Iniciar sessão ou registar-se
    • HGMA
    • 21 junho 2024 editado

# 1

Boa tarde!

Gostaria de saber se alguém me poderia auxiliar no seguinte:
    Estou em fase de construção de habitação própria, no entanto surgiu a necessidade de fazer uma construção anexa adicional.
    Ora a arquiteta que fez o projeto diz que o melhor é acabar a obra começada, e depois de ter a licença de habitação fazer um outro projeto novo de arquitetura e especialidades para a construção anexa.
    O fiscal de obra diz que não há necessidade disso, e a forma mais simples e económica é fazer-se um projeto de alteração, de forma a "aproveitar" o que já está feito.
    Qual seria a melhor forma de abordar este assunto?
    Obrigado.
  1.  # 2

HGMA
    olhe hoje em dia não há certezas de nada para alem de que cada caso pode ser um caso
    O melhor que tem a fazer é ir á camara informar-se definitivamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  2.  # 3

Eu fazia um aditamento ao projeto durante a obra e assim já aproveitava o lanço de estar a construir e fazia tudo.
    Acredito seriamente que o aditamento fica mais barato e assim o processo também fica a ser analisado enquanto já está a construir.
  3.  # 4

Colocado por: HGMAO fiscal de obra diz que não há necessidade disso, e a forma mais simples e económica é fazer-se um projeto de alteração

Já há alguns anos que não existem projetos de alterações.
    No seu caso será sempre uma Comunicação prévia. Dependendo da câmara, ela pode ou não aceitar elementos que constem do projeto inicial.
    Eu diria que não, provavelmente vão-lhe pedir tudo novo.

Agora outra questão.
    Colocado por: HGMAsurgiu a necessidade de fazer uma construção anexa adicional.

Imagino que queira fazer isso durante a fase de construção do edifício principal. Se assim for, deve fazer já a Comunicação prévia
  4.  # 5

Colocado por: Andre309Eu fazia um aditamento ao projeto durante a obra

Também já há alguns anos que não existe essa figura.
    Ou são telas finais (que para o caso não é possível) ou Comunicação prévia
    • HGMA
    • 21 junho 2024 editado

# 6

Colocado por: zedasilva
    Já há alguns anos que não existem projetos de alterações.
    No seu caso será sempre uma Comunicação prévia. Dependendo da câmara, ela pode ou não aceitar elementos que constem do projeto inicial.
    Eu diria que não, provavelmente vão-lhe pedir tudo novo.

Agora outra questão.

Imagino que queira fazer isso durante a fase de construção do edifício principal. Se assim for, deve fazer já a Comunicação prévia

Muito obrigado a todos pelas sugestões.
    O objetivo seria aproveitar a construção e dar continuidade ao novo espaço. A ideia de já ter lá o pessoal a trabalhar, e de poder fazer tudo de uma vez sem andar fazer obras depois de ter o edifício principal acabado parece-me fazer mais sentido.
    No entanto, a arquiteta diz que o melhor é despachar este projeto como está, para não ter problemas com a emissão da licença de utilização, porque a câmara não vai aceitar uma construção nova no decorrer da obra. Agora não sei se me está a dizer isto para me "forçar" a comprar outro projeto integral posteriormente, ou se efectivamente dará para fazer um aproveitamento dos recursos, e pedir já para avançar com as alterações no decorrer da obra, como sugere o fiscal.
  5.  # 7

Colocado por: marco1O melhor que tem a fazer é ir á camara informar-se definitivamente.
    Concordam com este comentário: marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HGMA
  6.  # 8

Colocado por: HGMABoa tarde!

Gostaria de saber se alguém me poderia auxiliar no seguinte:
    Estou em fase de construção de habitação própria, no entanto surgiu a necessidade de fazer uma construção anexa adicional.
    Ora a arquiteta que fez o projeto diz que o melhor é acabar a obra começada, e depois de ter a licença de habitação fazer um outro projeto novo de arquitetura e especialidades para a construção anexa.
    O fiscal de obra diz que não há necessidade disso, e a forma mais simples e económica é fazer-se um projeto de alteração, de forma a "aproveitar" o que já está feito.
    Qual seria a melhor forma de abordar este assunto?
    Obrigado.

O melhor mesmo é ir a camara, depois de ter a obra pronta não faz muito sentido começar outra e novo, barulho, pó etc
    Concordam com este comentário: HGMA

0.0096 seg. NEW