Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Talvez me devesse inscrever no "Fórum Estudante" ou outra plataforma para dirigir as minhas dúvidas.

    A minha filha mais velha vai concorrer este ano para o Ensino Superior.
    E eu também tenho vontade de voltar a estudar.
    Interrompi os meus estudos, fui trabalhar, e agora voltar é uma realidade completamente diferente.

    Queria saber experiências, custo e tipo de alojamentos.
    Partilhar conhecimentos.

    O que mudou desde há 20 anos para cá no Ensino e nas Faculdades?
    • eu
    • há 3 dias

     # 2

    Tenho dois filhos no ensino superior, em cursos de engenharia.

    O que mudou nos últimos 20 anos?

    O custo do alojamento disparou de forma exponencial, é quase impossível arranjar um quarto decente por menos de 350€ na maior parte das cidades universitárias. E o problema não é só o custo, é que não há quase nenhuns quartos disponíveis!

    O nível de volume de trabalho (pelo menos nos cursos de Engenharia) subiu bastante. Não é a dificuldade das matérias, mas sim a quantidade colossal de trabalhos que têm que realizar. Noutras áreas pode ser diferente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mariasevera
  2.  # 3

    Estudar é importante e dá-nos ferramentas profissionais para conseguirmos executar melhor as nossas profissoes.
    Mas se interrompeu os estudos ha 20 anos, acho que esta moda de voltar a estudar nao lhe dará o retorno necessário comparativamente com o que lhe daria há 20 anos atrás.
    Eu no seu lugar viajava para destinos que lhe dessem experiencias e conhecimento que nao conseguiria obter numa sala de aula.
    Pegue no dinheiro que gastaria num ano na universidade e vá para fora 1, 2 ou 3 meses. Passeie, trabalhe e aprenda linguas. Daqui a 20 anos tem historias para contar que nunca mais acabam.
    Concordam com este comentário: marize, Dias12, Iko, MDM
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mariasevera
  3.  # 4

    isto 👌

    Colocado por: SirruperEu no seu lugar viajava para destinos que lhe dessem experiencias e conhecimento que nao conseguiria obter numa sala de aula.
    Pegue no dinheiro que gastaria num ano na universidade e vá para fora 1, 2 ou 3 meses. Passeie, trabalhe e aprenda linguas. Daqui a 20 anos tem historias para contar que nunca mais acabam.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mariasevera
  4.  # 5

    Em relação ao alojamento, há um interesse dos investidores em Residências Universitárias.
    Os preços são incomportáveis para o bolso dos portugueses da classe média.
    Investidores que recebem subsídios para a construção das residências e depois os utentes também recebem subsídios das bolsas a quem consegue obter.
    Em última análise é o Estado que suporta tudo ou grande parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mariasevera
  5.  # 6

    Tive colegas abastados que conseguiram ter bolsa e subsídios.
    Uma vergonha. Pois outras pessoas que precisavam não tiveram acesso.
    É uma questão de saber mexer cordelinhos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mariasevera, joaomgf
  6.  # 7

    Estudar hoje é quase o que quiser que seja. Pode estudar online, pode fazer imensos cursos profissionalizantes, pode entrar na universidade nos contingentes de >23 anos, pode tentar os programas de mobilidade. Há TANTAS opções para todos os gostos que é preciso é querer, porque nem sempre é fácil seguir com a ideia. Eu sou prof universitário e, frequentemente, custa-me ver algumas almas que lá andam quase só porque sim, sem saberem bem ao que andam... A esposa tb ensina no superior e decidiu, aos 47, estudar medicina em Lisboa, enquanto tb ensina.

    Como se costuma dizer, quem corre por gosto... não se pode queixar de andar cansado :-)
    Concordam com este comentário: NLuz, marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mariasevera
  7.  # 8

    Eu retomei os estudos 20 anos depois de os ter parado e só lhe posso dizer, é tudo muito melhor, ou seja:
    - estamos mais interessados porque queremos mesmo aprender e fazer as cadeiras;
    - aproveitamos a aulas e o convívio com os colegas mais novos para nós desligarmos do trabalho e das preocupações da vida adulta;
    - somos olhados pelos colegas como os paizinhos deles e por isso, muito ajudados e respeitados;
    - temos normalmente mais capacidade de argumentação e de contraposição contra algumas discussões levantadas na dá-la de aula, o que leva os temas a ser mais desenvolvidos;
    - os professores olham pra nós de forma diferente;

    Só tenho a dizer.. adorei.. e raras foram as disciplinas que a minha nota não foi a melhor da turma..

    E não.. não sou mais inteligente que os outros.. só estava mais disponível e interessado em aprender.. também já tive 18 anos..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, Mariasevera
  8.  # 9

    Colocado por: pcspinheiroLisboa


    Mas não é daquela terra que tem as queijadas maravilhosas?

    Não conseguiu vaga no distrito?
      images (11).jpeg
  9.  # 10

    No meu tempo estudava-se por livros, sebentas e fotocópias.
    Acabaram as lojas de fotocópias como eram antigamente!
    Agora é tudo online?

    Tenho receio de não estar a par das tecnologias.
    Uma vez que já não há acetatos nem retroprojectores para as apresentações.
    Só powerpoints e outros programas.
    • Iko
    • há 3 dias editado

     # 11

    ISSO!!! E de preferência com os filhos, porque quem tem filhos pequenos, eles vão precisar é de esperiencias e não de estudar.
    Colocado por: SirruperEstudar é importante e dá-nos ferramentas profissionais para conseguirmos executar melhor as nossas profissoes.
    Mas se interrompeu os estudos ha 20 anos, acho que esta moda de voltar a estudar nao lhe dará o retorno necessário comparativamente com o que lhe daria há 20 anos atrás.
    Eu no seu lugar viajava para destinos que lhe dessem experiencias e conhecimento que nao conseguiria obter numa sala de aula.
    Pegue no dinheiro que gastaria num ano na universidade e vá para fora 1, 2 ou 3 meses. Passeie, trabalhe e aprenda linguas. Daqui a 20 anos tem historias para contar que nunca mais acabam.
    Concordam com este comentário:marize,Dias12,Iko
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Mariasevera
  10.  # 12

    Colocado por: Palhava

    Mas não é daquela terra que tem as queijadas maravilhosas?

    Não conseguiu vaga no distrito?
      images (11).jpeg


    Não, culpa das vicicitudes de uma universidade onde dominam regras desajustadas. Penalização pela idade, apesar de ter doutoramento feito e as qualidades humanas que faltam à maioria dos estudantes de medicina actuais. Coisas básicas como empatia... Não sei se lhe foi dito explicitamente que foi penalizada por isso, mas conhecedores do sistema garantem que sim. Eu, que sou guerrilhento, teria processado a universidade por discriminação não fundamentada com base na idade. Nem transferências aceitam e a única solução pode ser um requerimento directo ao reitor (que vai dar em nada porque este não irá certamente contra as decisões da faculdade).
  11.  # 13

    Viajar é muito bonito mas é preciso ter meios de o fazer.

    A auto-ajuda e auto-descoberta é uma viajem muito em voga hoje em dia.

    Mas estudar e acabar um curso é algo que também traz realização pessoal.

    O meu curso tem alto nível de empregabilidade.

    Colocado por: SirruperEu no seu lugar viajava para destinos que lhe dessem experiencias e conhecimento que nao conseguiria obter numa sala de aula.
  12.  # 14

    Colocado por: pcspinheirofaculdade

    Se calhar vamos ser colegas!
  13.  # 15

    A sociedade educa-nos e faz-nos acreditar que o trabalho faz de nós o que nós somos, e que devemos viver para trabalhar e nao trabalhar para viver.
    Estudar abre-nos os horizontes.
    https://youtu.be/tWmxPgNGWTY?feature=shared
  14.  # 16

    Colocado por: Mariasevera
    Se calhar vamos ser colegas!
    Não sei em que ano me vão colocar pois o meu caso é um "Reingresso", e o curso foi reformulado. Muitas cadeiras vou ter de as fazer de novo.
    Vou para o Santa Maria.


    Nova
  15.  # 17

    Colocado por: Bragas VEu retomei os estudos 20 anos depois de os ter parado e só lhe posso dizer, é tudo muito melhor, ou seja:
    - estamos mais interessados porque queremos mesmo aprender e fazer as cadeiras;
    - aproveitamos a aulas e o convívio com os colegas mais novos para nós desligarmos do trabalho e das preocupações da vida adulta;
    - somos olhados pelos colegas como os paizinhos deles e por isso, muito ajudados e respeitados;
    - temos normalmente mais capacidade de argumentação e de contraposição contra algumas discussões levantadas na dá-la de aula, o que leva os temas a ser mais desenvolvidos;
    - os professores olham pra nós de forma diferente;

    Concordo e revejo-me nisso tudo. Eu optei por não seguir para o ensino superior no tempo "normal", comecei a trabalhar e nunca mais pensei nisso. Até que surgiu a ideia / vontade / oportunidade de passar por essa experiência e decidi fazer formação superior.


    Colocado por: Bragas VSó tenho a dizer.. adorei..

    Depois de concluído, foi uma boa experiência. Enquanto durou, foi duro porque continuava a trabalhar e o tempo era difícil de gerir. Mas tive a oportunidade de estudar na minha cidade, logo não existiu problemas de alojamento. Basicamente, trabalhava para pagar os estudos.


    Colocado por: Bragas Ve raras foram as disciplinas que a minha nota não foi a melhor da turma..

    Eu acredito que isso tem a ver com o tal interesse renovado que referiu antes, pela idade e maturidade, em querer levar aquilo a sério. Mesmo com pouco tempo para realizar os trabalhos da forma que gostaria (comparativamente com meus colegas "putos" com todo o tempo livre, e pouca vontade de trabalhar), consegui também as melhores notas da turma de forma consistente, e sem saber nem fazer por isso, ganhei uma bolsa de honra que cobriu as despesas de um ano letivo. As vantagens de levar as coisas a sério, no tempo certo.

    Acho que é uma boa experiência, recomendo. Não é só a viajar que nos desenvolvemos como individuo. Cada um cumpre o seu destino e não os dos outros.
    Concordam com este comentário: marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mariasevera
  16.  # 18

    Colocado por: pcspinheiro

    Nova

    Muito bem.

    Agora também há na Católica.
  17.  # 19

    Colocado por: Palhava

    Mas não é daquela terra que tem as queijadas maravilhosas?

    Não conseguiu vaga no distrito?
      images (11).jpeg


    Queijadas maravilhosas são as de Sintra.

    E travesseiros.
  18.  # 20

    As Queijadas de Vila Franca do Campo são comparáveis àquelas que referi.

    O resto é bom, mas não é excelente.

    Mas gostos não se discutem.
 
0.0224 seg. NEW