Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      bio
    • 3 março 2010 editado

     # 1

    Olá a todos,

    Queria colocar uma dúvida, em relação ao isolaamento de paredes exteriores:

    No projecto da minha casa, está especificado que as paredes exteriores, em termos de alvenaria e isolamento, vão ser constituídas por:

    (Exterior) tijolo 11 -- isolamento XPS 4cm -- Tijolo 11 (interior)

    Gostaria de perguntar de saber a vossa opinião sobre o seguinte:

    O construtor disse que seria melhor além do especificado deixar uma caixa de ar, do género:

    (Exterior) tijolo 11 -- isolamento XPS 4cm -- caixa de ar 2cm -- Tijolo 11 (interior)

    Alguém me pode ajudar e dar a sua opinião qual dos " 2 sistemas " será o mais correcto ou se será melhor:

    (Exterior) tijolo 11 -- caixa de ar 2cm -- isolamento XPS 4cm -- Tijolo 11 (interior)

    Todos os comentários são bem vindos,
    Obrigado pela atenção,
    bio
  1.  # 2

    Pode deixar a caixa de ar.. mas só valerá a pena se a mesma for previsto a drenagem e ventilação... Mas de qq maneira isso são questões para colocar à equipe técnica que lhe elaborou os Projectos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bio
  2.  # 3

    opte pela segunda ou seja tijolo+cx de ar+isolamento+tijolo, é o sistema mais consolidado com provas dadas, em termos de dissipação de energia é a mais equilibrada evitando choques térmicos maiores.
    cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bio
  3.  # 4

    Isto foi o que li em tempos....
    Paredes duplas
    As placas WALLMATE™ CW-A devem ser aplicadas encostadas ao pano interior da parede, permanecendo um espaço de ar entre a superfície de isolamento e o pano exterior. Este espaço de ar deverá estar drenado e ventilado, para o que podem ser aplicados tubos de drenagem no fundo da caixa-de-ar e grelhas de ventilação no seu topo. Refira-se que no fundo da caixa-de-ar, que será impermeabilizado, deverá ser executada uma pendente, para que exista uma drenagem adequada de eventuais humidades.
    Para garantir o afastamento das placas WALLMATE CW-A ao pano exterior da parede, utilizam-se dispositivos de travamento que permitam esta função. Como alternativa, podem ser utilizados pedaços das próprias placas (resultantes de cortes de adaptação) que são facilmente cortados com a espessura de espaço de ar livre e colados nas placas de isolamento.
    http://building.dow.com/europe/pt/insulate/thermal/walls/project/duplas.htm
    http://building.dow.com/europe/pt/insulate/thermal/walls/instal/duplas.htm
  4.  # 5

    Colocado por: Fernando Gabrielopte pela segunda ou seja tijolo+cx de ar+isolamento+tijolo, é o sistema mais consolidado com provas dadas, em termos de dissipação de energia é a mais equilibrada evitando choques térmicos maiores.
    cumprimentos

    Estas pessoas agradeceram este comentário:bio


    mas não se esqueça de fazer meia cana, no interior das paredes, e deixar respiros de n em n metros, para o interior respirar e não criar condensações nas paredes.
    • migabc
    • 4 março 2010 editado

     # 6

    No meu projecto colocaram:

    (Exterior) tijolo 15 -- caixa de ar -- isolamento XPS -- Tijolo 11 (interior)

    Mas tenho visto aqui no forum esta disposição:

    (Exterior) tijolo 11 -- caixa de ar -- isolamento XPS -- Tijolo 15 (interior)

    Qual a mais indicada?
    O Tijolo de 15 deve ficar no interior ou no exterior?
  5.  # 7

    Em minha casa, o eng. responsável optou por não deixar qualquer caixa de ar, e injectar Poliuretano Expandido entre a parede interior e exterior. Tenho um óptimo isolamento, a casa não é nem fria no inverno nem quente no Verão, mas também tenho alguns problemas de condensação. Será esta opção errada?
  6.  # 8

    Carolina,
    .. pode ser devido a insuficente espessura de isolamento (culpa do projecto ou do aplicador) ou deficiente injecção de isolamento na caixa de ar...

    EDIT: estou a assumir problemas de condensação nas paredes.
  7.  # 9

    Colocado por: CarolinaSilvamas também tenho alguns problemas de condensação
    Onde? Paredes? Em que sítios? Caixilhos/vidros?
  8.  # 10

    Ou a pessoa é tão friorenta que a casa fica demasiado estanque. Janelas estanques, casas de banho sem ventilação e com janelas que nunca se abrem no inverno, por causa do frio, exaustor de cozinha que só se liga quando se fritam coiratos, etc...
    • migabc
    • 4 março 2010 editado

     # 11

    Em termos de isolamento termico o PUR é melhor (0.025 W/mºC) do que o XPS (0.035 W/mºC)
    Mas ao contrário do PUR, o XPS não é sensivel à humidade. O XPS cria uma barreira pára-vapor.
    Por esta razão o PUR normalmente acaba por causar problemas de condensação se a habitação não for bem ventilada.
  9.  # 12

    Colocado por: migabcNo meu projecto colocaram:

    (Exterior) tijolo 15 -- caixa de ar -- isolamento XPS -- Tijolo 11 (interior)

    Mas tenho visto aqui no forum esta disposição:

    (Exterior) tijolo 11 -- caixa de ar -- isolamento XPS -- Tijolo 15 (interior)

    Qual a mais indicada?
    O Tijolo de 15 deve ficar no interior ou no exterior?


    na minha opinião, relativo e pouca diferença, será apenas em aumento ou redução de relativo tempo de trocas de energia.
  10.  # 13

    O LNEC diz que o PUR tem 0,04 W/mºC (se for projectado são 0,042) e o XPS são 0,037
  11.  # 14

    Colocado por: mafgod
    Colocado por: CarolinaSilvamas também tenho alguns problemas de condensação
    Onde? Paredes? Em que sítios? Caixilhos/vidros?


    Nas paredes. No Inverno temos a casa aquecida a aproximadamente 20ºC. Tenho o cuidado de abrir sempre as janelas alguns minutos por dia, mesmo no Inverno. Vou agora pintar algumas divisões da casa e estava a pensar experimentar a tinta que tem uns aditivos para evitar as condensações. Funciona? Há mais alguma coisa que se possa fazer?
  12.  # 15

    Colocado por: AugstHillO LNEC diz que o PUR tem 0,04 W/mºC (se for projectado são 0,042) e o XPS são 0,037


    Penso que ainda se fabrica PUR com HCFC (0.025 W/mºC).
    Os novos PUR já não contêm HCFC mas em contrapartida o isolamento térmico não é tão bom (0.04 W/mºC ??)

    Quanto ao XPS, já não é fabricado com HCFCs desde há bastante tempo.

    Sendo assim comparando ambos com os produtos sem HCFCs (i.e, os mais recentes) o XPS consegue ser mais eficiente em termos térmicos, correcto?
  13.  # 16

    tintas que evitem condensações.. não conheço, nem percebo como as evitam.
  14.  # 17

    Colocado por: migabcNo meu projecto colocaram:

    (Exterior) tijolo 15 -- caixa de ar -- isolamento XPS -- Tijolo 11 (interior)

    Mas tenho visto aqui no fórum esta disposição:

    (Exterior) tijolo 11 -- caixa de ar -- isolamento XPS -- Tijolo 15 (interior)

    Qual a mais indicada?
    O Tijolo de 15 deve ficar no interior ou no exterior?

    Sem entrar no assunto da maior ou menor inércia térmica, eu prefiro o tijolo de 15 no pano interior por uma razão bem pratica: a fazer os roços para as instalações eléctricas e de águas temos mais espessura de tijolo para trabalhar...
    E (no meu caso) a inércia tb é bem vinda... :)
  15.  # 18

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: migabcNo meu projecto colocaram:

    (Exterior) tijolo 15 -- caixa de ar -- isolamento XPS -- Tijolo 11 (interior)

    Mas tenho visto aqui no fórum esta disposição:

    (Exterior) tijolo 11 -- caixa de ar -- isolamento XPS -- Tijolo 15 (interior)

    Qual a mais indicada?
    O Tijolo de 15 deve ficar no interior ou no exterior?

    Sem entrar no assunto da maior ou menor inércia térmica, eu prefiro o tijolo de 15 no pano interior por uma razão bem pratica: a fazer os roços para as instalações eléctricas e de águas temos mais espessura de tijolo para trabalhar...
    E (no meu caso) a inércia tb é bem vinda... :)


    Tb me parece que o tijolo 15 no interior seja mais vantajoso. Posso pedir ao construtor para fazer dessa forma ou tem que ser mesmo como está no projecto?
    •  
      bio
    • 5 março 2010

     # 19

    Olá a todos,

    Antes de mais obrigado pelos vossos comentários.

    Estive a falar com o construtor em relação à opção:
    (Exterior) tijolo 11 -- isolamento XPS 4cm -- caixa de ar 2cm -- Tijolo 11 (interior)
    Ele disse-me que esta opção e segundo a experiência dele, evita que:
    1º Evita que possam ocorrer problemas relativos a uma possível interrompimento da meia cana por restos de argamassa, que por mais cuidado que se tenha são muito frequentes, no caso de se colocar a caixa de ar em contacto com o pano exterior do tijolo.
    2º problemas relacionados com choques térmicos são reduzidos.

    De igual modo disse-me que a colocação final das placas de XPS iria ser feita, além das ligações macho-fêmea, com pregos a prenderem o XPS ao pano exterior.

    Alguém me pode comentar ou dar dicas por experiência, em relação a estes factos?
    Todos os comentários são bem vindos.

    Deixo de igual modo o blog da minha casa que para que os interessados possam ver:

    http://romeirao.blogspot.com

    Obrigado,

    Bio
  16.  # 20

    BIO,

    NÃO coloque o XPS contra o pano exterior. Isso é ponto de honra. Não vá em conversas.
    Não encontra essa recomendação de aplicação em lado nenhum.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bio
 
0.0223 seg. NEW