Iniciar sessão ou registar-se
    • amcl
    • 2 julho 2024 editado

# 1

Olá a todos!

Moro num prédio constituído por 3 andares mais o rés do chão, onde se localizam as garagens.
    Uma das vizinhas detetou uma infiltração de água na garagem e reclamou com a vizinha do 1º andar para ela averiguar o que se passava. Acontece que a vizinha do 1º andar diz que o contador dela não mexe e que era impossível ter uma fuga. Nesta sequência, a vizinha do 1º andar veio falar comigo que moro no 2º andar dizer que a culpa da infiltração na garagem (Rés do chão) poderia ser minha (2º andar) e não dela (1º andar).

Faz algum sentido? Ainda assim fui verificar o contador e o meu contador também não tem qualquer fuga.

Alguém me conseguiria dizer se passou por algo semelhante, o que poderei fazer, e se há alguma possibilidade da culpa ser minha? Há alguma possibilidade de ser rotura na água que é eliminada através dos ralos, pias, sanitas e banhos? Se sim, de quem é a responsabilidade dessas fugas?

Nota: Esclareço que o apartamento está inserido num prédio de 40 anos. Contudo, há 3 anos fiz uma remodelação total, desde um circuito de eletricidade novo e canalização que passei através dos tetos falsos (nova desde o contador a qualquer divisão da casa, até a tubagem do contador mudei para garantir que não tinha problemas neste domínio).
  1.  # 2

Colocado por: amcl

Faz algum sentido? Ainda assim fui verificar o contador e o meu contador também não tem qualquer fuga.

Não é pelo facto dos contadores não apresentarem fuga de água que não exista uma infiltração no prédio. É que, para além da canalização da água limpa existe a canalização das águas sujas (esgotos), esgoto da banheira ou base do chuveiro, esgoto do bidé, esgoto do lavatório, etc.
    À partida, logicamente, será a canalização de esgotos da vizinha do 1º andar que terá que terá que ser alvo de uma peritagem apropriada, a cargo da própria, caso não exista seguro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: amcl
  2.  # 3

Já efectuei uma reparação de uma infiltração num R/Chão que tinha origem no 3º andar.

O facto de ter efectuado uma remodelação há 3 anos não exclui nem inclui a sua responsabilidade.

Despistar essa infiltração com abertura de torneiras, descarga de autoclismos, máquinas de lavar, etc num andar específico deixando os outros andares com as torneiras fechadas até descobrirem.
  3.  # 4

Colocado por: amclFaz algum sentido? Ainda assim fui verificar o contador e o meu contador também não tem qualquer fuga.

Em teoria … sim , pode ser …. já tive uma infiltração ( eu no 1° andar ) que tinha origem do 3° .
    Agora em vez de andarem a jogar á adivinha e claramente a apontar dedos uns aos outros como que a jogar na lotaria e a contribuir para um mau estar entre vizinhos … o prédio não tem seguro ?
    O condomínio, que trate de pagar uma deteção de fugas de água e activar o seguro do condomínio ou da fração da qual a fuga tem origem.

Não é preciso ligar nenhum complicómetro.
  4.  # 5

Obrigada a todos!

Não estou a apontar o dedo a ninguém.
    Simplesmente, e como não percebo nada da áreas, acho estranho (não impossível) que a água atravesse do 2º andar (meu), o apartamento da vizinha de baixo que fica no 1º andar e apareça no teto da garagem (que confronta com o wc da vizinha), sem que a vizinha do 1º andar tenha qualquer mancha nos tetos ou paredes.

Entretanto, chamei um picheleiro e que ao verificar as duas casas acha que a infiltração pode ser da vizinha do 1º andar, uma vez que o poliban da mesma está afastado 1 cm da parede e já não tem silicone em algumas zonas à volta da cabine e que acredita que a água entre por lá quando a senhora toma banho e escorra a água das paredes. Ficou de lhe isolar esses sítios, a ver se se confirma que seja isso.

Nota: A água que aparece no teto da garagem é aparentemente limpa, sem cheiro ou coloração, e não pinga permanentemente, o que me dá a entender que deverá ser ao acionar a água de algum mecanismo (banhos ou lavatórios).
  5.  # 6

Colocado por: amcl

Entretanto, chamei um picheleiro e que ao verificar as duas casas acha que a infiltração pode ser da vizinha do 1º andar, uma vez que o poliban da mesma está afastado 1 cm da parede e já não tem silicone em algumas zonas à volta da cabine e que acredita que a água entre por lá quando a senhora toma banho e escorra a água das paredes. Ficou de lhe isolar esses sítios, a ver se se confirma que seja isso.

Obviamente, que a principal suspeita recai sobre a WC do 1º andar, cuja proprietária deve assumir de imediato a responsabilidade de reparar.

0.0110 seg. NEW