Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Estou a passar por uma situação complicada na minha casa de banho e preciso da vossa opinião sobre o que fazer. Há algum tempo, comecei a notar infiltrações de água nas paredes, mesmo quando não está a chover. Já reportei ao seguro da casa, que afirmou que a infiltração pode ser proveniente dos vizinhos de cima ou do exterior do prédio.

Contactei os vizinhos de cima, mas eles recusaram-se a tomar qualquer atitude ou a acionar o seguro deles. Alegam que fizeram obras significativas na casa e que não pode ser culpa deles. Porém, este problema já tinha ocorrido com o antigo inquilino dessa mesma casa e parece que, mesmo após as obras, a infiltração continua.

Falei com a administração do prédio e a orientação que recebi foi de partir a minha casa de banho, chamar o seguro novamente para confirmar que a origem é do apartamento de cima, arranjar a minha casa de banho e, posteriormente, entrar com uma ação em tribunal para que os vizinhos paguem pelo arranjo. Estou cheia de dúvidas se esta é realmente a melhor maneira de resolver a situação.

Quais são as minhas opções legais e práticas para resolver isto? Qualquer conselho ou sugestão será muito bem-vindo!

Muito obrigada!
    • size
    • 24 junho 2024

# 2

Fala em infiltração nas paredes da WC. Todas ?
    E no tecto ?
    Há que apurar em que parede é que aparece a humidade com mais intensidade e saber o que existe nessa vertical no vizinho de cima. Banheira, cabine de duche, sanita, lavatório?

Saber também se nessa parede passa a conduta de esgotos do prédio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Maria002
  2.  # 3

Colocado por: Maria002
    Contactei os vizinhos de cima, mas eles recusaram-se a tomar qualquer atitude ou a acionar o seguro deles. Alegam que fizeram obras significativas na casa e que não pode ser culpa deles. Porém, este problema já tinha ocorrido com o antigo inquilino dessa mesma casa e parece que, mesmo após as obras, a infiltração continua.

Infelizmente é isto que se passa com inúmeras pessoas, veem se afetadas por infiltrações possivelmente provenientes do andar de cima e os vizinhos em vez de facilitarem e pedirem uma peritagem para eliminar a hipótese de ser deles, preferem não fazer nada.
    Não pagam nada se reportarem ao seguro, não têm agravamento sequer!
    Só vejo duas hipóteses, não tem seguro ou são mesmo marca M****!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Maria002
  3.  # 4

Colocado por: sizeFala em infiltração nas paredes da WC. Todas ?
    E no tecto ?
    Há que apurar em que parede é que aparece a humidade com mais intensidade e saber o que existe nessa vertical no vizinho de cima. Banheira, cabine de duche, sanita, lavatório?

4.  # 5

Colocado por: sizeFala em infiltração nas paredes da WC. Todas ?
    E no tecto ?

5.  # 6

A infiltração encontra-se tanto nas paredes como no tecto. Nas paredes que se encontram com água (3 das 5) passam canos tanto do lavatório como da máquina de lavar a roupa. A disposição na casa de banho do vizinho de cima é igual à minha fração. Não tenho a certeza se a conduta de esgotos passa por alguma das paredes mas vou averiguar. Obrigada pelo comentário!
  6.  # 7

É verdade, ainda por cima eu pedi apenas para acionar o seguro... as pessoas não têm o mínimo de consideração.
    Concordam com este comentário: fpacardoso
  7.  # 8

Os seus vizinhos são obrigados a reportar. Envie cartas registadas. O condominio tb deve de fazer o mesmo. Não adianta estar a reparar sem saber se para cima está tudo ok
  8.  # 9

Colocado por: fpacardoso
    Infelizmente é isto que se passa com inúmeras pessoas, veem se afetadas por infiltrações possivelmente provenientes do andar de cima e os vizinhos em vez de facilitarem e pedirem uma peritagem para eliminar a hipótese de ser deles, preferem não fazer nada.
    Não pagam nada se reportarem ao seguro, não têm agravamento sequer!
    Só vejo duas hipóteses, não tem seguro ou são mesmo marca M****!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Maria002

Não existe agravamento quando se usa o seguro multirriscos?
    • size
    • 25 junho 2024 editado

# 10

Colocado por: Maria002A infiltração encontra-se tanto nas paredes como no tecto. Nas paredes que se encontram com água (3 das 5) passam canos tanto do lavatório como da máquina de lavar a roupa. A disposição na casa de banho do vizinho de cima é igual à minha fração. Não tenho a certeza se a conduta de esgotos passa por alguma das paredes mas vou averiguar. Obrigada pelo comentário!

Existindo uma infiltração no tecto da sua WC é de admitir que a mesma NÂO tenha origem das fachadas do prédio, nem da conduta vertical de esgotos, mas SIM das condutas horizontais do seu vizinho, como de uma banheira, ou base de duche, lavatório, etc.

Uma infiltração dessas condutas provoca o alastramento da água pela placa de betão, originando essa humidade no tecto e paredes.

O seu vizinho tem a obrigação de atender à sua reclamação e colaborar para a pesquisa e, consequentemente, reparar o defeito que possa existir. Pelo facto de não ser visível qualquer humidade na WC dele, não pode assobiar para o lado, porque a água tem tendência a descer e não subir pelas paredes.

Ele, que recorra a um serviço de pesquisa de fugas de água, para localizar o ponto onde tem origem. Exemplo : https://www.servitec24.pt/

Através de carta registada responsabilize esse vizinho por todos os danos, continuados, que estão a ocorrer na sua WC
  9.  # 11

Colocado por: jpvngOs seus vizinhos são obrigados a reportar. Envie cartas registadas. O condominio tb deve de fazer o mesmo. Não adianta estar a reparar sem saber se para cima está tudo ok

Efetivamente têm a obrigação de o fazer mas quem é que os obriga? Na realidade, vê-se inumeros casos que os vizinhos não querem saber e não reportam aos seguros. É do género, "eu não tenho problema nenhum, os outros que se lixem".

Colocado por: Juliopintoab
    Não existe agravamento quando se usa o seguro multirriscos?

Não, por norma o agravamento não se aplica aos seguros multiriscos mas não dispensa a consulta da seguradora de cada um e das condições.
    • size
    • 25 junho 2024

# 12

Efetivamente têm a obrigação de o fazer mas quem é que os obriga? Na realidade, vê-se inumeros casos que os vizinhos não querem saber e não reportam aos seguros. É do género, "eu não tenho problema nenhum, os outros que se lixem".

Claro, que existe forma de obrigar os tugas manhosos;

1 - Denuncia na Câmara Municipal por insalubridade e insegurança na habitação, donde resultará uma vistoria e notificação para a necessária obra de reparação.

2 - Recurso aos Julgados de Paz ou Tribunal, para ser condenado, com pedido de competente indemnização.
  10.  # 13

Colocado por: size

Claro, que existe forma de obrigar os tugas manhosos;

1 - Denuncia na Câmara Municipal por insalubridade e insegurança na habitação, donde resultará uma vistoria e notificação para a necessária obra de reparação.

2 - Recurso aos Julgados de Paz ou Tribunal, para ser condenado, com pedido de competente indemnização.

Tem toda a razão no que diz, mas na pratica o que acontece é que o lesado tem de pagar a vistoria à CM e depois tem de pagar um advogado para ir a tribunal, se não tiver Julgado de Paz no concelho.
    • Soliva
    • 25 junho 2024 editado

# 14

Tem toda a razão no que diz, mas na pratica o que acontece é que o lesado tem de pagar a vistoria à CM e depois tem de pagar um advogado para ir a tribunal, se não tiver Julgado de Paz no concelho.

No entanto, sai-lhe mais barato porque eventualmente será ressarcido das despesas de reparação e pode solicitar que o que gastou na acção judicial seja igualmente pago pelo denunciado.
  11.  # 15

Vou reportar o caso dos meus vizinhos.

O do 1° andar detetou uma fuga semelhante à sua e avisou o do 2°andar do aparecimento da água e que seria melhor accionar o seguro.

O do 2° disse que não tinha nada a ver com o assunto e nem se dava ao trabalho de desligar a água quando saiam de casa.

O do 1° andar chamou a empresa que tratou a piscelaria do prédio (2006) e eles confirmaram aos 2 intervenientes que o problema era no 2° andar, mas este continuou sem fazer nada.

O do primeiro foi para tribunal para obrigar o outro a pagar.

Depois de accionar o tribunal e o do 2° andar se aperceber que ia ter de pagar lá chamou os tecnicos para reparar a fuga.

O processo continuou no tribunal e o do primeiro recebeu dinheiro para reparar tetos da cozinha, substituir os moveis da cozinha, todo o soalho da casa, entre outras despesas

Pago integralmente pelo do 2° andar porque depois de ir para tribunal9 seguro não dá para accionar....

Conclusão.... advogado e tribunal para que lhe resolvam o problema e lhe pague os prejuízos
    Concordam com este comentário: Soliva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: snob
  12.  # 16

Não há agravamento, no entanto, se começa a ter muitos sinistros a companhia de seguros não renova a apólice no vencimento. E depois é mais difícil encontrar alguma seguradora que aceite o risco. Quer dizer, encontrar encontra, mas o valor do prémio do seguro que apresentarão é mesmo para que não aceite de tão alto que será.
  13.  # 17

Colocado por: Na_mouchVou reportar o caso dos meus vizinhos.

O do 1° andar detetou uma fuga semelhante à sua e avisou o do 2°andar do aparecimento da água e que seria melhor accionar o seguro.

O do 2° disse que não tinha nada a ver com o assunto e nem se dava ao trabalho de desligar a água quando saiam de casa.

O do 1° andar chamou a empresa que tratou a piscelaria do prédio (2006) e eles confirmaram aos 2 intervenientes que o problema era no 2° andar, mas este continuou sem fazer nada.

O do primeiro foi para tribunal para obrigar o outro a pagar.

Depois de accionar o tribunal e o do 2° andar se aperceber que ia ter de pagar lá chamou os tecnicos para reparar a fuga.

O processo continuou no tribunal e o do primeiro recebeu dinheiro para reparar tetos da cozinha, substituir os moveis da cozinha, todo o soalho da casa, entre outras despesas

Pago integralmente pelo do 2° andar porque depois de ir para tribunal9 seguro não dá para accionar....

Conclusão.... advogado e tribunal para que lhe resolvam o problema e lhe pague os prejuízos
    Concordam com este comentário:Soliva
    Estas pessoas agradeceram este comentário:snob

Concordo com tudo o que disse e também em ir para tribunal contra estas pessoas que não se querem chatear e assim aprendem da pior forma para elas.
    No entanto, gostava de saber quanto tempo demorou esse processo todo, desde o aparecimento da infiltração até à sua resolução/reembolso de todas as despesas.

0.0213 seg. NEW