Iniciar sessão ou registar-se
    • Kepe
    • 22 junho 2024 editado

# 1

Boas,

Pessoal já tenho uma estrutura de Pladur montada e agora tenho que meter lã mineral, o que é melhor em placa ou em rolo?
    Na vossa opinião o que isola melhor?

Queria de 8 cms. Conhecem algum sítio com bom preço?

Obrigado
  1.  # 2

Quer isolar o quê? Térmica? Acústica?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Kepe
    • Kepe
    • 28 junho 2024

# 3

Colocado por: RicardoPortoQuer isolar o quê? Térmica? Acústica?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Kepe

Queria isolar termicamente o teto.
  2.  # 4

Lá mineral 80mm em rolo.
    Liveplace por exemplo
    • Kepe
    • 28 junho 2024 editado

# 5

Colocado por: RicardoPortoLá mineral 80mm em rolo.
    Liveplace por exemplo

É mais fácil aplicar em rolo ou placa?
    Já tenho a estrutura do Pladur montada.
  3.  # 6

Colocado por: KepeQueria isolar termicamente o teto.

Já não tem a laje do tecto isolada pela parte de fora/cima/exterior?
  4.  # 7

Colocado por: Kepe

É mais fácil aplicar em rolo ou placa?
    Já tenho a estrutura do Pladur montada.

A dificuldade penso que seja a mesma no rolo só tem de fazer os cortes para encaixar os varões do teto.

Teoricamente é melhor pq ficará com menos juntas do que com as placas
    • Kepe
    • 28 junho 2024

# 8

Colocado por: Nostradamus

Já não tem a laje do tecto isolada pela parte de fora/cima/exterior?

Não..
    Por fora levará xps + lajetas.
  5.  # 9

Colocado por: KepePor fora levará xps

Afinal tem isolamento por fora. Em projecto ficou assim definido fazer essa sandwich de camadas de isolamentos com a laje?

Se tem isolamento por fora, não precisa de duplicar o isolar por dentro. Pode parecer uma boa ideia que melhora a térmica mas não é.
    Concordam com este comentário: gil.alves, tiagodiaf
  6.  # 10

Aproveitando este tópico,

Colocado por: NostradamusSe tem isolamento por fora, não precisa de duplicar o isolar por dentro. Pode parecer uma boa ideia que melhora a térmica mas não é.

E no caso da aplicação entre pisos, para ajudar a atenuação acústica, será que não se justifica?
    Estava a ponderar se seguia por esse caminho, e aplicava a lã mineral (de rocha no caso) nos espaços dos tectos falso do piso 0, com o objetivo de reduzir algum eventual ruído no piso 1 (zona dos quartos). Compensará o investimento face aos resultados obtidos, ou pouco adianta e até poderá existir algum efeito indesejável relativamente à componente térmica?

Obrigado.
  7.  # 11

Sim, é bom tanto acusticamente como termicamente
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ruikode
  8.  # 12

Colocado por: RuikodeEstava a ponderar se seguia por esse caminho, e aplicava a lã mineral (de rocha no caso) nos espaços dos tectos falso do piso 0, com o objetivo de reduzir algum eventual ruído no piso 1 (zona dos quartos).

Essa questão acaba por ser puramente pessoal em função daquilo que privilegiamos.

Valerá a pena penalizar o equilíbrio térmico global ao longo dos 365 dias, por causa de situações pontuais de ruido? Vivendo em família numa moradia é uma questão de todos se respeitarem dentro dos limites admissíveis.

Os quartos num patamar superior vão ter sempre uma tendência a aquecer mais no verão e a serem mais frios no inverno, principalmente devido à exposição. Essa lã de rocha vai atrasar as convecções naturais de temperatura da estrutura e espaços interiores entre os diversos pisos/divisões.

Como a temperatura interior tende sempre para o equilíbrio, sem isolamentos a atrasar estas trocas térmicas, no verão os quartos superiores vão ter a tendência a ir buscar o frio em baixo, assim como no inverno vão puxar o calor de baixo para cima.

(outros aspectos como exposição e tipo de aquecimento também entram na equação, mas estes fenómenos são intransigentes independentemente das escolhas)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ruikode
  9.  # 13

Colocado por: NostradamusValerá a pena penalizar o equilíbrio térmico global ao longo dos 365 dias, por causa de situações pontuais de ruido? Vivendo em família numa moradia é uma questão de todos se respeitarem dentro dos limites admissíveis.

Na realidade, nem existem problemas com o ruido. A minha ideia seria só mesmo tentar pensar em tudo o que pudesse melhorar o conforto (a todos os níveis) nesta fase que ainda vai ser construído, mas obviamente sem prejudicar noutro lado (e se os custos justificassem).

Colocado por: NostradamusOs quartos num patamar superior vão ter sempre uma tendência a aquecer mais no verão e a serem mais frios no inverno, principalmente devido à exposição. Essa lã de rocha vai atrasar as convecções naturais de temperatura da estrutura e espaços interiores entre os diversos pisos/divisões.

Como a temperatura interior tende sempre para o equilíbrio, sem isolamentos a atrasar estas trocas térmicas, no verão os quartos superiores vão ter a tendência a ir buscar o frio em baixo, assim como no inverno vão puxar o calor de baixo para cima.

Agradeço a sua explicação, era essa a minha dúvida e faz todo o sentido aquilo que descreveu. Assim sendo, vou esquecer essa ideia porque não iria trazer nada de vantagem, pelo contrário. Como disse, apenas procurava implementar algo que só implicasse vantagens e nada de problemas.

Nem sempre mais é positivo.

Muito obrigado.
  10.  # 14

Contudo , sem usar isolamento, precisa de climatizar mais volume bem como vencer a inércia. Tudo tem coisas boas como más.
    • Kepe
    • 30 junho 2024

# 15

O meu isolamento é uma placa térrea, ou seja por cima da lã mineral vou ter a placa e depois a tela + xps + lajetas.
  11.  # 16

Colocado por: KepeO meu isolamento é uma placa térrea, ou seja por cima da lã mineral vou ter a placa e depois a tela + xps + lajetas.

Não entendo o que diz
    Concordam com este comentário: Ruikode
  12.  # 17

Boa tarde,

De uma forma mais detalhada

Do interior para o exterior.

Lã mineral com papel Kraft
    Placa exterior
    Tela betuminosa
    Placa XPS
    Lajetas

Acham que é exagero?
  13.  # 18

Nao
  14.  # 19

Colocado por: KepeBoa tarde,

De uma forma mais detalhada

Do interior para o exterior.

Lã mineral com papel Kraft
    Placa exterior
    Tela betuminosa
    Placa XPS
    Lajetas

Acham que é exagero?

Não gosto, no inverno a agua infiltrada por baixo das lagetas e do xps vai congelar(ou ficar mt fria) e ficar lá a arrefecer a lage.
    Quando se faz:
    -pladur
    -lã mineral
    -lage
    -geotextil
    -xps
    -tela pvc
    - geotextil
    - godo

Isso não acontece, pois a agua que cai no telhado é encaminhada logo para o escoamento e basta dar um pouco de sol que seca logo.
    Na minha o geotextil e godo não coloquei, segundo a danosa a tela está preparada para isso mesmo.

0.0231 seg. NEW