Colocado por: matildeforumdacasaNo entanto, depois da avaliação de estabilidade
Colocado por: marcocarAcho estranho, um vão de 4,30m não é nada do outro mundo 🤔
Colocado por: zedasilva
Feita por quem e porquê?
Colocado por: marco1matilde
isso tem um piso acima desse?
é que esse pilar que a "estrutura2 quer meter é um pouco disparatado e básico
há outras formas de resolver isso é um vão de 5.5, nada de outro mundo
Colocado por: matildeforumdacasaFeita por um engenheiro, para avaliar viabilidade e custos de obra. não é comum?
Colocado por: matildeforumdacasapara fazer sentido a colocação deste pilar! tem um piso "recuado", termina ali em vez de terminar ao nível da fachada
Colocado por: zedasilva
Não, mas ´uma boa prática.
Mesmo assim, a estrutura deve adequar-se à arquitetura.
Assim a frio eu diria que é possível não ter esse pilar
Colocado por: marco1se o projetista não conseguir fazer a coisa sem esse pilar ( repare que o piso de cima teoricamente apenas vai ter de suportar a cobertura do recuado)
então mais depressa fazia um bocado de parede a envolver o pilar e a cozinha com duas aberturas francas de cada lado do que essa alteração que pos na imagem, pois a penisula que desenhou não tem jeito nenhum ali a constranger a zona do fogão e a criar uma zona de acesso mais condicionado aos armários da cozinha desse lado.
Colocado por: marco1ui
isso na planta do rc é a estrutura que arranca no rc ?
vai ter pilares ali no meio da sala e cozinha?
acho que isso precisa de uma volta
Colocado por: marco1essa estrutura não está capaz
até ali na zona de escada tem pilares a mais
mais logo a ver se faço um rabisco com isso e não precisaria de alterar a arquitetura
Colocado por: zedasilvaO técnico que fez essa estrutura só sabe calcular pelo CYPE não é?
Colocado por: marco1não sendo engenheiro
mas penso que dá perfeitamente para ter menos pilares
e este esboço é algo mais proximo do que na realidade se costuma fazer com lajes de abobadilha, pois com lajes maciças ainda dá para simplificar mais
em todo o caso na minha ideia o pilar redondo ´ha engenheiros que lhe dão a volta e até conseguem outra solução sem o mesmo.