Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas, comprei uma moradia a cerca de 1 ano. Na parte traseira da mesma, encontra se um declive algo acentuado, onde pretendo fazer um jardim. Para isso preciso de fazer um muro de suporte, para poder encher com pedra, e terra, já falei com alguns amigos Eng civis, e construtores, onde as opiniões são diversas. Uns aconselham me a fazer um muro em betão armado, outros em blocos e com muitos pilares e vigas. Já sondei outras alternativas, como os blocos da soplacas, e artbel, outro aconselharam fazer em pedra e cimento. Gostaria de ter a vossa opinião.
    O muro terá 3 metros e altura por 20 de comprido, sendo que pretendo ter em conta a relação qualidade preço.
    agradeço desde já a vossa ajuda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: gosantos
  2.  # 2

Boas

Com 3 m de altura é contraproducente um muro em alvenaria - mesmo com "muitos pilares e vigas". Penso que a solução adequada será mesmo um muro em betão armado.

cumps
    José Cardoso
  3.  # 3

Então qual achas que será a melhor medida para fazer a dita sapata, visto ser muito importante. Convêm dizer que o solo, é bastante duro, na maioria pedra, a menos de 50 cm, esta uma rocha de grandes dimensões.
  4.  # 4

Boas

Tem razão quando diz que é importante. É tão importante que só a avaliação no local das condições existentes permitiria responder em condições à sua pergunta. Deve consultar um técnico.

cumps
    José Cardoso
  5.  # 5

Assim o farei.
  6.  # 6

Já agora gostaria que me dessem a vossa opinião acerca das medias. quer da sapata, quer do muro.
    Pergunto isto, porque já consultei 2 Engº, e cada um da a sua opinião, e muito diferente. Em relação ao muro estão os dois em sintonia, Com 3m de altura por 20 de comprimento, tem que ter 30 cm de largura, com ferro de 12 ao alto, e de 10 ao comprido.
    Quanto a sapata, é que aparece a diferença. Um diz que tem que ter: 1,50m de largura, por 0,40m de altura, com ferro de 20.
    Outro diz que basta com 0,70m de largura, por 0,20m de altura, e com ferro de 16.
    Visto a diferença ser tão grande, gostaria de ter a vossa opinião.
    Pelas minha contas, o muro suportara cerca de 300m3 de saibro. Penso ser um dado importante
  7.  # 7

Boas

Em relação ao muro estão os dois em sintonia, Com 3m de altura por 20 de comprimento, tem que ter 30 cm de largura

Arrisco afirmar que 25 cm de espessura serão suficientes.

Quanto a sapata, é que aparece a diferença. Um diz que tem que ter: 1,50m de largura, por 0,40m de altura, com ferro de 20.
    Outro diz que basta com 0,70m de largura, por 0,20m de altura, e com ferro de 16.

Depende da forma que se possa dar à sapata.

1 - O muro está no limite do seu terreno ou o terreno de ambos os lados do muro é seu?
    2 - Qual o tipo de solo?

Um opinião (que até pode estar errada, depende de vários factores):

- Acho a sapata de 0,70 x 0,20 pequena para o efeito. Os 0,20 então acho um exagero.
    - Acho as medidas de 1,50 x 0,40 mais próxima daquilo que o cálculo deve indicar, mas parece-me um exagero a armadura em ferro de 20 mm (e qual o afastamento para estes varões?).

cumps
    José Cardoso
  8.  # 8

1 - O muro está no limite do seu terreno ou o terreno de ambos os lados do muro é seu?
    2 - Qual o tipo de solo?

1- O muro esta no limite do meu terreno, do outro lado, é via publica.
    2- O solo, é na maioria constituído por rocha.
  9.  # 9

Boas

1- O muro esta no limite do meu terreno, do outro lado, é via publica.

Nesse caso a 2ª opção parece-me fora de causa logo à partida. A 1ª solução - 1,50 x 0,40 - parece-me equilibrada; parto do princípio que a sapata se desenvolve integralmente dentro do seu terreno, ou seja, o muro e a sapata formam um L com a base do L dentro do seu terreno.

cumps
    José Cardoso
  10.  # 10

No meu ponto de vista talvez uma sapata de 1,00m por 0,50m, seria o certo, visto que eu pretendo encher cerca de 1,50m com pedras, assim tira muito peso em cima do muro.
    Sim o muro e a sapata formam um L, e todo dentro do meu terreno.
    Quanto ao ferro, qual o diâmetro que devo utilizar?
  11.  # 11

Boas

visto que eu pretendo encher cerca de 1,50m com pedras

Não percebi esta parte.

Quanto ao ferro, qual o diâmetro que devo utilizar?

Só fazendo o cálculo do muro.

PS: Até é fácil e rápido, mas ainda há pouco tempo fiz aqui algo do género para alguém que perguntou e "encheram-me" o e-mail com protestos, parece que dessa forma tiro trabalho a alguém. Como não estou para aturar isto, compreenderá que não lhe faça as contas. Mas não anda muito longe da solução apresentada com uma possível alteração: diâmetro mais reduzido e distância menor entre os varões.

cumps
    José Cardoso
  12.  # 12

Boa tarde

Tive a acompanhar a discussao e parece-me que para essa situaçao, e fui calcular o muro.

espessura muro: 20 cm
    armadura ao alto: ferro 12 afas. 15
    armadura de distribuiçao: ferro 10 afas. 15
    sapata: 1,20 x 0,50
    armadura de sapata: cesto com ferro 12 em ambas as direcçoes

abraço;

Gonçalo Batalha - Manuel Batalha - Cofragens de estruturas
  13.  # 13

Muito obrigado gosantos, pelos cálculos efectuados. Era mais o menos a ideia que tinha, entre os valores que me tinham dado.
  14.  # 14

Boas, ainda estou em fase de estudos, devido a umas complicações de ultima hora.
    Estou a analisar a hipótese de fazer o muro com gabiões, já tenho orçamento, e a primeira impressão, parece me ser uma alternativa a ter em conta.
    Gostaria de ouvir as vossas opiniões.

0.0169 seg. NEW