Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Essas comparações não fazem sentido nenhum. O telhado é dos 2! O Gem123 não está a ceder nenhum espaço que seja só dele.

"Possuo uma moradia geminada, com entrada independente, mas cobertura partilhada."
  2.  # 2

Colocado por: AJS1974Essas comparações não fazem sentido nenhum. O telhado é dos 2! O Gem123 não está a ceder nenhum espaço que seja só dele.

"Possuo uma moradia geminada, com entrada independente, mas cobertura partilhada."

E o seu vizinho tem os paineis dele instalados no seu lado do telhado?

E a comparação com o jardim, faz todo o sentido, sim. É exatamente igual. Pelo menos na minha maneira de ver.
  3.  # 3

Isto é muito simples 2 moradias geminadas, apesar de serem prédios com duas frações independentes, a de cima tem telhado fisicamente separado a de baixo tem telhado fisicamente comum.

Portanto se o caso deste tópico é idêntico ao de baixo é telhado comum e o vizinho tem direito de colocar painéis do lado da outra fração.
      Screenshot_20240702_112412_Maps.jpg
  4.  # 4

Colocado por: Varejoteo vizinho tem direito de colocar painéis do lado da outra fração.

Pois tem. Concordo e é justo. Mas não acho ético.

Exigir isso para ir buscar uns míseros Watt por ano, porque às 10h da manhã no equinócio da primavera tenho uma sombra que não existe no outro lado do vizinho, é pura filha da putice.

Porque sejamos honestos, estas casas geminadas são geralmente estreitas, qualquer sombra que faça no ponto X=0m, é apenas uma questão de minutos até que o sol rode e faça sombra no ponto Y=5m. Vou chatear o vizinho por causa de 15 minutos de sombra?
  5.  # 5

Colocado por: NostradamusExigir isso para ir buscar uns míseros Watt por ano, porque às 10h da manhã no equinócio da primavera tenho uma sombra que não existe no outro lado do vizinho, é pura filha da putice.

Nesse caso não é uma exigencia. Não é por estar por cima de um que é mais dele que do outro. Por isso não vejo que seja FdPutice.
    É a quase mesma coisa que alguem achar que o estacionamento pubilco em frente à é do proprio e e que o vizinho não pode lá parar.
  6.  # 6

Colocado por: hangasÉ a quase mesma coisa que alguem achar que o estacionamento pubilco em frente à é do proprio e e que o vizinho não pode lá parar.

Um amigo meu é obrigado a deixar o carro a 50 metros de casa porque o vizinho de lado ocupa os 4 lugares "públicos" à frente do bloco com os carros da mulher e filhos - também habitações com prédios geminados.

Óbvio que o labrego do vizinho do meu amigo tem todo o direito de la estacionar. Mas qualquer família civilizada deixava metade dos lugares vagos, ainda por mais sendo um casal com bebé. Nem seria preciso papel nem contrato ou mesmo combinar entre eles.

Quando não há decência e mínima de noção de se viver em sociedade, é assim.
    Concordam com este comentário: Dias12, fpacardoso
  7.  # 7

Colocado por: NostradamusÓbvio que o labrego do vizinho do meu amigo tem todo o direito de la estacionar. Mas qualquer família civilizada deixava metade dos lugares vagos, ainda por mais sendo um casal com bebé. Nem seria preciso papel nem contrato ou mesmo combinar entre eles.

Não quero desviar aqui o topico, mas estas situações, tal como a do topico, resolvem-se a falar.

Se calhar o seu amigo queixa-se para dentro, mas nunca falou com o vizinho do lado a dizer "oh vizinho, tente-me deixar pelo menos um lugar aqui perto por causa do bebé". Se for mesmo um labrego, vai-se tar a **** para isso. Mas pode não ser e até ter algum cuidado com isso dai para a frente (claro que se houver mais vizinhos, não faz ele, faz outro)

Aqui é o mesmo. Sendo a cobertura comum, é falarem e organizarem-se. Viver em sociedade é também isso.
    (O mesmo ali para o topico a da agua da piscina para a rua)

Mas como o bom senso não é obrigatório, temos que balizar as coisas primeiramente pela lei e regulamentos. Porque se houvesse sempre bom senso nem eram precisas leis. E infelizmente cada um tem o direito de ser labrego desde que esteja dentro da lei.
  8.  # 8

Colocado por: Nostradamus

Pois tem. Concordo e é justo. Mas não acho ético.

Exigir isso para ir buscar uns míseros Watt por ano, porque às 10h da manhã no equinócio da primavera tenho uma sombra que não existe no outro lado do vizinho, é pura filha da putice.

Porque sejamos honestos, estas casas geminadas são geralmente estreitas, qualquer sombra que faça no ponto X=0m, é apenas uma questão de minutos até que o sol rode e faça sombra no ponto Y=5m. Vou chatear o vizinho por causa de 15 minutos de sombra?

Se fosse indiferente ter os paineis num lado do telhado ou no outro o Gem123 não tinha vindo para o forum pedir conselhos.
  9.  # 9

AJS

acho que não percebeu o Nostradamus
  10.  # 10

O que importa saber é, se quando um morador tiver danos, infiltrações, etc. na parte que cobre a sua morada, o OUTRO vai pagar também.
  11.  # 11

Colocado por: luisrdsO que importa saber é, se quando um morador tiver danos, infiltrações, etc. na parte que cobre a sua morada, o OUTRO vai pagar também.

Se for como na foto que coloquei, moradia de cima não pagam todos, na de baixo pagam todos.
  12.  # 12

Colocado por: Varejote

Se for como na foto que coloquei, moradia de cima não pagam todos, na de baixo pagam todos.

Eu penso que uma construção em que tem como o telhado da foto de baixo, é mais por ficar um trabalho mais «limpo» do que propriamente outra coisa. Até que, de certeza abaixo das telhas não está amplo.
  13.  # 13

Estes meus vizinhos.

Duas moradias geminadas com uma configuração que parece ser mais proxima do caso de baixo que o Verdejote mostrou.
    No entanto o vizinho de baixo quis lavar o telhado, o de cima não quis.
    Pelo que percebi nao era propriedade horizontal e não tinha que alinhar pelo vizinho do lado, nem aprovar. Mas achei estranho não ser, dada a configuração.
      Screenshot 2024-07-03 at 10.33.50.png
  14.  # 14

Colocado por: hangasEstes meus vizinhos.

Duas moradias geminadas com uma configuração que parece ser mais proxima do caso de baixo que o Verdejote mostrou.
    No entanto o vizinho de baixo quis lavar o telhado, o de cima não quis.
      Screenshot 2024-07-03 at 10.33.50.png

Estes também lavaram, envernizaram a "sua" metade do telhado.
    Marotos.
      Screenshot_20240703_104118_Maps.jpg
  15.  # 15

Em ambos os casos, o vizinho do lado teria direito a vetar a limpeza da "outra metade?" Uma vez que o telhado é um todo pertencente a ambos?
  16.  # 16

Cada parte do telhado serve apenas e exclusivamente uma moradia. Não deveria haver dúvidas, nisto
  17.  # 17

Também existem casos em que visualmente os telhados estão separados no topo mas o sótão, não aproveitado, é amplo entre as duas moradias germinadas.
  18.  # 18

Colocado por: AJS1974

Se fosse indiferente ter os paineis num lado do telhado ou no outro o Gem123 não tinha vindo para o forum pedir conselhos.

Em bom da verdade não tenho problema em colocar no lado do vizinho pois, como foi aqui dito, é uma diferença de minutos até a sombra atingir o meu lado.
    Mas aqui sou eu que não quero, porque não concordo em colocar painéis em lado que não considero meu, apenas isso.
  19.  # 19

Colocado por: luisrdsCada parte do telhado serve apenas e exclusivamente uma moradia. Não deveria haver dúvidas, nisto

Deviam ter pensado nisso quando compraram a casa. O telhado não passou a ser partilhado à posterior! Quem aceitou faze-lo só tem é que aceitar as regras como elas são.
    Eu tambem concordo que este cenário não faz sentido e por isso não compraria uma moradia com telhado partilhado.
    Eu moro num moradia em banda mas cada um é dono de tudo o que está dentro do limite do seu terreno.
  20.  # 20

Colocado por: Gem123

Em bom da verdade não tenho problema em colocar no lado do vizinho pois, como foi aqui dito, é uma diferença de minutos até a sombra atingir o meu lado.
    Mas aqui sou eu que não quero, porque não concordo em colocar painéis em lado que não considero meu, apenas isso.

Se o considera seu ou não é irrelevante. Como já foi referido várias vezes, quando houver problemas a resolver no telhado têm que pagar os 2.

0.0214 seg. NEW