Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos!

    Adquiri recentemente uma moradia em que um dos factores de negociação foi a substituição do telhado ficar a nosso cargo, uma vez que o mesmo dificilmente aguentará mais um inverno.

    Passadas as primeiras 2/3 semanas a desempacotar estou agr a dedicar-me mais ao tema.

    A minha ideia inicial passava única e exclusivamente por telhas de cerâmica, no entanto a vinda de um serralheiro cá a casa para resolver outras coisas pôs em cima da mesa uma segunda possibilidade: painel sandwich a imitar telha.

    Honestamente tenho mais inclinação para a telha tradicional (cerâmica), no entanto tenho lido acerca de algumas vantagens a considerar dos painéis: aplicação mais rápida/fácil e excelente desempenho térmico (quente no inverno e fresco no verão). A grande desvantagem apontada em quase todos os artigos e opiniões que li é o (fraco) desempenho acústico.

    Posto isto agradecia a ajuda de alguém entendido acerca destas 2 opções, sendo que para o caso da cerâmica identifiquei 3 fornecedores que me parecem os mais "fortes":

    - CS (Coelho da Silva)
    - Sotelha (modelo Atlas, telha Lusa)
    - Umbelino Monteiro (deste não tenho qualquer referência)

    Conseguem dizer-me qual a melhor? Ou eventualmente apontar outra...

    De forma a tentar ajudar anexo uma foto do telhado, que não ultrapassa os 80/90m2 já contabilizando a sua inclinação e cuja estrutura é em laje (segundo o serralheiro que subiu ao mesmo).

    Fico a aguardar todo o tipo de ajuda, inclusivamente uma ideia de valores aproximados para este tipo de intervenção, caso alguém esteja realmente por dentro do assunto.

    PS: ainda não fechei nada com ninguém, pelo que se alguém desta especialidade estiver interessado pf contacte-me, tendo em conta que a moradia fica em Santa Maria da Feira.

    Agradeço antecipadamente a todos aqueles que possam de alguma forma ajudar.

    Cumprimentos,
    Bruno Oliveira
      Telhado - 2.jpg
  2.  # 2

    Ou painel sandwish.com telha cerâmica por cima...

    Fiz isso na minha garagem e gostei do processo e do resultado.
  3.  # 3

    Olá Rui!

    Obrigado pelo rápido feedback.

    Uma pessoa amiga já me deu essa sugestão, no entanto creio que não temos grande margem para isso.

    Porque a pessoa que subiu ao telhado e nos deu orçamento para o painel sandwich até deu orçamento para painéis de 8mm ao invés dos 12mm que tinha pensado inicialmente por considerar que a folga entre a laje e os beirais (provavelmente não estou a utilizar os termos técnicos correctos) não é suficiente... E esse é outros dos aspectos que me afasta do sandwich... Apenas 8mm não me agrada particularmente confesso.

    Obg uma vez mais,
    Bruno
  4.  # 4

    Meta telha. Esqueça essas ideias hibridas porque no final vai lhe trazer mais trabalho nos remates e fica ao dobro do preço.

    Umbelino é boa marca, ao mesmo nível da CS (Tecno e Advance)

    Cobert/Soltelha também é uma marca que dura décadas.

    Nesse telhado com duas aguas, se os barrotes estiverem em bom estado (vi depois que é em laje), consegue substituir a telha toda em 2 ou 3 dias no máximo. O valor de mão de obra é irrisório.

    Depois a questão térmica é facilmente resolvida, nem que coloque placas de XPS no chão do sotão ou lã de rocha (consoante a sua utilização). Esta operação até pode ser você a fazer mais tarde, poupando agora algum € no.

    Resumidamente ficaria com um telhado em telha, bonito e que valoriza a casa, bem ventilado que garante longevidade, e ainda com bom isolamento directamente na laje do sótão.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, marize, zemvpferreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BOliveira
  5.  # 5

    @Nostradamus: muito obrigado pela mensagem, abordou vários pontos que me irão seguramente ajudar a tomar a melhor decisão.
  6.  # 6

    Colocado por: Nostradamusvi depois que é em laje


    Também não tinha visto. Sendo assim, retiro o que disse.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BOliveira
  7.  # 7

    Esqueça o sandwich. Meta telha cerâmica.
    Pode complementar com isolamento XPS fixo com prego plástico utilizado no ETICS e depois mete um ripado na direção da pendente, uma tela transpirável (Tipo Ondutiss AIR 150) e o contra-ripado por cima onde vai pousar a telha.
    Fica uma solução eficaz, estética e que como referido acima, só lhe vai valorizar o imóvel.
    Sobre a telha, qualquer solução atualmente oferece 30 - 40 anos de garantia 👍
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BOliveira
  8.  # 8

    Muito obrigado @Vítor Magalhães!

    A decisão principal está tomada: será seguramente telha!

    Agora vou tentar encontrar a pessoa certa para a aplicação, fazendo uso também dos vários contributos inestimáveis que me deram: isolamento XPS, tela transpirável, etc.
  9.  # 9

    Boa tarde novamente!

    Acabei de receber a primeira visita para dar uma ideia de valores... Assim por alto o primeiro valor avançado foi na ordem dos €7.000... Acham este valor normal/em linha com o praticado?

    Assumindo a minha ignorância, faz-me alguma confusão um valor tão alto porque de telhas (o material principal) são "apenas" €1.200/€1.500.

    É certo que o homem me disse que para garantir o trabalho bem feito a forma de actuar dele é substituir todos os rufos e ripados, estando já a considerar a tela e o Roofmate (que acredito ser algo similar ao XPS)... A que acresce obviamente a mão-de-obra.

    Mas €5.500 por 3 a 4 dias de trabalho (de acordo com a primeira projecção do senhor) e materiais secundários parece-me algo elevado...

    Obg,
    BO
  10.  # 10

    Felizmente que constato que cheguei tarde, mas a tempo de ler que já tomou a sua boa decisão!

    A telha é uma opção aparentemente mais cara e mais morosa e com menor rentabilidade para quem aplica, daí ser pouco recomendada por quem vende ambos.

    A propriedade que comprámos, no artigo urbano tinha sanduiche e daquelas que até considero que imitam bem a telha, mas soubémos desde o início que seria para substituir e felizmente que ouvi o senhor meu marido a considerar essa mudança como uma prioridade (a casa ainda não tem janelas nem cabos passados, mas já tem mais de 13K investidos no telhado).

    A complementar, dormimos em outra pequena construção que tem daqueles paineis (também sanduiche, mas menos parecidos com telha) e é ridícula a pandeireta, o efeito vento e não me consigo acreditar que seria muito melhor se estivesse bem isolado...

    Podem vir com o "hoje em dia toda a gente faz assim", que não me vão convencer. Telha é Telha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BOliveira
  11.  # 11

    os paineis sandwich até podem nem ser permitidos na sua zona.

    por exemplo na camara municipal onde moro, os paineis sandwich só são permitidos se ficarem escondidos por uma platibanda.

    e mesmo que sejam permitidos, é uma alteração que obriga a licenciamento. Se recuperar o telhado com os mesmos materiais, basta uma comunicação que é mais simples.

    claro que o serralheiro fez o papel dele, mandou o barro a parede para ganhar o negócio, mas penso que fica melhor servido com telha cerâmica.
    Concordam com este comentário: marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BOliveira
  12.  # 12

    Colocado por: marizeFelizmente que constato que cheguei tarde, mas a tempo de ler que já tomou a sua boa decisão!

    A telha é uma opção aparentemente mais cara e mais morosa e com menor rentabilidade para quem aplica, daí ser pouco recomendada por quem vende ambos.

    A propriedade que comprámos, no artigo urbano tinha sanduiche e daquelas que até considero que imitam bem a telha, mas soubémos desde o início que seria para substituir e felizmente que ouvi o senhor meu marido a considerar essa mudança como uma prioridade (a casa ainda não tem janelas nem cabos passados, mas já tem mais de 13K investidos no telhado).

    A complementar, dormimos em outra pequena construção que tem daqueles paineis (também sanduiche, mas menos parecidos com telha) e é ridícula a pandeireta, o efeito vento e não me consigo acreditar que seria muito melhor se estivesse bem isolado...

    Podem vir com o "hoje em dia toda a gente faz assim", que não me vão convencer. Telha é Telha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:BOliveira


    @Marize: obrigado pela mensagem!

    Só para ficar com uma noção, os €13k que menciona são para +/- quantos m2 de telhado? E é intervenção total (substituição de barrotes, etx.) ou apenas troca de telhas?

    Obg,
    BO
  13.  # 13

    Mais ou menos 45m2 e ainda sem isolamento. Espreite no meu perfil a reconstrução, mas eram processos diferentes, já que a sua já tem cornija.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BOliveira
      Screenshot_20240628_010722_Gallery.jpg
      Screenshot_20240628_010747_Gallery.jpg
  14.  # 14

    eu tive um orçamento de 22k + iva para colocar 8cms de XPS mais telha nova num telhado de 2 aguas em lage aligeirada com 80m2 +- 😮

    por isso já acredito em tudo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BOliveira
  15.  # 15

    Colocado por: marizeMais ou menos 45m2 e ainda sem isolamento. Espreite no meu perfil a reconstrução, mas eram processos diferentes, já que a sua já tem cornija.
      Screenshot_20240628_010722_Gallery.jpg
      Screenshot_20240628_010747_Gallery.jpg


    Muito obrigado Marisa, já fico com uma melhor noção... E Parabéns pela casa, está espectacular ;)
    Concordam com este comentário: marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  16.  # 16

    Colocado por: manelvceu tive um orçamento de 22k + iva para colocar 8cms de XPS mais telha nova num telhado de 2 aguas em lage aligeirada com 80m2 +- 😮

    por isso já acredito em tudo
    Estas pessoas agradeceram este comentário:BOliveira


    Obrigado Manuel! Pois, começo a achar que apesar de mais caro do que eu queria afinal o orçamento não está fora de preço.
  17.  # 17

    Colocado por: Vítor MagalhãesEsqueça o sandwich. Meta telha cerâmica.
    Pode complementar com isolamento XPS fixo com prego plástico utilizado no ETICS e depois mete um ripado na direção da pendente, uma tela transpirável (Tipo Ondutiss AIR 150) e o contra-ripado por cima onde vai pousar a telha.
    Fica uma solução eficaz, estética e que como referido acima, só lhe vai valorizar o imóvel.
    Sobre a telha, qualquer solução atualmente oferece 30 - 40 anos de garantia 👍
    Estas pessoas agradeceram este comentário:BOliveira


    Boa tarde Vítor!

    Uma questão adicional, fruto da minha enorme ignorância. Quando menciona:

    "Pode complementar com isolamento XPS fixo com prego plástico utilizado no ETICS"

    Está-se a referir às placas XPS na laje do sótão que o NOSTRADAMUS também já havia sugerido, certo?

    É que ao explicar a um dos aplicadores que veio cá ver o local surgiu a dúvida porque o ETICS/capoto está aplicado na parte exterior da casa e o senhor estranhou o meu pedido de pregos plásticos para aplicação no ETICS quando as placas XPS serão aplicadas no chão da laje do sótão.

    Obg e bom fds,
    BO
  18.  # 18

    A sugestão acima era o isolamento no telhado, não no sótão
 
0.0225 seg. NEW