Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho 4 unidades daikin perfera com +/- 2 anos, ontem ao fazer uma inspecção aos filtros reparei que na unidade da cozinha, está no ventilador a formar pequenos pontos de bolor, hoje passei no leroy e comprei um líquido para limpeza das bacterias, mas a minha dúvida é se é possível eliminar os pequenos pontos de bolor visto ainda estar numa fase muito inicial sem ter de desmanchar a unidade.
    Obrigado
  2.  # 2

Eu teria cuidado em aplicar esses produtos na limpeza dos filtros Daikin.

Do que me lembro no manual diz apenas para aspirar ou passar por água e deixar secar. É o que tenho feito nos meus Daikin. E esses filtros têm uma parte especial (não me lembro o nome), numa espécie de pastilha que tem propriedades especiais. Eu não corria o risco de inventar limpezas especiais, mas o Jorge Alves já deve vir aqui dizer alguma coisa.

Para limpar os filtros não é preciso desmanchar nada, é só puxar os filtros eles saem na boa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mendes dinis
  3.  # 3

Ok, mas o problema é que os filtros estão limpos sem sinal menhum de qualquer (lixo), até os favos dos permutadores estão completamente limpos, o problema é no ventilador que força o ar a circular que está a ganhar os tais pontos de bolor.
    O que diz nas instruções do liquido é que se pulveriza os favos e depois com a unidade a fazer frio o liquido escorre para esgoto e desinfeta.
    O ideal era sr Jorge dar a sua opinião
  4.  # 4

Colocado por: Mendes dinisestá no ventilador a formar pequenos pontos de bolor,
    o bolor forma-se na época de arrefecimento sendo naturalmente inativado durante a época de aquecimento, atendendo que estamos no inicio da época de arrefecimento algo não bate certo até porque é frequente esta situação em equipamentos com muitos e muitos anos de serviço, a única solução definitiva para eleminar bolor das pás do ventilador é desmontar e lavar todas as peças do equipamento sendo uma operação chata, dispendiosa e que obriga a dominar bem todas as etapas do processo, existe quem a execute no local sem desmontar integralmente a unidade

Colocado por: ParamonteE esses filtros têm uma parte especial (não me lembro o nome), numa espécie de pastilha que tem propriedades especiais
    os flitros das unidades AC têm componentes electroestacticos e de carvão activado que não devem ser lavadas
  5.  # 5

Antes de mais obrigado pela vossa ajuda.
    Pois, também não acho normal, será de estar ligado quando está a cozinhar e poderá estar a apanhar os vapores!
    Então por exemplo é possível como está numa fase inicial com um pulverizador daqueles que dá para meter pressão borrifar o ventilador com o tal liquido anti bacteriano para tentar eliminar o bolor?
    • eu
    • 26 junho 2024

# 6

E não consegue limpar com um cotonete impregnado com água e detergente?
  6.  # 7

Pois, é o que estou a pensar tentar fazer, mas não vai ser fácil devido ao pouco espaço que existe devido às grelhas que direccionam o ar.
  7.  # 8

Em 4 unidades, se é apenas na cozinha que está a surgir o problema, então certamente que deve ser da humidade que se forma nesse compartimento, possivelmente vapores do momento em que está a cozinhar.
    Quer me parecer que esse problema vai sempre surgir mesmo que seja limpo.

Colocado por: euE não consegue limpar com um cotonete impregnado com água e detergente?

Se usar com um spray tipo Perfect Finish removedor de bolores da CIF talvez seja mais eficaz.
  8.  # 9

Quando ficam assim é pior.

Há pessoal que coloca uma "saia" por baixo e lava á mangueirada.
      Screenshot_2024-06-26-10-36-20-735_com.miui.gallery.jpg
  9.  # 10

Felizmente ainda está muito longe do exemplo da foto, o meu vê se que ainda tem aspecto de novo tem é pequenos pontos a aparecer mas muito espaçados, agora eu pretendia eliminar já para não deixar chegar ao exemplo da foto
  10.  # 11

Eu não colocaria spray nenhum. Não corria esse risco.
    Esses pontos que apareceram, pod eser só sujidade e não bactérias

O fogão da cozinha tem um exaustor com bom débito?
  11.  # 12

Colocado por: ParamonteEu não colocaria spray nenhum. Não corria esse risco.

O spray não seria para aplicar directamente, mas sim aplicado num pano ou cotonete, para ser limpo com estes.
  12.  # 13

Colocado por: ParamonteEu não colocaria spray nenhum. Não corria esse risco.
    Esses pontos que apareceram, pod eser só sujidade e não bactérias

O fogão da cozinha tem um exaustor com bom débito?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Mendes dinis
    Penso que o exaustor não seja mau o problema talvez seja nós utilizarmos muito a bimby que fica ao lado da placa de indução, ou seja fica basicamente fora do alcance do exaustor.

0.0175 seg. NEW