Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia caros foristas

    Sou administrador de condomínio, juntamente com mais dois condóminos, de um prédio de 12 frações. Uma das frações queixa-se de ter humidade e gotas de água a aparecer numa das paredes da sala.

    Após uma análise da situação, parece-nos ser provocada pela tubagem de água que vai desde o contador dessa fração até à cozinha e WCs ou então por algum tubo de saneamento que passe naquela zona. A fim de provar isto, pensei em pedir os projetos de especialidades que devem ter sido feitos quando o prédio foi construído.

    A minha pergunta é esta: é possível a administração do condomínio pedir à câmara uma cópia dos projetos? O edifício foi construído entre 2001 e 2003.

    Antecipadamente grato pela vossa colaboração
  2.  # 2

    Colocado por: harsousaA minha pergunta é esta: é possível a administração do condomínio pedir à câmara uma cópia dos projetos?

    É!
    Tratando-se de espacialidades que raramente são executadas de acordo com os projetos, correm o risco de não vos servir de nada
    Concordam com este comentário: BoraBora
    Estas pessoas agradeceram este comentário: harsousa
  3.  # 3

    Colocado por: harsousapensei em pedir os projetos de especialidades que devem ter sido feitos quando o prédio foi construído.


    Tem de ir ao arquivo da câmara municipal procurar se está lá no número de obra correspondente.


    Também fui procurar do meu prédio e NADA há em relação aos tubos. É um prédio dos anos 70.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: harsousa
  4.  # 4

    Colocado por: zedasilva
    É!
    Tratando-se de espacialidades que raramente são executadas de acordo com os projetos, correm o risco de não vos servir de nada


    Realmente, a realidade é um quebra-cabeças em relação ao que está nos papéis.
    Mas em prédios recentes isso acontece?
  5.  # 5

    Colocado por: PalhavaMas em prédios recentes isso acontece?

    Sim!
    As redes de águas e esgotos são os parente pobres dos projetos.
    É raro os picheleiros cumprirem os projetos
    É raro os técnicos obrigarem os picheleiros a cumprir os projetos
    Concordam com este comentário: BoraBora
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava, harsousa
  6.  # 6

    Sabe explicar o porquê?
  7.  # 7

    Colocado por: PalhavaSabe explicar o porquê?

    Porque:
    _ O engenheiro que fez isto deve ser um burro (infelizmente às vezes temos que lhe dar razão)
    _ Já faço assim há mais de 20 anos e nunca tive um problema
    _ Eu faço o que está no projeto mas não me responsabilizo se os gajos da água depois vierem cá e reprovarem
    _ Não precisa de nada disso. Eu faço mas custa mais ...
    ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava, harsousa
    • SrR
    • há 3 dias editado

     # 8

    Normalmente esses projectos sao esquemas de princípio que depois sao adaptados em obra, em todo o caso deve ser feita uma actualização dos traçados nas telas finais, mas não esperem uma copia exacta da realidade
    Concordam com este comentário: Pickaxe
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  8.  # 9

    Descobrir onde passam os tubos, sobretudo da entrada de águas é um quebra cabeças.

    Os de saída, também são um quebra cabeças, mas descobrir as fugas,mesmo assim, é mais fácil. Sempre dá para colocar uma câmara (apesar das dificuldades para introduzir a sonda).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: harsousa
  9.  # 10

    O motivo para não ficar igual ao traçado é muito simples, no autocad é fácil fazer linhas a direito, em obra a realidade não é bem assim.

    Desde apanhar pilares, vigas, paredes desencontradas, tubagem eletricidade, ITED, etc.
  10.  # 11

    Colocado por: VarejoteO motivo para não ficar igual ao traçado é muito simples, no autocad é fácil fazer linhas a direito, em obra a realidade não é bem assim.

    É!
    O autocad até tem uma vantagem. Consigo colocar projetos sobre projetos e ver onde estão os pilares e as vigas.
    O problema é que os nossos projetos continuam a ser feitos sem qualquer compatibilização entre eles.
    O gajo da estrutura não fala com o gajo das águas e o coordenador de projetos não fala com os dois.
    Cada um na sua quinta e quanto menos trabalho tiverem melhor
    O Coordenador dos projetos recebe só pelo termo, não é para trabalhar.
  11.  # 12

    Colocado por: zedasilvaO Coordenador dos projetos recebe só pelo termo, não é para trabalhar.


    👀


    A realidade.
  12.  # 13

    Colocado por: PalhavaA realidade.

    A realidade é aquilo que os Donos de Obra quiserem.
    Hoje já não há muitas desculpas para os DO dizerem que não sabiam que era assim. A grande maioria das vezes os DO aceitam maus serviços e maus técnicos porque isso também lhes é favorável.
    Quase sempre a justificação é porque era mais barato.
    Temos por habilito só contabilizar os custos diretos e não os indiretos, por isso só contabilizamos o que nos sai do bolso no imediato.
    Aquilo que poderá vir a sair daqui a uns tempos depois vê-se
    Concordam com este comentário: fredcunha
 
0.0154 seg. NEW