Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Fiz uma proposta para adquirir uma moradia perto dos 300k. A moradia tem alguns anos mas está em muito bom estado, só precisa de uma pintura de umas paredes, substituição dos estores e não muito mais.

    A localização também é muito boa, o único problema é que é um pouco grande, tem 300m2 úteis, até consigo ocupar grande parte do espaço mas vai haver sempre algum livre, além disso, tenho medo da manutenção, os 300k é perto do máximo que posso dar, e até me sobra algum durante o mês que daria à partida para qualquer problema.

    No entanto, agora também apresentaram uma proposta superior em 10k.

    O que fariam aqui? Subir a proposta? Por estes valores já consigo construir algo com 250k? Talvez consiga arranjar um terreno engraçado por 50k

    Honestamente preferia uma moradia mais pequena, mas a qualidade e os preços das moradias mais pequenas deixa muito a desejar, facilamente 100m2 por 200-250k, ou casas mesmo antigas sem terreno minimo dos minimos 180k.
  2.  # 2

    Também me esqueci de mencionar que iria beneficiar da isenção do IMT, o que sempre ajuda um pouco, mas honestamente prefira que fizessem medidas para ajudar na construção/ aquisição de terrenos

    Ainda, em frente da moradia tem um terreno parecido à venda por 200k para verem como é complicado neste momento aqui, e por isso, que ponderaria adquirir a moradia com 300m2
  3.  # 3

    Colocado por: biwowiNo entanto, agora também apresentaram uma proposta superior em 10k.


    Se não fez "contrato promessa compra e venda" pode vir a perder a oportunidade.

    Já perdi uma grande oportunidade porque disse que ficava com o apartamento T5 mas ia saber se o banco emprestava.
    Era um apartamento maravilhoso a precisar de obras numa das avenidas de Lisboa.
    Acho que era 140 mil euros.

    Há um user do fórum da casa que tem um apartamento igual no mesmo prédio.
    É um apartamento enorme com 3 WCs.
    -------
    Claro que perdi o apartamento.

    Foi uma desilusão enorme.
    Mas estava "verde" e não sabia/não confiava que tinha de deixar logo ali um cheque para reservar.
  4.  # 4

    Colocado por: biwowi
    Ainda, em frente da moradia tem um terreno parecido à venda por 200k


    Só pelo terreno?


    Estranho 300mil por uma moradia com 300m2 num local com terreno tão caro.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  5.  # 5

    Colocado por: biwowiO que fariam aqui? Subir a proposta? Por estes valores já consigo construir algo com 250k?


    Cada caso é um caso, e no final é uma escolha pessoal.

    Eu pessoalmente não comprava casa tão grande para depois andar "sozinho" a ouvir o meu eco nas divisões, por muito bom negocio possa ser.
    Também anda por ai bons negócios de carros com muitos bons motores, porque simplesmente a manutenção e utilização tem um preço exorbitante.

    Se eles dizem que alguém ofereceu +10 mil, então veja isso como intervenção divina para não comprar. (no final vamos a ver e é só paleio para tentarem sacar + 10 mil)
    Ainda por mais você próprio esta cheio de duvidas e reticente face às dimensões. Nestas coisas não pode se pode duvidar, senão existe a possibilidade de arrependimento.

    Em relação a construir, pode esperar 3 anos até ter a casa construida? Quanto urgente é ter a casa hoje, já?

    Dependendo da região de Portugal, detalhe super importante, com 250-300K, encontrando um terreno jeitoso e barato, permite um projecto contido, e no final tem uma casa que será sempre mais eficiente, com novos materiais, e idealizada por si e não por outro.
    Concordam com este comentário: marize
  6.  # 6

    Muito resumidamente, se eu estivesse na fase de negociação de um imóvel e alguém viesse e desse mais 10K eu mandava logo o vendedor/agente imobiliário para a prostituta que o concebeu e seguia a minha vidinha... Mas isto agora é um leilão?!?
    Concordam com este comentário: Nostradamus, NLuz, marize, desofiapedro
  7.  # 7

    Colocado por: Vítor MagalhãesMuito resumidamente, se eu estivesse na fase de negociação de um imóvel e alguém viesse e desse mais 10K eu mandava logo o vendedor/agente imobiliário para a prostituta que o concebeu e seguia a minha vidinha... Mas isto agora é um leilão?!?
    Concordam com este comentário:Nostradamus,NLuz


    A minha proposta estava aceite "automaticamente" mas aparentemente algo correu mal e alguém conseguiu submeter outra proposta.
  8.  # 8

    Colocado por: Nostradamus

    Cada caso é um caso, e no final é uma escolha pessoal.

    Eu pessoalmente não comprava casa tão grande para depois andar "sozinho" a ouvir o meu eco nas divisões, por muito bom negocio possa ser.
    Também anda por ai bons negócios de carros com muitos bons motores, porque simplesmente a manutenção e utilização tem um preço exorbitante.

    Se eles dizem que alguém ofereceu +10 mil, então veja isso como intervenção divina para não comprar. (no final vamos a ver e é só paleio para tentarem sacar + 10 mil)
    Ainda por mais você próprio esta cheio de duvidas e reticente face às dimensões. Nestas coisas não pode se pode duvidar, senão existe a possibilidade de arrependimento.

    Em relação a construir, pode esperar 3 anos até ter a casa construida? Quanto urgente é ter a casa hoje, já?

    Dependendo da região de Portugal, detalhe super importante, com 250-300K, encontrando um terreno jeitoso e barato, permite um projecto contido, e no final tem uma casa que será sempre mais eficiente, com novos materiais, e idealizada por si e não por outro.


    O problema é que estou a arrendar já há aí uns 3 anos, e estou farto de estar aqui, não tem muitas condições, não há mais nada para arrendar, mesmo que houvesse os preços começam nos 800, que é quase o valor da prestação, mas sim acho que vou desistir da casa.
  9.  # 9

    Colocado por: Palhava

    Só pelo terreno?


    Estranho 300mil por uma moradia com 300m2 num local com terreno tão caro.
    Concordam com este comentário:jorgealves


    A moradia estava mais cara, mas não vendeu, já está no mercado há algum tempo. Também não me acredito que o terreno venda pelos 210k mas toda a gente pode pedir o que quiser. Supostamente tem projeto para construção de algumas moradias, eu não tocava no terreno nem dado porque tem poste de média tensão lá, mas o que mais vejo agora são construídas mesmo à beira desses postes, por isso, há quem compre.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  10.  # 10

    Colocado por: Palhava

    Se não fez "contrato promessa compra e venda" pode vir a perder a oportunidade.

    Já perdi uma grande oportunidade porque disse que ficava com o apartamento T5 mas ia saber se o banco emprestava.
    Era um apartamento maravilhoso a precisar de obras numa das avenidas de Lisboa.
    Acho que era 140 mil euros.

    Há um user do fórum da casa que tem um apartamento igual no mesmo prédio.
    É um apartamento enorme com 3 WCs.
    -------
    Claro que perdi o apartamento.

    Foi uma desilusão enorme.
    Mas estava "verde" e não sabia/não confiava que tinha de deixar logo ali um cheque para reservar.


    Era supostamente a próxima fase. Não sei se podia ter sido feito logo no dia
  11.  # 11

    Proposta seguras de boca, nem eu quando comprei a moradia(sem intermediários), com 12% CPCV, só descansei com escritura feita.
    Concordam com este comentário: Palhava
  12.  # 12

    Tambem estou mais ou menos na mesma situacao... com a isencao de IMT para compra, ja conseguia comprar uma casa agora. No entanto o meu objetivo era mesmo construir. Nao tenho pressa pois estou a arrendar um apartamento com excelentes condicoes, mas por outro lado tb tenho algum receio da construcao pois em teoria, apos a aquisicao do terreno teria um orcamento de 250 a 300 mil euros, na zona centro do Pais, mas tenho lido tanta coisa que fico com algum receio de nao ser suficiente para uma moradia terrea T3 + 1 escritorio que idealizamos. E por outro lado, por um pouco mais de 300 mil ja se ve algumas que nao sendo ideais, sao bem jeitosas.
  13.  # 13

    É muito "interessante" ser DO.
    Mas são muitas dores de cabeça que se poupam se se adquirir uma moradia já em construção e dar apenas algumas nuances, como escolher alguns materiais já em obra.
    Se houver essa possibilidade.
  14.  # 14

    Confesso que me faz um pouco de confusão ler valores de terreno de 50K, quando por 5k mais, comprámos uma quinta com quase um hectare e artigo urbano...

    Fico (honestamente) com esperança que se abra a possibilidade (não em todas as pessoas ao mesmo tempo, que não gostaria de ter muitos "vizinhos"), de que novos DO acolham que da mesma maneira que os imóveis nos centros estão a valorizar de ano para ano, o mesmo acontece com os que estão bem localizados no interior.


    biwowi> do que li do seu post, pareceu-me cansaço, saturação, dúvida, e esse conjunto não é de todo o melhor catalizador para uma compra que requer um crédito bancário.

    Pode mudar de vida? Mudar de emprego? Mudar de amigos?
    (de família não pode! por isso a escolher tem de ser uma das outras opções)
  15.  # 15

    Colocado por: marizeConfesso que me faz um pouco de confusão ler valores de terreno de 50K

    Depende, temos que ponderar vários fatores. A mim, faz-me confusão quem procura (e compra) um terreno num qualquer lugar, muitas vezes longe de onde realmente gostaria de viver, apenas porque é "barato e grande".

    É claro, também existe o inverso, como será o caso da Marize, que comprou um terreno espaçoso, que possivelmente corresponde aos seus ideais e num sitio onde se sente bem, por um preço interessante. Excelente negócio para si. E não menos importante, é realmente ter possibilidade de pagar aquilo de que se gosta minimamente.

    Já para outras pessoas (eu incluído), é imperativo investir num local para viver onde se sinta realmente bem acima de tudo, que sinta algum tipo de ligação e tranquilidade. Obviamente que não é só querer e comprar, é preciso escolher algo ao alcance de cada um, mas mais que a paisagem e o tamanho, deverá ser o apego que se sente ao local. Lamentavelmente muitas pessoas (por necessidade ou por simples falta de bom senso) fazem essa escolha com base em fracos argumentos, e depois arrependem-se da opção e nesse caso, a) Perdem anos a refazer essa parte da sua vida, com todos os custos extra associados, ou b) Já não têm possibilidades de emendar o que está mal, e levam uma vida a lamentar o erro, desgostosos com o que têm nas mãos.

    Se eu lhe contar que nós pagamos o dobro dos valores aqui mencionados, por um lote mais de 20x inferior ao seu, possivelmente sente uma coisinha má 🤣🤣. Infelizmente, vivemos numa zona do país (sul) onde os preços estão descontrolados, mas é aqui que nos sentimos bem, é aqui a nossa casa. E para construir, possivelmente terei de ponderar um assalto a um banco, mas isso são outras contas 😅.

    ps: E mesmo assim, ainda há quem não entenda as diferenças de preços brutais na construção atualmente. Por isso não se consegue realmente comparar preços. Cada caso é um caso, e tudo tem influência no preço final, sendo a localização um fator relevante.
  16.  # 16

    Na minha procura por casa , tive ha dias um caso sui generis fechei negocio com um imóvel por 260k , eles queriam inicialmente 300K. Como faltava licença de utilização decidimos não fazer o CPCV sem ter a mesma, mas com a palavra de que a casa estaria vendida, e que a iriam retirar das imobiliárias e retirar as placas etc passado algumas semanas, a casa continuava a venda e continuava a ser vendida, andavam a ver se a leiloavam...

    Desfiz o negocio no momento , passado agora uns 6 meses ainda continua a venda.... nem sei se já terão tratado da LU..
  17.  # 17

    Colocado por: larkheDesfiz o negocio


    Como se desfaz algo que nunca existiu?

    Para haver um contrato, ambas as partes têm de cumprir.
  18.  # 18

    Colocado por: Palhava

    Como se desfaz algo que nunca existiu?

    Para haver um contrato, ambas as partes têm de cumprir.


    É como o outro "só telefonei para dizer que não estou interessado na viatura".
  19.  # 19

    Colocado por: NostradamusEm relação a construir, pode esperar 3 anos


    3 anos? Porque não 10 ou 15?
  20.  # 20

    Admitindo que pode constantemente andar a renovar a licença de construção, até pode demorar 30 anos como os meus ascendentes fizeram assim como muitos outros.

    Aquele aspecto de obra inacabada com o tijolo exposto e reboco sem pintura é de um requinte inegável.

    "Enquanto não pintar a casa e a obra não terminar, não se paga IMI"
 
0.0228 seg. NEW