Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá todos,
    Poderiam dar sff opiniões sobre a seguinte opção e preço orçamentado para substituição do meu portão?

Portão de duas meias folhas abrir, medindo cerca de 2110 x 1880 mm.
    Com respetiva porta peão.
    Aro de fixação em tubo retangular de 60 x 40 x 1,50 mm. Topo inferior aberto.
    Aros portas em tubo quadrado de 40 x 40 x 1,50 mm.
    Aro porta peão em tubo quadrado de 30 x 30 x 1,50 mm.
    Dobradiças de 3 nós.
    Chapa zincor lisa de 1,25 mm de espessura.
    Fechadura normal e trinco elétrico para porta peão.
    Batentes em barra de 35 x 5 mm.
    Dois fechos culatras.
    Batente de chão.
    Portões decapados e metalizados.
    Material e mão de obra no valor de € 2500.00 + IVA.
    Na retificação de medidas ou na adjudicação do orçamento, 50% de sinal o restante depois do trabalho concluído.

O que vos parece ?
    E desde já, o meu muito obrigada
    CMartin
  2.  # 2

Ninguém a opinar ? Estamos com falta de serralharia no fórum, ou donos de obra com serralharia ?
    Up !
  3.  # 3

Colocado por: CMartinNinguém a opinar ? Estamos com falta de serralharia no fórum, ou donos de obra com serralharia ?
    Up !

O seu marido não é serralheiro?

Aqui não há serralheiros nem ninguém com serralharias, isso não é bem portão com folhas chapeadas, não vão haver muitas larachas.

Porta peão desconheço, porta de homem sim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  4.  # 4

Olá Varejote,
    O meu marido é comercial, antes da banca e seguros, depois de portões e portas, mais à frente, de caixilharia. Até era capaz de me dar jeito que fosse serralheiro ! Mas não se pode ter tudo :)

No fundo, é um portão de duas folhas em batente, com porta peão (como eles chamam, eu também chamo de porta de homem) numa das folhas, aro fixo para fixação à parede e aro móvel na porta peão. Estou a tentar manter o desenho do portão existente que é em madeira (podre).

Colocado por: Varejoteisso não é bem portão com folhas chapeadas, não vão haver muitas larachas.
    Caramba Varejote, que péssimismo. Não me diga isso. Tanta coisa que se vê no fórum, e não me diga que os portões são todos folhas chapeadas.
    Malta com portão, é tudo folhas chapeadas ?
  5.  # 5

Colocado por: CMartinOlá Varejote,
    O meu marido é comercial, antes da banca e seguros, depois de portões e portas, mais à frente, de caixilharia. Até era capaz de me dar jeito que fosse serralheiro ! Mas não se pode ter tudo :)

No fundo, é um portão de duas folhas em batente, com porta peão (como eles chamam, eu também chamo de porta de homem) numa das folhas, aro fixo para fixação à parede e aro móvel na porta peão. Estou a tentar manter o desenho do portão existente que é em madeira (podre).

Caramba Varejote, que péssimismo. Não me diga isso. Tanta coisa que se vê no fórum, e não me diga que os portões são todos folhas chapeadas.
    Malta com portão, é tudo folhas chapeadas ?

Que tal umas fotos, para a malta visualizar? Nem que seja tipo desenho.

Se isso é tudo feito à mão, provavelmente não vai arranjar mais barato e bem feito.
  6.  # 6

Vou ver se arranjo (ou faço) um desenho/foto.

Colocado por: VarejoteSe isso é tudo feito à mão, provavelmente não vai arranjar mais barato e bem feito.

Também tenho essa impressão. Obrigada Varejote
  7.  # 7

Falta o reforço para os motores do automatismo.
  8.  # 8

Não leva automatismo, é pedonal, sousal.

O portão é este das imagens e o que está pedido (a solução que referi em cima) é fazer igual, em chapa galvanizada.
    Do lado esquerdo (primeira foto) é uma folha, do lado direitoo é a outra só que com a porta peão ou porta de homem.
    Com a diferença que o novo portão vai acabar em altura no piso onde está o betão e o passeio, que agora está desnivelado, e aí, no interior,vou mandar fazer um degrau.
      IMG-20240626-WA0010.jpg
      IMG-20240626-WA0011.jpg
  9.  # 9

Colocado por: CMartinMaterial e mão de obra no valor de € 2500.00 + IVA.

Em material é um quinto do valor, mas a vida está difícil, portanto a mão-de-obra tem de ser paga a condizer... ao menos que fique bem feito. Só achei curioso a aplicação de chapa zincor, e depois é decapado para metalizar... metalizado tem que ser, isso é certo.

Colocado por: VarejoteSe isso é tudo feito à mão, provavelmente não vai arranjar mais barato e bem feito.

Também concordo, não deve haver muita alternativa.
  10.  # 10

Colocado por: RuikodeSó achei curioso a aplicação de chapa zincor, e depois é decapado para metalizar... metalizado tem que ser, isso é certo.

Explique-me melhor Ruikode ? Há que ter atenção a estes detalhes nas propostas, por vezes traduzem-se em qualquer coisa que não nos convém.
  11.  # 11

A chapa zincor basicamente tem uma camada protetora (eletrozincada, diferente da galvanização, ambas como proteção à oxidação).
    Pela lógica, os portões acabados se vão ser decapados (a jato de areia para serem metalizados, sendo essa a proteção à corrosão), essa decapagem irá remover a camada de proteção da chapa zincor. Não tem mal nenhum, simplesmente julgo que para fazer isso, podia ficar um pouco mais barato utilizar a chapa crua (sem qualquer pré-tratamento) porque no final o resultado seria o mesmo.
    Mas a diferença também não deveria ser relevante, achei curioso, só isso.
    Espero ter explicado bem o lógica da coisa.
  12.  # 12

Colocado por: CMartinPortão de duas meias folhas abrir, medindo cerca de 2110 x 1880 mm.
    Mandei fazer um recentemente com 4900*2700, ficou sensivelmente no dobro desse orçamento. Mas metade dele era em grade. Por isso o seu orçamento não me parece desajustado.

Agora os aros com 1,5mm de espessura é que não me parece muito. O meu levou tubo com 3mm.
    • snob
    • 27 junho 2024 editado

# 13

Depois ainda vai precisar de cerca de 500 euros para os mandar pintar. Não ficaria melhor servida com portões de aluminio soldado? É que a mão de obra é a mesma e estão sempre impecáveis!
  13.  # 14

Colocado por: RuikodeA chapa zincor basicamente tem uma camada protetora (eletrozincada, diferente da galvanização, ambas como proteção à oxidação).
    Pela lógica, os portões acabados se vão ser decapados (a jato de areia para serem metalizados, sendo essa a proteção à corrosão), essa decapagem irá remover a camada de proteção da chapa zincor. Não tem mal nenhum, simplesmente julgo que para fazer isso, podia ficar um pouco mais barato utilizar a chapa crua (sem qualquer pré-tratamento) porque no final o resultado seria o mesmo.
    Mas a diferença também não deveria ser relevante, achei curioso, só isso.
    Espero ter explicado bem o lógica da coisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CMartin

Obrigada, Ruikode, interessante saber. E curioso, sendo assim, sim. Qual será a motivação por essa opção por parte da serralharia (?) pergunto-me.
  14.  # 15

Colocado por: HAL_9000Agora os aros com 1,5mm de espessura é que não me parece muito. O meu levou tubo com 3mm.

Talvez tenha a ver com o tamanho do portão, o aro estará proporcional considerando, digo eu.
    O vão onde encaixa é até pequeno (como nas fotos).
  15.  # 16

Colocado por: snobDepois ainda vai precisar de cerca de 500 euros para os mandar pintar. Não ficaria melhor servida com portões de aluminio soldado? É que a mão de obra é a mesma e estão sempre impecáveis!

Ai é, mas eles sabem que quero à cor verde, deveria estar incluída a cor. Obrigada snob.
    Não sei, para o efeito, acho que o alumínio soldado não oferece à vista o mesmo acabamento, é mais liso, a corrido, menos rústico. O que acha ?
  16.  # 17

Ainda não percebi, porque dizem que a pintura não está incluída.
  17.  # 18

Colocado por: CMartinNão sei, para o efeito, acho que o alumínio soldado não oferece à vista o mesmo acabamento, é mais liso, a corrido, menos rústico. O que acha ?
    Um portão em aluminio nada tem a ver com o ferro, no caso dos portões.

tendo em conta as fotos que colocou, ferro sem dúvida. Não sei porquê nunca gostei de ver portões em alumínio, acho que envelhecem muito mal... mera opinião pessoal.

Colocado por: CMartinTalvez tenha a ver com o tamanho do portão, o aro estará proporcional considerando, digo eu.
    Sim, terá a ver com isso sim. Mas precisamente hoje andei a fazer um DIY precisamente com os tubos mencionados, e fiquei impressionado com a facilidade com que os consegui cortarm e dobrar...daí ter dito que os achava pouco resistentes.

Mas eu não percebo nada disso, se o serralheiro diz que fica bom, é porque deve ficar.
  18.  # 19

Porque não voltar a fazer em madeira? Não acredito que ficasse mais caro que os 2500€ do serralheiro.

Tanto pelo aspecto dos muros, pelo chão, e a própria casa, um portão orgânico casava melhor com esse arranjo. Até aquela sensação de abrir e fechar, o amortecimento próprio da madeira, tem outra classe que o ferro a bater.

Com a vantagem que daria para reciclar esses elementos em ferro, se necessário. Seria só tirar medidas e replicar.
    Concordam com este comentário: sousa80
  19.  # 20

Colocado por: VarejoteAinda não percebi, porque dizem que a pintura não está incluída.

Provavelmente porque não fazem nenhuma referência a cor no orçamento. Eu subentendo que inclui, até porque mostrei mais ou menos as linhas (estilo) que imaginava para o portão usando as imagens do site deles, estas que anexo. Mas não custa confirmar.
      133.jpg
      137.jpg

0.0215 seg. NEW