Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite a todos!
    Tenho um terreno rústico no interior, gostava de colocar uma "casa móvel" (Bungalow, contentor ou casa de madeira), e gostaria de saber se alguem tem experiencia nessa área que me possa ajudar.
    Legalmente isso é possivel? Sei que terei de questionar na Câmara Municipal, mas antes gostaria de ir com alguma base.
    Já vi algumas empresas que fabricam este tipo de produtos, uns dizem que não necessita licença por sem móvel, entretanto também já vi alguns despachos de autarquias a dizer que era preciso licença...
    Desculpem o incomodo e este texto extenso, mas estou um pouco perdido...
    Gostava mesmo de saber se alguem aqui tem um tipo de negócio deste género ou pode ajudar neste sentido...

Muito obrigado!
  2.  # 2

Colocado por: ruifribe gostaria de saber se alguem tem experiencia nessa área que me possa ajudar.
    tem de contactar um arquitecto, tratar dos projectos etc.

Colocado por: ruifribLegalmente isso é possivel?
    é, desde que o PDM o permite

Colocado por: ruifribuns dizem que não necessita licença por sem móvel, entretanto também já vi alguns despachos de autarquias a dizer que era preciso licença...
    é facil de saber.. quem é que manda? a lei ou a palavra da empresa?
    Concordam com este comentário: Palhava
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruifrib
  3.  # 3

Há incentivos a fundo perdido para iniciar actividades do género?
  4.  # 4

actividades de quê?
    • NLuz
    • 26 junho 2024

# 5

Existe a "Linha de Apoio à Qualificação da Oferta" e a linha "Incentivos à Inovação Produtiva"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava, ruifrib
  5.  # 6

Antes de mais obrigado a todos pelas respostas!
    Irei tentar ver com um arquiteto, pois já vi algumas casas e acho que preciso de ajuda com algumas "espcificidades", como espessuras etc... pois colocando algum isolamento extra ou espessura / cobertura a casa quase que dobra o valor.
    Aproveito para perguntar se existe algum fornecedor deste tipo de casa que vocês conheçam.
    Alguem tem ideia do custo de um projecto deste genero junto do arquitecto?
    Sei que vou ter de colocar umas "sapatas",ou seja terei de cimentar os apoios, vocês tem noção do custo aproximadamente?
    Por fim (desulpem mais uma vez o abuso), estes incentivos em cima referidos, aplicam-se a este tipo de casas? O meu objectivo seria fazer um Alojamento local / rural.
  6.  # 7

Colocado por: antonylemostem de contactar um arquitecto, tratar dos projectos etc.

Concordam com este comentário:Palhava
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ruifrib

Boa noite,
    obrigado pela ajuda!
    A questão do PDM (sou novo nestas areas, e desculpa a possivel estupidez da pergunta), sendo rustico (não urbano para já ), há possibilidade de colocar um projeto destes? Na minha cabeça os terrenos eram divididos em rusticos ou urbanos, os rusticos não eram construtiveis e os urbanos sim... isto era o que eu achava...
  7.  # 8

Nada disso, pode ser rústico e ter a possibilidade de construir, como disseram tem de ver o PDM
  8.  # 9

Colocado por: powerPTNada disso, pode ser rústico e ter a possibilidade de construir, como disseram tem de ver o PDM

Sim, mas em condições muito especiais
  9.  # 10

Colocado por: antonylemostem de contactar um arquitecto, tratar dos projectos etc.

Concordam com este comentário:Palhava

Segundo sei e aqui na minha zona, a CM de Sesimbra dispensa licenças, projectos, etc.
  10.  # 11

Colocado por: AlexMontenegroCM de Sesimbra dispensa licenças, projectos, etc.

A informaçao que está a prestar é incorreta.
  11.  # 12

Colocado por: Pedro Barradas

A informaçao que está a prestar é incorreta.

Também achei e informei os proprietários. Disseram-me que se tinham dirigido à CM e que tinham dispensado o pedido de licenças e projectos, outros foram informados por email. Nada que não impeça de terem problemas no futuro.
  12.  # 13

Colocado por: ruifribsendo rustico (não urbano para já ), há possibilidade de colocar um projeto destes?
    ser rustico ou urbano apenas serve para calculo dos impostos (IMI).

O PDM é o Regulamento da CM que regula a construção e usos do solo (entre outras coisas). quando falar com o arquitecto peça que ele veja a classificação do terreno no PDM e assim vê o que pode ou não fazer nele.

Colocado por: ruifribisto era o que eu achava...
    pois.. mas isso é só para o que lhe disse acima
  13.  # 14

Colocado por: AlexMontenegroSegundo sei e aqui na minha zona, a CM de Sesimbra dispensa licenças, projectos, etc.
    sendo verdade essa CM age de forma ilegal pois não aplica a lei, que é bem clara nesse sentido. basta vir um novo regime depois que obrige a repor a legalidade que quem fez assim está lixado..
  14.  # 15

Alguem aqui tem deste tipo de casa ou conhece alguém que tenha? Se sim, podem pf recomendar alguma empresa nesta área de negócio.
    Obrigado a todos pela ajuda.
  15.  # 16

Colocado por: ruifribAlguem aqui tem deste tipo de casa ou conhece alguém que tenha? Se sim, podem pf recomendar alguma empresa nesta área de negócio.

As empresas que vendem essas casas querem é vender, e vão-lhe dizer aquilo que você quer ouvir.
    Acha que alguns tem que pagar IMI, licenças de construção, autorizações de utilização, projetos, etc são uns totós, e você é um chico esperto que vai evitar isso tudo?
  16.  # 17

Colocado por: Pickaxe
    As empresas que vendem essas casas querem é vender, e vão-lhe dizer aquilo que você quer ouvir.
    Acha que alguns tem que pagar IMI, licenças de construção, autorizações de utilização, projetos, etc são uns totós, e você é um chico esperto que vai evitar isso tudo?

Já percebi que a quesão das licenças é uma questão que não dá para contornar, não sou chico esperto, se fosse não me estaria a tentar informar...
    Agora como é um mercado tão especifico,por isso é que pergunto se há alguém aqui que já tenha passado por isso e possa recomendar uma empresa mais especializada e "séria"
  17.  # 18

Bom dia Rui,
    desconheço se o seu terreno é no interior norte, centro ou sul.

Se fôr no interior norte, quiçá uma visita à Rusticasa em Vila nova de Cerveira seja exequível e de alguma forma proveitosa.

Cumprimentos
  18.  # 19

Colocado por: CamõesBom dia Rui,
    desconheço se o seu terreno é no interior norte, centro ou sul.

Se fôr no interior norte, quiçá uma visita à Rusticasa em Vila nova de Cerveira seja exequível e de alguma forma proveitosa.

Cumprimentos

Bom dia,
    Interior Norte.
    Sim, irei ver tentar ver com eles e possivelmente marcar uma visita.
    Obrigado!

0.0227 seg. NEW