Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,

Estou num processo de venda de casa e o comprador está a exigir demasiados papéis, como por exemplo um documento que comprova que a rua onde se localiza a habitação dantes tinha outro nome (documento este que custa 70€...)
    Já pediu outro anteriomente, não obrigatório, que eu nem sequer tinha também quando comprei esta casa.

O comprador está a atrasar a escritura e já não está a cumprir as datas do contrato porque, segundo ele, precisa destes documentos...

Há alguma coisa que eu possa fazer?

Não quero andar a gastar mais dinheiro com estas coisas, ainda para mais este mês já pago renda noutra casa porque a escritura já devia ter acontecido...

Não sei bem os meus direitos porque não estou dentro da área, se alguém puder ajudar por favor agradeço bastante!

Cumprimentos
  2.  # 2

Colocado por: mariaoliveira23segundo ele, precisa destes documentos...

Tem que perguntar para que é que precisa desse documento.
    Se for o banco que vai financiar a compra, que está a exigir, o melhor é tratar de arranjar o documento.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  3.  # 3

Já assinou o CPCV?

Se ainda não assinou, o comprador pode sempre mudar de opinião quando quiser, ele está no seu direito de pedir o que bem entender, e você está no seu direito de recusar se assim o entender.

Se eu estivesse no lugar do comprador também pediria esses documentos, mais tarde se precisar deles também não iria querer pagar os 70 euros.

Se já assinou o CPCV, existem regras, a escritura está marcada e terá de acontecer, se não acontecer há penalizações. Depende das clausulas do CPCV.
  4.  # 4

Sim, já está assinado o CPCV e a escritura já deveria ter acontecido, só ainda não aconteceu porque o comprador está sempre a pedir documentos.

O comprador supostamente também não pediu crédito e iria comprar a minha casa com o dinheiro da casa que também vendeu (ou vai vender e tbm está a demorar...), então é mesmo o comprador que está a pedir os documentos e não um banco.

O nosso agente imobiliário já nos disse que temos de marcar escritura e o comprador vai ter de aceitar
  5.  # 5

Colocado por: mariaoliveira23comprar a minha casa com o dinheiro da casa que também vendeu

Provavelmente a outra escritura atrasou-se e ele está a tentar ganhar tempo.

Mas fique descansada que a sua escritura vai acontecer dentro do prazo estipulado no CPCV (ngm quer pagar as indemnizações dos CPCVs). Vá arranjando os documentos que ele quer, se não estiverem contemplados no CPCV ou necessários para a escritura diga-lhe para ele os pagar.

Sabem se estes custos com documentação são dedutíveis nas mais valias?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mariaoliveira23
  6.  # 6

Colocado por: mariaoliveira23um documento que comprova que a rua onde se localiza a habitação dantes tinha outro nome (documento este que custa 70€...)

Certidão toponímica.
    Esse documento na GAIURB, por exemplo, é gratuito e de fácil obtenção. Edit: Fui verificar e afinal custou 25€ com levantamento presencial.

Qual foi o outro documento "não obrigatório" que o comprador lhe pediu?
    Estes documentos podem estar-lhe a ser exigidos pelo solicitador com quem ele está a trabalhar caso não vá recorrer a Crédito Habitação. Quanto ao seu agente imobiliário a pressão que lhe está a colocar é para receber a parte dele, depois disso ainda menos a ajudará.
  7.  # 7

8.  # 8

Colocado por: Vítor MagalhãesQual foi o outro documento "não obrigatório" que o comprador lhe pediu?

No link que enviou a diz que a certidão toponímica é obrigatória para a celebração da escritura (desde que a a morada tenha sofrido alterações). Coisa que eu desconhecia, e agradeço por ter esta informação.

Assim sendo, toda esta questão não se levanta, a certidão é obrigatória e a vendedora deve fornece-la.
  9.  # 9

A morada, rua e número de porta estão acordo com a caderneta predial, licença de utilização e registo predial online?
    Ou existe incongruências face ao nome actual da rua?
  10.  # 10

Colocado por: rod_2000
    No link que enviou a diz que a certidão toponímica é obrigatória para a celebração da escritura (desde que a a morada tenha sofrido alterações). Coisa que eu desconhecia, e agradeço por ter esta informação.

Assim sendo, toda esta questão não se levanta, a certidão é obrigatória e a vendedora deve fornece-la.

Isto 👍
  11.  # 11

Alguém pode colocar a lista de itens para se vender casa?

Tenho um crédito bancário associado.
    Também não sei o que tenho de fazer em relação a isso no banco.

Tenho de ir à Câmara Municipal pedir alguma coisa?

E às Finanças e Conservatória?

Tenho de obter uma planta do apartamento?
    (Fiz alterações e não corresponde ao original: abri a sala para a marquise, dividi um quarto em 2.)

Certificado Energético.
    O que é necessário para pedir a elaboração a um gabinete?
  12.  # 12

Colocado por: Vítor Magalhãeshttps://www.idealista.pt/news/imobiliario/habitacao/2022/07/14/52916-comprar-e-vender-casa-o-que-e-a-certidao-toponimica

A minha rua no tempo da outra senhora era Salazar. Passou a General Humberto Delgado, depois do 25 de Abril.
  13.  # 13

Colocado por: Alexandre SilvaTenho de ir à Câmara Municipal pedir alguma coisa?

Prefiro ter a "Licença de Habitação" do que não ter, uma vez que já não é exigido para escriturar.
  14.  # 14

Colocado por: Alexandre SilvaAlguém pode colocar a lista de itens para se vender casa?

Tenho um crédito bancário associado.
    Também não sei o que tenho de fazer em relação a isso no banco.

Tenho de ir à Câmara Municipal pedir alguma coisa?

E às Finanças e Conservatória?

Tenho de obter uma planta do apartamento?
    (Fiz alterações e não corresponde ao original: abri a sala para a marquise, dividi um quarto em 2.)

Certificado Energético.
    O que é necessário para pedir a elaboração a um gabinete?

Caderneta predial
    Certidão do registo predial
    Licença de utilização ( já não é obrigatória mas convém ter)
    Declaração de não dívida do condomínio
    Certificado energético

Quando tiver escritura marcada, vai ao banco e pede destrate por protocolo APB ( com 10 dias antecedência face a escritura )

Envia esse documento para o comprador, para que possa entregar no banco dele. ( caso seja compra com financiamento bancário)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alexandre Silva
  15.  # 15

Colocado por: Nalotil

Caderneta predial
    Certidão do registo predial
    Licença de utilização ( já não é obrigatória mas convém ter)
    Declaração de não dívida do condomínio
    Certificado energético

Quando tiver escritura marcada, vai ao banco e pede destrate por protocolo APB ( com 10 dias antecedência face a escritura )

Envia esse documento para o comprador, para que possa entregar no banco dele. ( caso seja compra com financiamento bancário)

Tenho que fazer o anúncio de direito de preferência?

https://www.casapronta.pt/CasaPronta/preferencias/ServicosOnline.jsp
  16.  # 16

Colocado por: Alexandre SilvaTenho de obter uma planta do apartamento?

Se o comprador precisar de crédito bancário, acho que vai haver problemas.
    Ou não?
  17.  # 17

o comprador compra o que está, o banco é que pode efetivamente complicar ou avaliar pelo original
    é daquelas coisas que á partida não uma regra geral, portanto estará sujeito á avaliação bancária.
  18.  # 18

Colocado por: Alexandre SilvaSe o comprador precisar de crédito bancário, acho que vai haver problemas.

Se forem apenas alterações interiores, os bancos não costumam levantar problemas, mas neste caso, acho que inicialmente transformaram uma varanda numa marquise e depois prolongaram a sala até à marquise, isto sim vai levantar problemas.
  19.  # 19

Colocado por: Alexandre Silva

Se o comprador precisar de crédito bancário, acho que vai haver problemas.
    Ou não?

O banco exige licença de habitação, se for a câmara e disserem que não está tudo legal então o banco manda o comprador passear rápido rápido
  20.  # 20

Então é assim, se forem comprar com recurso a CH o banco dir-lhe-á exatamente quais os documentos que vai precisar para escriturar. Caso a compra seja sem recurso a crédito, e caso tenha pouca experiência no processo, o ideal é arranjar um solicitador que trate do processo. Esqueça as imobiliárias que não lhe vão arranjar documento nenhum ou ter alguma responsabilidade no negócio, o "trabalho" deles é arranjar compradores ou vendedores e depois receber a comissão o quanto antes...

0.0217 seg. NEW