Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde
    Coloquei 6 paineis fotovoltaicos que perfazem 3,3Kwh no total no pico de um dia de sol.
    Tenho um termoacumulador de 300Lts Termobrasa a uma temperatura de 60 graus
    Acontece que ligo o termoacumulador com a resistencia de 1500W durante 4 horas entre as 15H00 e as 19h00
    Acontece que a agua sai um pouco mais de morna e receio que algo esteja menos bem
    No inverno com o fogao de lenha a agua do termoacumulador até escalda mas agora com a eletricidade não sei qual o problema.
    Sera algum problema de ar no termoacumulador?
    Sera a resistencia que esteja menos operacional?
    Sera o ánodo do termoacumulador que esta estragado e prejudica o aquecimento?
    O manometro do termoacumulador esta nos 60 graus
    Alguem tem uma opinião mais ou menos formada a fim de dar uma preciosa ajuda?

Melhores cumprimentos

João Araujo
    • size
    • 3 julho 2024 editado

# 2

O problema poderá estar no escasso de tempo de ligação à corrente eléctrica, para tal quantidade de água do TA e, obiamente, o regime de utilização de água.

Apenas 1500 W, durante 4 horas por dia, deverá ser muito pouco
  2.  # 3

Boa tarde amigo size
    Pelo que me fui apercebendo e pesquisando 4 horas seria o suficiente para uma resistencia de 1500W aquecer 300Lts de agua ate porque so uma pessoas tomou banho de manha e a agua ja estava um pouco acima de morena.
    Acontece que mesmo ligado 4 horas ao fim de sensivelmente 3 horas a resistencia desliga automaticamente por, suponho eu, ja ter atingido os 60 graus.
  3.  # 4

Colocado por: jomecaarAcontece que ligo o termoacumulador com a resistencia de 1500W durante 4 horas entre as 15H00 e as 19h00

Colocado por: jomecaarPelo que me fui apercebendo e pesquisando 4 horas seria o suficiente para uma resistencia de 1500W aquecer 300Lts de agua ate porque so uma pessoas tomou banho de manha e a agua ja estava um pouco acima de morena.

Isso é fácil de comprovar. É um dia tirar o "relogio" e deixa-lo aquecer a agua à vontade. Fica logo a saber se disso.

O termo desliga as 19h, e quando é que utiliza a agua? Esses termos grandes também têm mais perdas, de qualquer forma, desligando as 19h a 60º, imagino que no dia seguinte de manhã ainda estivesse pelo menos acima de 45, pelo "que não seria pouco mais de morna".
  4.  # 5

Sim de facto desligo as 19h00 e pelas 07h30 é quando o filhote toma banho para ir para o emprego e penso que nem a 35 graus chegara a temperatura.
  5.  # 6

35°C a 60°C 300L 1500w, 4 horas, só em sonhos.
    • SrR
    • 3 julho 2024

# 7

Colocado por: Varejote35°C a 60°C 300L 1500w, 4 horas, só em sonhos.
    depende onde esta a resistência, pode ser um acumulador de 300l mas com resistência a meio.
  6.  # 8

Colocado por: SrRdepende onde esta a resistência, pode ser um acumulador de 300l mas com resistência a meio.

Isso não são 300L, são basicamente 150L

O apoio da Vaillant Arostor é no fundo.
    • SrR
    • 3 julho 2024

# 9

Colocado por: Varejote

Isso não são 300L, são basicamente 150L

O apoio da Vaillant Arostor é no fundo.
    o que nao falta é acumuladores com resistência a meio para dar prioridade ao solar por exemplo.
  7.  # 10

Colocado por: SrRo que nao falta é acumuladores com resistência a meio para dar prioridade ao solar por exemplo.

Não digo o contrário, mas não estão a aquecer a capacidade do depósito.
  8.  # 11

A resistencia do termoacumulador Termobrasa 300 Lts é no topo do referido termoacumulador!
  9.  # 12

Pq diz o amigo Varejote que 35 a 60 graus 1500W 4 horas so em sonhos?
  10.  # 13

Colocado por: jomecaarPq diz o amigo Varejote que 35 a 60 graus 1500W 4 horas so em sonhos?

Porque demora mais tempo, se a resistência estiver a meio do depósito ou mais acima, até pode subir isso em 4 horas, não são é quase 300L a 65°C, será cerca de metade.

Mesmo os termoacumuladores sem serpentina de 300L da termobrasa têm resistência de 3000w, por algum motivo.

O seu só tem resistência de 1500w, como apoio ao solar.
  11.  # 14

Também estou a achar muito pouco as 4 horas. Em tempos andei a monitorizar isso, e tinha um depósito de 120L que precisava de 3 horas para ir dos 20 aos 60 graus (mais coisa menos coisa)...mas com uma resistência de 2000W.

Aumentando o volume de água (para mais do que o dobro), e diminuindo a potência, o tempo tem que aumentar. Para mais do dobro também.

As contas são lineares (ou quase, por causa das perdas): a energia necessária para aquecer em 25 graus um volume de 300 litros de água é 25*300 = 7.500 Calorias. Isso Corresponde a aprox 8700 Wh. Com uma resistência de 1500 W, necessitaria de 8700/1500 = 5.8 horas. Se fossem 3000W bastaria metade do tempo.

Atenção que isto são "contas de merceeiro", perdoem-me os puristas por alguma incorreção. E já agora corrijam, hehe
  12.  # 15

Isto não há milagres, a minha Arostor 270L em modo elétrico, demorava muito mais tempo a repor a temperatura com resistência de 1200w no fundo do depósito, do que a funcionar só com bomba de calor.
    • SrR
    • 4 julho 2024

# 16

Colocado por: Varejotemas não estão a aquecer a capacidade do depósito.
    depende do depósito.

0.0146 seg. NEW