mais saudável, mera opinião minha sem qualquer conotação negativa.

Colocado por: HFSF

Na minha terra pergunta-se: O que é que o **** tem haver com as calças?
    Ninguém está a defender que não se deve usar WiFi.

As necessidades de largura de banda são cada vez maiores e se se consegue melhor pelo mesmo preço e esforço porquê ir para a pior opção?

O meu afilhado, adolescente é o maior consumidor de dados da casa dele. Aulas remotas, series e filmes, jogos online são Gbs por mês.
    Cada vez que vem cá a casa diz sempre que a net é rapida e tenho menos largura de banda contratada que os pais dele.
  5.  # 70

Colocado por: HFSFTecnicamente falando wifi mesh é o que descrevi acima.

Não concordo. Talvez os primeiros mesh tenham sido exclusivamente nesse sistema, depois terão surgido os backhaul dedicado, sejam wired ou unwired.
    No presente o que define um sistema mesh não é certamente como os nós comunicam entre si.
    • HFSF
    • 29 julho 2024

# 71

LrLisboa sendo ou não com cabo adicionam hosp, com cabo é melhor mas ainda assim se já tem cabo em todas as divisões porquê que vai ir por um sistema mesh?

Isto não sou eu a dizer, exemplos:

https://www.reddit.com/r/HomeNetworking/comments/113pht6/access_points_vs_mesh_networks/
    https://www.reddit.com/r/HomeNetworking/comments/16ogapw/mesh_wifi_vs_extra_wired_access_points/

Temos vários exemplos de redes empresariais a funcionar, até em estádios, utilizando a arquitetura que comentei.

Iko> leste a coisa de forma muito agressiva não era o objectivo

0.0221 seg. NEW