Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos os foristas,

    dicidi escrever cá no forum com a esperanca que alguem tenha/tenha tido uma situacao semelhante na compra de casa e talvez me possa ajudar/dar uma indicacao sobre o assunto abaixo descrito.

    Estou em processo de compra de uma casa na zona do Porto.

    É uma casa anterior a 1951 que foi sofrendo renovacoes ao longo dos anos.

    A documentacao da casa está legal (já consultei um advogado) mas tem algumas incongruencias relativo ás áreas:
    - A area Bruta na Licenca de habitabilidade (120 m2) nao corresponde á área da certidao predial (140 m2) e á área da certidao Permanente (140 m2);
    - A casa nao tem Planta;
    - A casa tem na realidade + ca. de 15 m2 relativo á certidao predial e Permanente e ca. de 35 m2 ralativos á Licenca de habitabilidade.

    A minha questao é se poderei ter problemas com as incongruencias a cima indicadas?

    Vale a pena actualizar a documentacao referida com a area real?

    Desde já obrigado pela vossa atencao.

    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
  2.  # 2

    Se precisar recorrer ao banco pode ter chatices. Senão não preocupe
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Steve85
  3.  # 3

    Colocado por: Steve85É uma casa anterior a 1951 que foi sofrendo renovacoes ao longo dos anos.

    Renovações que parecem estar relacionadas com o aumento de áreas.

    Colocado por: Steve85A casa nao tem Planta


    Colocado por: Steve85e ca. de 35 m2 ralativos á Licenca de habitabilidade.

    Se não existe planta como foi emitida a licença de habitabilidade?

    Colocado por: Steve85A documentacao da casa está legal (já consultei um advogado)

    Pelo que descreve não está pois parece existirem obras ilegais
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, Steve85
  4.  # 4

    Colocado por: Steve85A documentacao da casa está legal (já consultei um advogado)
    a documentação pode estar legal.. as obras feitas é que não.

    Colocado por: Steve85É uma casa anterior a 1951 que foi sofrendo renovacoes ao longo dos anos.
    a partir do momento que sofre obras deixa de interessar o 'anterior a 51'
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, Steve85
  5.  # 5

    Muito obrigado pelas vossas respostas e comentarios.

    "Se precisar recorrer ao banco pode ter chatices. Senão não preocupe" - Pois. nao vou recorrer a financiamento.

    "Se não existe planta como foi emitida a licença de habitabilidade?" Também me pergunto. Eu acho que a licenca foi emitida tendo por base dados da camara do porto, visto que a casa está inserida num antigo Bairro do Estado novo, que por algum tempo terá sido gerido por servicos camararios.

    "Pelo que descreve não está pois parece existirem obras ilegais" - Ou pelo menos nao foram comunicadas á Camara

    "a partir do momento que sofre obras deixa de interessar o 'anterior a 51" - Sim, faz sentido realmente

    Assumindo que a Documentacao estaria legal, faria na vossa opiniao, caso compre a casa, tentar corrigir as áreas? é um processo dificil? Qual seria a vantagem? Em principio "só" iria pagar mais impostos..
  6.  # 6

    Steve85, tivemos situação semelhante e infelizmente é exactamente com receio das taxas e impostos que nos tempos de antanho, se registavam anexos agrícolas em vez de residências.

    No nosso caso as áreas estavam corretas, mas havia um documento de isenção de licença de habitação que referia que a casa tinha sofrido intervenções no ano de 2000 e troca o passo.

    Não recorremos a crédito, documentos analizados por advogada com carta verde, apenas com a indicação de que ao lado desse documento, deveria estar uma planta e a referente identificação do que foi mudado.

    Ainda tentámos junto da CM local perceber que intervenções teriam sido, mas por senso comum percebemos que deve ter sido a criação de um wc externo que entretanto foi demolido.

    A eventual legalização é sempre uma boa ideia porque a vida muda e pode querer vender e novamente, só entrega o "menino Jesus" para os braços de quem não precisar de crédito.

    Agora uma coisa lhe posso seguramente garantir, comprando um imóvel para reconstruir e usufruir (e não para vender no imediato), garanto-lhe que vai "descobrir" tanta coisa para resolver, que os papéis vão ficar naturalmente para segundo plano 😅

    Boa sorte e tudo a correr bem.



    NB | para quem nunca viu, recomendo este clássico:

    https://youtu.be/ZO8svUiRDNE?si=neqREdR6mG50SoWA
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Steve85
  7.  # 7

    Marize, muito obrigado pelas Dicas.

    Grande Video :)
    Concordam com este comentário: marize
  8.  # 8

    Colocado por: Steve85Em principio "só" iria pagar mais impostos

    Ou não. Tem de equacionar também a possibilidade de terem de ser feitas reposições, demolindo totalmente ou parte do que está ilegal.
    Se para "emendar" uma construção ilegal fosse tão simples como pagar multas e impostos, toda a gente construía ilegalmente e depois logo se resolvia, nem eram precisos projetos 😅.
    Procure avaliar bem essa situação e perceber aquilo com que pode contar.
    Concordam com este comentário: marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Steve85
  9.  # 9

    Colocado por: Steve85Ou pelo menos nao foram comunicadas á Camara
    essa é a definição de 'obra ilegal'
    Concordam com este comentário: marize
 
0.0126 seg. NEW