Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Eu (28M) e a minha namorada (30F) queremos comprar uma moradia na zona de Braga (Póvoa de Lanhoso) com 90m2 úteis e 200m2 de área bruta, construída em 1979. Tem certificado energético E. Tá habitável mas quero fazer melhorias.
    A casa tem 2 quartos e 2 wc’s, é kitchenette, com lugar de garagem para 2 carros, tem também churrasqueira e lavandaria. No piso superior tem kitchenette, 2 quartos e 1 wc. No piso inferior despensa, wc e uma sala de jantar. Quero eliminar um quarto e aumentar sala, e no piso de baixo fazer dois quartos, acrescentar a base de duche do wc e da despensa fazer um roupeiro.
    A casa não tem escadas para ligação interior de pisos, e eu quero fazer.
    Abaixo descrevo as obras uero fazer a seguintes obras antes de me mudar para lá.
    - Capoto
    - ⁠No 1 andar fazer um buraco e umas escadas em caracol para o andar de baixo.
    - ⁠Retocar as paredes e pintar o interior todo
    - ⁠Deitar as paredes de um quarto abaixo para ampliar o espaço (kitchenette).
    - ⁠Armários na cozinha
    - ⁠Trocar Azulejos de 2 wc
    - ⁠trocar o pavimento casa toda
    - ⁠fazer uma base de duche no Wc
    - ⁠1 roupeiro embutido (carpintaria)
    - ⁠ paredes e eletricidade para dividir 2 quartos
    - ⁠ abrir uma janela.
    - portas divisões interiores
    - Toldo para garagem

    A casa vai custar 134k Acham que vale a pena estas obras ? Estava a pensar gastar no máximo 30k em remodelações, chega? Justifica? Quanto acham que ficam estas obras? Tou muito indeciso porque é a minha primeira casa e obras não é a minha especialidade. Obrigado pela ajuda
  2.  # 2

    Colocado por: JoseppaEstava a pensar gastar no máximo 30k em remodelações, chega?


    Se for você a fazer maior parte das coisas, deve chegar.
  3.  # 3

    Uma pergunta: já fez a substituição da canalização? Ou ainda é de origem?
  4.  # 4

    30k€, mas em sonhos.
  5.  # 5

    Ora bem, fazer escadas interiores são obras que implicam alteração à estrutura da casa e como tal um projeto na Câmara.

    Abrir janelas altera a fachada e é mais uma coisa a estar incluída no projeto para aprovação da Câmara Municipal.

    A colocação de capoto é uma zona cinzenta onde há quem diga que não precisa de projeto, outros dizem que sim. Como vai ter de o fazer de qualquer forma, mais vale incluir.

    Só com projetos, possíveis levantamentos topográficos, taxas camarárias, etc conte gastar 15 a 30% do seu orçamento.

    Certamente que se vai meter capoto não vai deixar a caixilharia antiga, não faria sentido nenhum, perderia muitos ganhos térmicos. Como tal, contar com todas janelas novas ao sítio, com vidro duplo e corte térmico.

    Com apenas isto acabou-se o seu orçamento todo, se chegar.

    De notar que deixar, tanto instalação elétrica, como canalização de origem é uma terrível ideia. Já tem 50 anos e nada dura para sempre. Iria gastar dinheiro num chão bonito e a reparar paredes para depois ter de andar a abrir roços nas paredes todos os anos para ir trocando tudo aos poucos.


    Pense da seguinte forma: idealize o que deseja com um arquiteto e consulte com um Eng. Civil (não um empreiteiro) para saber exatamente o que é preciso fazer na casa. Por norma isto envolve substituir a canalização, instalação elétrica, colocação de capoto ou gesso cartonado (caso queira manter a fachada e evitar projetos na câmara), trocar os alumínios antigos por novos mais eficientes e depois sim brincar à decoração. Como deseja deitar abaixo paredes CONSULTE MESMO UM ENG. CIVIL.
  6.  # 6

    Colocado por: monte1roOra bem, fazer escadas interiores são obras que implicam alteração à estrutura da casa e como tal um projeto na Câmara.

    Pela nova lei já não.

    Colocado por: monte1roAbrir janelas altera a fachada e é mais uma coisa a estar incluída no projeto para aprovação da Câmara Municipal.

    pela nova lei também já não necessita de aprovação da câmara.

    Colocado por: monte1roA colocação de capoto é uma zona cinzenta onde há quem diga que não precisa de projeto, outros dizem que sim

    Precisa apenas de garantir que ao aumentar a espessura das paredes não está a diminuir os afastamentos legais.

    Colocado por: monte1roidealize o que deseja com um arquiteto e consulte com um Eng. Civil

    E porque não pode igualmente o arquiteto opinar sobre as questões técnicas?

    Pronto já lancei a confusão, podeis continuar
    :)
    Concordam com este comentário: marize
  7.  # 7

    Colocado por: zedasilvaE porque não pode igualmente o arquiteto opinar sobre as questões técnicas?


    variou de vez... foi??
    :)
  8.  # 8

    Colocado por: JoseppaA casa vai custar 134k Acham que vale a pena estas obras ? Estava a pensar gastar no máximo 30k em remodelações, chega? Justifica? Quanto acham que ficam estas obras? Tou muito indeciso porque é a minha primeira casa e obras não é a minha especialidade. Obrigado pela ajuda



    se a casa custa 130k, então arredonde as obras para os 70k. Como já dizeram não faz sentido colocar capoto e não mudar as janelas para algo melhor. Se a instalação electrica e a canalização da água for de origem da casa, faz sentido a sua mudança.

    se compensa? bem fica com uma casa "nova" por 200k. Se gosta da localização da casa e de como ela fica com todas as alterações penso que vale a pena.


    mas os 30k para as obras são muito curtos. dava para uma remodelação que não obriga-se andar a partir coisas, tipo renovar cozinha wc e pintar. Mas o que pretende é bastante mais.
  9.  # 9

    Colocado por: fernandoFerreiravariou de vez... foi??
    :)

    Taditos, eles também precisam de alguém que os defenda.
  10.  # 10

    muito construtivo fernando ferreira :(
  11.  # 11

    Colocado por: zedasilvaE porque não pode igualmente o arquiteto opinar sobre as questões técnicas?


    Pode opinar, mas um Eng pode fazer as contas e dizer valores certos.

    Um enfermeiro pode dar uma opinião, mas apenas um médico pode dar um diagnóstico.
  12.  # 12

    Colocado por: monte1ro

    Pode opinar, mas um Eng pode fazer as contas e dizer valores certos.

    Um enfermeiro pode dar uma opinião, mas apenas um médico pode dar um diagnóstico.

    Depende das contas e valores que se necessita.
    No caso das remodelações, ainda que ter a intervenção de alguém da área da engenharia possa ser benéfico, nem sempre é condição necessária.
  13.  # 13

    Sim, nem sempre é necessário, mas mandar paredes abaixo e rasgar escadas entre pisos OBRIGA a ter um Eng. Até porque não se sabe a verdadeira condição da casa.
  14.  # 14

    Colocado por: monte1romandar paredes abaixo e rasgar escadas entre pisos OBRIGA a ter um Eng.

    Pela nova lei não obriga.
    Basta ter o termo de responsabilidade de um empreiteiro com a 4ª classe.
  15.  # 15

    Colocado por: monte1roSim, nem sempre é necessário, mas mandar paredes abaixo e rasgar escadas entre pisos OBRIGA a ter um Eng. Até porque não se sabe a verdadeira condição da casa.


    E o eng. Civil olha para as paredes e vê logo o que lá está, tipo o Homelander.
  16.  # 16

    Jose> em primeiro lugar dar-lhe os parabéns pela vossa decisão de seguirem vida juntos, em segundo perguntar se ponderam casar antes de avançar com a compra seja desse ou de outro imóvel?

    Em um mundo ideal primeiro estabelecemos um compromisso com o ser humano e depois com o banco, no entanto e indo ao ponto que levanta, convido-te a considerar duas coisas:

    . escadas em caracol > já morou em uma casa em que sempre que necessite de subir ao primeiro andar tenha de usar umas escadas assim? Eu já e acredite que mesmo com o meu 1,60 é um verdadeiro atrofio!

    . churrasqueiras, lavanderia e afins> certifique-se de que essas obras não estão ilegais, não é que eu seja contra (tenho uma catrefada delas na nossa propriedade), mas baixámos o valor de comprar em 10K à conta do anterior proprietário não ter tido interesse em tentar legalizar

    A par de todos os bla bla blas, que tenha tudo a correr bem e foco no futuro do relacionamento! É a dois que se compram casa, muitas vezes para mais do que dois morar; e esta fase inicial é apenas um treino para todo o stress que daí advém.
  17.  # 17

    Colocado por: marizeJose> .escadas em caracol> já morou em uma casa em que sempre que necessite de subir ao primeiro andar tenha de usar umas escadas assim? Eu já e acredite que mesmo com o meu 1,60 é um verdadeiro atrofio!


    Casa de campo para fins-de-semana e férias, agora com mais tempo de permanência até aos 8 meses com utilização de escada de caracol há 40 anos e sempre impecável mesmo com o meu 1,82m.
  18.  # 18

    Colocado por: JoseppaEstava a pensar gastar no máximo 30k em remodelações, chega?
    desses 30k.. retire o necessários para os projectos mais as taxas para a CM. .. penso que não
 
0.0188 seg. NEW