Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos.

Recentemente arrisquei tudo e comprei casa. Isto porque o senhorio acabou o meu contrato de arrendamento e como o Porto está impossivel e estou na idade limite para um crédito, acabou por ser a decisão que tomei.

Tudo aconteceu relativamente rápido e admito que como leiga que sou agora vejo erros de principiante que cometi.

Sengudo li pela net, vejo que temos 3 anos para que o vendedor nos "trate" de alguns problemas.

Neste caso e após 6 meses noto que o chao de flutuante está a descolar bem como alguns rodapés.

Uma porta da varanda deixou de trancar e o forno que estava no apartamento é fraco. Na altura foi dito que era novo mas percebe se perfeitamente que não.

Posto isto, é mesmo o vendedor que deve tratar destes pormenores?

Obrigada a todos!
  2.  # 2

Se o imóvel é usado e foi comprado a um particular, não há garantia para ninguém.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoanaAPinto
  3.  # 3

Colocado por: JoanaAPinto3 anos

A garantia são 5 anos para os imóveis e 3 anos para os bens móveis, tipo eletrodomésticos.
    Se o vendedor se está a recusar a tratar dos problemas, tem que enviar uma carta registada, e em último caso tem que meter um advogado ao barulho.
  4.  # 4

Pelo que descreve é um apartamento usado correto?
    Comprou a um particular?
  5.  # 5

Colocado por: zedasilvaPelo que descreve é um apartamento usado correto?
    Comprou a um particular?

Isso já é outra história
  6.  # 6

Colocado por: Pickaxe
    Isso já é outra história

Colocado por: VarejoteSe o imóvel é usado e foi comprado a um particular, não há garantia para ninguém.

É história que faz toda a diferença.
    Concordam com este comentário: NunoFAlmeida
  7.  # 7

Colocado por: JoanaAPintoBoa tarde a todos.

Recentemente arrisquei tudo e comprei casa. Isto porque o senhorio acabou o meu contrato de arrendamento e como o Porto está impossivel e estou na idade limite para um crédito, acabou por ser a decisão que tomei.

Tudo aconteceu relativamente rápido e admito que como leiga que sou agora vejo erros de principiante que cometi.

Sengudo li pela net, vejo que temos 3 anos para que o vendedor nos "trate" de alguns problemas.

Neste caso e após 6 meses noto que o chao de flutuante está a descolar bem como alguns rodapés.

Uma porta da varanda deixou de trancar e o forno que estava no apartamento é fraco. Na altura foi dito que era novo mas percebe se perfeitamente que não.

Posto isto, é mesmo o vendedor que deve tratar destes pormenores?

Obrigada a todos!

O vendedor é o construtor? É que são coisas diferentes...

O construtor tem. Mesmo que a casa seja usada, depende de quantos anos tem a casa como é óbvio.

Se for casa com idade esqueça. Não é o momento da sua compra que define a garantia.
  8.  # 8

Colocado por: JoanaAPintoPosto isto, é mesmo o vendedor que deve tratar destes pormenores?
    Boa sorte com isso.

Não creio que existe qualquer tipo de garantia na situação que descreve (imóvel usado, compra a particular).

Vá resolvendo as coisas ao poucos e não se martirize em demasi, acontece a todos.
  9.  # 9

Joana muitos parabéns por ter dado esse passo tão bonito que é passar a ser responsável pelo ninho que a acolhe!

Independentemente desses pormenores/pormaiores com que está agora a lidar, lembre-se que a casa "fala"/manifesta-se perante quem recebeu o testemunho e à excepção do piso (que acredito que mesmo a casa sendo usada, poderá ser novo e o vendedor/ex proprietário conseguir que quem o executou rectifique as intervenções necessárias) o restante parece-me que a seu tempo conseguirá ir cuidando sem se chatear muito.
    Quem não encontrou chatices na sua casa nova ou usada que cuspa para o ar 😅

Da minha experiência pessoal e profissional, quando nos responsabilizamos por algo que sentimos ser "pesado", vêm muitas duvidas, questionamentos, arrependimentos, mau humor, mas o bom é que passa 🩷

Que seja um relacionamento entre vocês as duas, maravilhoso, em que cada "uma" à sua maneira saberá cuidar.
  10.  # 10

Colocado por: marizeque cuspa pa

Ka nojo!
  11.  # 11

Colocado por: zedasilvaKa nojo!
    o primo já não vai à terrinha há muito, já nem sabe escrever!!!

"Ca noijo" 😎
  12.  # 12

Colocado por: VarejoteSe o imóvel é usado e foi comprado a um particular, não há garantia para ninguém.
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães,desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JoanaAPinto

Obrigada antes de mais pela resposta. apartamento foi remodelado antes de me ser vendido, sendo eu a primeira pessoa a morar nele após a remodelação. O vendedor é uma empresa que compra remodela e vende imóveis.
  13.  # 13

Colocado por: marizeJoana muitos parabéns por ter dado esse passo tão bonito que é passar a ser responsável pelo ninho que a acolhe!

Independentemente desses pormenores/pormaiores com que está agora a lidar, lembre-se que a casa "fala"/manifesta-se perante quem recebeu o testemunho e à excepção do piso (que acredito que mesmo a casa sendo usada, poderá ser novo e o vendedor/ex proprietário conseguir que quem o executou rectifique as intervenções necessárias) o restante parece-me que a seu tempo conseguirá ir cuidando sem se chatear muito.
    Quem não encontrou chatices na sua casa nova ou usada que cuspa para o ar 😅

Da minha experiência pessoal e profissional, quando nos responsabilizamos por algo que sentimos ser "pesado", vêm muitas duvidas, questionamentos, arrependimentos, mau humor, mas o bom é que passa 🩷

Que seja um relacionamento entre vocês as duas, maravilhoso, em que cada "uma" à sua maneira saberá cuidar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JoanaAPinto

Mariza, obrigada desde já pelo seu comentário tão carinhoso. Pois eu tb concordo que as coisas a seu tempo serão arranjadas como deve ser, e assim até acaba por ter um gosto especial. É mais porque realmente agora vejo o chico espertismo que há nesta área e como puderam tudo tão bonito mas s qualquer tipo de qualidade em acabamentos. Nota-se que muita coisa foi feita por pessoas sem qualquer formação na área. Correu tudo tão bem que realmente agora vejo a falta de transparência do vendedor, mas pronto, vamos indo e as coisas com tempo resolvem-se 🙂 🥰
    Concordam com este comentário: marize
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  14.  # 14

Desculpem eu não referi, mas a casa veio supostamente remodelada para as minhas mãos. Esqueceram se foi de dizer que a remodelação foi feita ás 3 pancadas e por pessoal que não deve ser especializado. Coisa que acredito claro que acontece nestas empresas que compram, remodelam e vendem imóveis, no intuito de poupar.

😉
    Concordam com este comentário: marize
  15.  # 15

Colocado por: JoanaAPinto

Obrigada antes de mais pela resposta. apartamento foi remodelado antes de me ser vendido, sendo eu a primeira pessoa a morar nele após a remodelação. O vendedor é uma empresa que compra remodela e vende imóveis.

O vendedor empresa, umas coisas devem estar em garantia, outras nem tanto.

Já falou com o vendedor sobre os problemas?
  16.  # 16

Joana não é fácil.

O normal é os materiais terem garantia, outro é a mão de obra.

É como um particular vender uma casa que acabou de pintar e fazer obras menores como remodelada. Vai-lhe pedir garantia?

Agora existem ai questões que indica relevantes. Indicaram-lhe que o forno era novo, mas não é. Essa informação está escrita? É que se está, então solicite o comprovativo de compra ao vendedor. Diga que quer mandar as coisas para garantia porque avariou. Sendo mentira já pode ter ai matéria para implicar.

Outra questão é a do flutuante. Flutuante normalmente não se cola. Estar a levantar pode ser indicativo que foi cortado demasiado rente à parede e com a dilatação do material, começa a "levantar"(criar altos). Isso pode ser facilmente resolvido e sem grandes custos. Se é aliás nessas divisões que os rodapés estão a descolar também pode estar relacionado.

São reparações muito pequenas, que falando com o vendedor, e sendo uma empresa, também não vejo grande alarido para não a ir ajudar a resolver...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  17.  # 17

Tudo o que foi objeto de remodelação tem garantia, se o flutuante e os rodapés eram novos, tem garantia, se as portas não foram substituídas não tem garantia.

0.0208 seg. NEW