Colocado por: Pedro SQuando fiz a pergunta já estava à espera deste tipo de resposta, compreendo, mas como é óbvio mal será se entre profissionais ñ houver noção do preço médio de construção, no meu caso, até porque estou no estrangeiro, preciso de ter uma ideia dos valores, para fazer o projeto adaptado a minha disponibilidade financeira. Obrigado
Colocado por: exlybrisTenho familiares a construir,e apenas para ter uma nocão, eles têm recebido valores entre os 1400 e 2000 eur por m2, para construcao de moradia de raiz.
Colocado por: L031Tenho projetos aprovados na CM Loulé e estou com bastante dificuldade em encontrar construtor. Os valores praticados para os que se encontram disponíveis, ultrapassam os 2300 o m2 ...
Esta difícil...
Colocado por: Varejote
Já aparece alguém a dizer que controlado consegue arranjar por volta dos 1000€ m2, o problema é que não lhe dão orçamento nem fazem a obra por esse preço, apenas larachas.
Colocado por: Pedro SQuando fiz a pergunta já estava à espera deste tipo de resposta, compreendo, mas como é óbvio mal será se entre profissionais ñ houver noção do preço médio de construção, no meu caso, até porque estou no estrangeiro, preciso de ter uma ideia dos valores, para fazer o projeto adaptado a minha disponibilidade financeira. Obrigado
Colocado por: Pedro SQuais são os prazos que lhe estão a dar para iniciar a obra? Uma moradia de 180 a 210m qual será o prazo razoável para concluir a obra?
Colocado por: Pedro S
Quais são os prazos que lhe estão a dar para iniciar a obra? Uma moradia de 180 a 210m qual será o prazo razoável para concluir a obra?
Colocado por: Ruikodese fosse fazer essa conta de dividir o valor pela área da casa, são cerca de 1400€ + IVA (sem incluir elétrica e ITED, cozinha e piscina, que será à parte), também no sul do país. Portanto, 400 e tal mil euros para uns 250m2 brutos (mais os itens em falta).
Colocado por: L031Os valores praticados para os que se encontram disponíveis, ultrapassam os 2300 o m2 ...
Colocado por: ecogreenbuildingO que leva a ter orçamento para esses valores? há alguma coisa que encareça a construção..??
Colocado por: ecogreenbuildingO que leva a ter orçamento para esses valores? há alguma coisa que encareça a construção..??
Colocado por: alexprPedro S., a Janeiro de 2023, adjudiquei a obra da minha casa que situa-se entre Olhão e Tavira e ficou a menos de 1200€/m2.
Colocado por: Pickaxe
Com ou sem IVA?
Quantos m2 são?
Desses m2 quantos são habitação, varandas, terraços ou garagem?
Colocado por: Ruikode
Nada. Terreno totalmente plano, ao nível da via pública. Excelente acesso e quase ausência de movimento de transito (o que facilita qualquer movimentação de máquinas, etc.).
Construção considerada simples, sem cave, sem elementos incomuns que requeiram opções estruturais dispendiosas (apenas uns bons metros de palas, que sei que sempre custam um pouco é claro).
Nada de instalações de VMS, piso aquecido, isolamentos xpto, etc. Acabamentos standard sem revestimentos de topo, nem portas até ao teto, nem loiças suspensas... tudo considerado mediano julgo eu. E essa opção nem é imperativamente por controlo de custos, mas por preferência por soluções relativamente simples.
Agora, o porquê destes preços? Eu já expliquei essa parte (mais do que uma vez até, neste fórum). Há quem tenha dificuldade em entender que a zona tem um peso tremendo nestas coisas.
Se eu dissesse aqui o que pagamos há uns 5 anos pelos 400m2 de terreno era outro barulho danado, e pior era se dissesse que neste momento facilmente o vendíamos por pelo menos mais 50%. Zona zona zona...
"Ah, mas então o custo dos materiais e da mão-de-obra não é igual em qualquer zona? Construir numa aldeia desconhecida não tem os mesmos custos de construir numa cidade da moda?" Pois, em teoria sim, os custos pouco variam de zona para zona.
Mas aquilo que se pode cobrar ao cliente varia e muito "porque naquele sitio, aquela casa que o cliente paga agora 500K, para o ano vende a um estrangeiro por 700K ou mais, fácil. Logo é sempre um bom negócio, temos que ganhar bem". E muitos mais argumentos desse tipo.
Fora isso existe o problema de arranjar mão-de-obra em condições. Eu sei que conseguiria construir mais barato, mas com a certeza que seria um caminho cheio de problemas, aldrabices, desespero e insatisfação. Pelo orçamento que escolhi, pago não só pela construção de uma casa, mas também pela garantia que vou ser bem tratado, por gente séria e honesta, responsável e comunicativa, exigente no trabalho executado e de trato fácil. Gente essa, que por sua vez apenas trabalham com fornecedores e instaladores de confiança, também com as características que referi antes, o que resulta em ausência de problemas de maior e cumprimento de prazos e suporte técnico garantido. Claro, tudo isso se paga, e vai somando. Mas no final, se calhar compensa por tudo isso.
Há coisas que não têm preço, mesmo que custem muito a pagar...
Colocado por: RuikodeEu já expliquei essa parte (mais do que uma vez até, neste fórum).
Colocado por: RuikodeHá quem tenha dificuldade em entender que a zona tem um peso tremendo nestas coisas.