Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas, qual o custo actual do m2 de construção na região do Algarve ?
  2.  # 2

    Essa questão não pode ser respondida, não funciona dessa forma. Se pesquisar um pouco aqui no fórum, vai encontrar muitos tópicos onde se faz a mesma pergunta, e perceberá qual a lógica.
    Preço por m2 só faz sentido para certas especificidades, por exemplo, assentamento de pavimento...
    Dir-me-á "ok, mas ao dividir o preço da construção pelos m2 da casa tenho um valor concreto de x/m2".

    Mas com os mesmos m2, pode fazer uma casa de formato simples, sem qualquer detalhe "especial", pode ser uma casa com 6 janelas pequenas, sem muros e arranjos exteriores complexos, com materiais de acabamento de gama baixa, etc. Mas também pode fazer uma casa com muitos detalhes arquitetónicos de execução complexa, 12 grandes vãos envidraçados, exteriores arranjados e acabamentos com materiais de gama superior.
    Portanto poderá facilmente obter na prática orçamentos com o dobro do valor entre os exemplos.

    O tipo de terreno conta e localização conta. A disponibilidade de empreiteiros conta e muito (porque agora há muito trabalho, pode-se cobrar por cima), e a zona do país também, no algarve o preço é bastante alto (ao ponto de parecer que não estamos no mesmo país ao comparar preços de outras zonas, mais a norte e interior).

    Se já tem projeto, o melhor é mesmo começar a pedir orçamentos para ter uma ideia mais correta do que pode esperar, caso contrário poderá ser uma surpresa desagradável.

    Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro S
  3.  # 3

    Quando fiz a pergunta já estava à espera deste tipo de resposta, compreendo, mas como é óbvio mal será se entre profissionais ñ houver noção do preço médio de construção, no meu caso, até porque estou no estrangeiro, preciso de ter uma ideia dos valores, para fazer o projeto adaptado a minha disponibilidade financeira. Obrigado
  4.  # 4

    Colocado por: Pedro SQuando fiz a pergunta já estava à espera deste tipo de resposta, compreendo, mas como é óbvio mal será se entre profissionais ñ houver noção do preço médio de construção, no meu caso, até porque estou no estrangeiro, preciso de ter uma ideia dos valores, para fazer o projeto adaptado a minha disponibilidade financeira. Obrigado


    Tenho familiares a construir,e apenas para ter uma nocão, eles têm recebido valores entre os 1400 e 2000 eur por m2, para construcao de moradia de raiz.
    Concordam com este comentário: Pickaxe
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro S
  5.  # 5

    Colocado por: exlybrisTenho familiares a construir,e apenas para ter uma nocão, eles têm recebido valores entre os 1400 e 2000 eur por m2, para construcao de moradia de raiz.

    Parece-me um intervalo razoável
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro S
  6.  # 6

    Tenho projetos aprovados na CM Loulé e estou com bastante dificuldade em encontrar construtor. Os valores praticados para os que se encontram disponíveis, ultrapassam os 2300 o m2 ...
    Esta difícil...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro S
  7.  # 7

    Colocado por: L031Tenho projetos aprovados na CM Loulé e estou com bastante dificuldade em encontrar construtor. Os valores praticados para os que se encontram disponíveis, ultrapassam os 2300 o m2 ...
    Esta difícil...


    Já aparece alguém a dizer que controlado consegue arranjar por volta dos 1000€ m2, o problema é que não lhe dão orçamento nem fazem a obra por esse preço, apenas larachas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro S
  8.  # 8

    Colocado por: Varejote

    Já aparece alguém a dizer que controlado consegue arranjar por volta dos 1000€ m2, o problema é que não lhe dão orçamento nem fazem a obra por esse preço, apenas larachas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Pedro S

    Quais são os prazos que lhe estão a dar para iniciar a obra? Uma moradia de 180 a 210m qual será o prazo razoável para concluir a obra?
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro SQuando fiz a pergunta já estava à espera deste tipo de resposta, compreendo, mas como é óbvio mal será se entre profissionais ñ houver noção do preço médio de construção, no meu caso, até porque estou no estrangeiro, preciso de ter uma ideia dos valores, para fazer o projeto adaptado a minha disponibilidade financeira. Obrigado

    Compreendo a sua questão, mas como é que um profissional (sério) pode dar um preço seja do que for, mesmo que aproximado, se não sabe as características fundamentais daquilo que vai executar?

    Se pretende ter ideia (mais ou menos aproximada) de valores, o melhor será mesmo tentar perceber os valores que se praticam na zona pretendida, nas casas que estão a ser construídas, dentro do género que pretende. Isso será difícil uma vez que está fora do país, mas se tem família ou amigos na zona, poderá pedir para fazerem uma sondagem.

    De outra forma, presumo que só contactando um gabinete de arquitetura, e conversar com profissionais explicando o que pretende em termos de características, dimensão, acabamentos, e perceber com o que pode contar. Ou perguntar o que pode fazer com determinado orçamento (mas tem de acautelar uma folga, porque na realidade falha, para cima). Claro que será um serviço pago, mas contactar e perguntar como funciona deve ser grátis.

    Para além disso, resta-lhe aquilo que lê no fórum, e que terá uma amplitude que varia muito como já deve ter percebido. Esta semana recebi um orçamento, e se fosse fazer essa conta de dividir o valor pela área da casa, são cerca de 1400€ + IVA (sem incluir elétrica e ITED, cozinha e piscina, que será à parte), também no sul do país. Portanto, 400 e tal mil euros para uns 250m2 brutos (mais os itens em falta). É caro? É muito dinheiro, mas tenho a perfeita noção que estará dentro dos preços "normais" atualmente, e recebendo outros orçamentos, não me espanta nada receber propostas de 2000€/m2 como já foi referido anteriormente.

    Para qualquer moradia velha na minha zona, com estas dimensões e sem espaço quase nenhum de exterior, e sem nenhum interesse arquitetónico pede-se entre 400 e 500mil. Mas como já tinha referido, e farto-me de repetir neste fórum, em diferentes zonas do país as diferenças são enormes. Por isso mesmo, vai ver aqui comentários com outra ordem de valores (mais baixos) como sendo "o realista". Realista é aquilo que cada um de nós consegue no nosso caso especifico.

    Acho que já dá para ter uma ideia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro S
  10.  # 10

    Colocado por: Pedro SQuais são os prazos que lhe estão a dar para iniciar a obra? Uma moradia de 180 a 210m qual será o prazo razoável para concluir a obra?

    A pergunta foi para o Varejote, mas aproveito que ainda estou por aqui e dou-lhe a minha opinião.

    Sem contar com o tempo de execução de projeto e todas as coisadas legais:
    Prazo para lhe fazerem um orçamento sério, cerca de um mês. Orçamentos numa semana, estão a atirar o barro à parede a ver se cola, com preços muito por cima.
    Prazo para iniciar uma obra, depende. Pode acontecer um construtor estar quase a renovar os trabalhos em carteira e começar em 2 ou 3 meses, ou então mais de 6 meses. Julgo que está a começar a existir um abrandamento na procura e os tempos de arranque de obra nova podem estar a aliviar.
    Prazo razoável e sério para concluir uma obra de uma moradia, cerca de 18 meses. Menos de 12 meses acho irrealista, e existem sempre falhas no cumprimento. Poderá ficar entre os 12 e os 18 meses, dependendo da "sorte".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro S
  11.  # 11

    Colocado por: Pedro S
    Quais são os prazos que lhe estão a dar para iniciar a obra? Uma moradia de 180 a 210m qual será o prazo razoável para concluir a obra?


    Dizem prazo perto de 1 ano para começar, porque estão a terminar outras, prazo de conclusão desconheço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro S
  12.  # 12

    No Algarve, zona Faro Loulé, o maior problema é arranjar alguém. Basta ir à quinta do lago, vale do lobo e garrão e olhar para a skyline de gruas para perceber onde estão. Parece a floresta de gruas de Berlin Este após a queda do muro de Berlim.
    Concordam com este comentário: jpmassena
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro S
 
0.0108 seg. NEW