Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá, bom dia!

Estou em fase de projeto de uma casa e gostava de pedir a vossa opinião sobre uma alteração que vou ter de fazer a um projeto que já estava "terminado" mas que vai ter de ser alterado depois de ter sido feito uma avaliação de estrutura...

Tinha uma abertura ampla da cozinha para a sala, com portas em vidro. No entanto, depois da avaliação de estabilidade, é necessário haver um pilar onde esta porta abre (edit: porque existe um piso acima que termina aqui), e portanto a cozinha vai ter de ser alterada.

pilar da cozinha

Têm alguma sugestão do que podia fazer aqui?
    - Gosto muito de simetria, fechar apenas aquele lado da cozinha acho que seria estranho.
    - Se fechasse igual dos 2 lados, acho q o vão ficava pequeno (~1.5m) em comparação com a dimensão da cozinha...

também pensei mudar por completo a cozinha, mas acho que gostava mais da disposição que tinha anteriormente, com a ilha:

cozinha alternativa

portanto gostava de tentar arranjar uma solução boa para a abertura

PS.: também pensei ter o pilar e por umas prateleiras, mas ha outro pilar q apareceu na sala que já vou "resolver" dessa maneira, e acho q 2 vezes isso em pouco espaço ficaria estranho.

Obrigada!
  2.  # 2

Acho estranho, um vão de 4,30m não é nada do outro mundo 🤔
  3.  # 3

Colocado por: matildeforumdacasaNo entanto, depois da avaliação de estabilidade

Feita por quem e porquê?
  4.  # 4

Colocado por: marcocarAcho estranho, um vão de 4,30m não é nada do outro mundo 🤔

do que percebi tem a ver com o andar de cima terminar aqui, não terminar junto com a outra fachada...
  5.  # 5

Colocado por: zedasilva
    Feita por quem e porquê?

Feita por um engenheiro, para avaliar viabilidade e custos de obra. não é comum? Mas os desenhos foram feitos por mim para passar agora a mensagem visualmente ahah
  6.  # 6

matilde

isso tem um piso acima desse?
    é que esse pilar que a "estrutura2 quer meter é um pouco disparatado e básico
    há outras formas de resolver isso é um vão de 5.5, nada de outro mundo
  7.  # 7

Colocado por: marco1matilde

isso tem um piso acima desse?
    é que esse pilar que a "estrutura2 quer meter é um pouco disparatado e básico
    há outras formas de resolver isso é um vão de 5.5, nada de outro mundo

tem razao, faltava essa informação para fazer sentido a colocação deste pilar! tem um piso "recuado", termina ali em vez de terminar ao nível da fachada do piso 0. já adicionei na descrição para as próximas pessoas que lerem terem contexto, obrigada!
  8.  # 8

Colocado por: matildeforumdacasaFeita por um engenheiro, para avaliar viabilidade e custos de obra. não é comum?

Não, mas ´uma boa prática.

Colocado por: matildeforumdacasapara fazer sentido a colocação deste pilar! tem um piso "recuado", termina ali em vez de terminar ao nível da fachada

Mesmo assim, a estrutura deve adequar-se à arquitetura.
    Assim a frio eu diria que é possível não ter esse pilar
  9.  # 9

Colocado por: zedasilva
    Não, mas ´uma boa prática.

Mesmo assim, a estrutura deve adequar-se à arquitetura.
    Assim a frio eu diria que é possível não ter esse pilar

Pois, o que me disseram é que é possível mas que aumentaria muito o custo da obra. E joga também com problemas de infiltrações a longo prazo? esta ultima parte nao tenho a certeza se percebi bem. vou partilhar o resto da planta, acho q pode ajudar a perceber as decisões.

legenda:
    - a verde são as vigas
    - a vermelho são os pilares do piso 1
    - a amarelo são os pilares do piso 0
    piso 0
    piso 1
  10.  # 10

se o projetista não conseguir fazer a coisa sem esse pilar ( repare que o piso de cima teoricamente apenas vai ter de suportar a cobertura do recuado)
    então mais depressa fazia um bocado de parede a envolver o pilar e a cozinha com duas aberturas francas de cada lado do que essa alteração que pos na imagem, pois a penisula que desenhou não tem jeito nenhum ali a constranger a zona do fogão e a criar uma zona de acesso mais condicionado aos armários da cozinha desse lado.
  11.  # 11

ui

isso na planta do rc é a estrutura que arranca no rc ?
    vai ter pilares ali no meio da sala e cozinha?
    acho que isso precisa de uma volta
  12.  # 12

Colocado por: marco1se o projetista não conseguir fazer a coisa sem esse pilar ( repare que o piso de cima teoricamente apenas vai ter de suportar a cobertura do recuado)
    então mais depressa fazia um bocado de parede a envolver o pilar e a cozinha com duas aberturas francas de cada lado do que essa alteração que pos na imagem, pois a penisula que desenhou não tem jeito nenhum ali a constranger a zona do fogão e a criar uma zona de acesso mais condicionado aos armários da cozinha desse lado.

se calhar não foi claro, a peninsula está junto a 2 paredes até ao tecto, os "armarios" do lado esquerdo da cozinha passaram a ser uma despesa, que não se vê da cozinha, com uma porta que abre ali ao pé do frigorifico... mas concordo, fica com muito menos piada do que a ilha tinha, e a cozinha fica se calhar "pequena" em comparação com as dimensões restantes da casa/sala.

O que está a sugerir então é ter abertura do lado esquerdo e do lado direito, e ter uma parede atrás da ilha (que não tem a dimensão total da ilha, começa no pilar e termina na distância simétrica em direção à parte traseira da casa - é isso? Será que não fica a parecer um "remendo"? :'( quando pensei nessa solução tentei encontrar imagens que tivessem a mesma abordagem que me agradassem/inspirassem, mas não encontrei nada que ficasse "bonito"...
  13.  # 13

Colocado por: marco1ui

isso na planta do rc é a estrutura que arranca no rc ?
    vai ter pilares ali no meio da sala e cozinha?
    acho que isso precisa de uma volta

legenda:
    - a verde são as vigas
    - a vermelho são os pilares do piso 1
    - a amarelo são os pilares do piso 0
    - a amarelo e vermelho sobrepostos são pilares em ambos os pisos

não vai ter pilares a meio da cozinha ahah, provavelmente está a olhar para os do piso 1.

Mas sim, o pilar na sala seria o tal que mencionei que ia usar para fazer umas prateleiras a separar a zona de estar/TV de uma zona de brincar para os miudos, ao pé da mesa de jantar. Algo deste genero:

prateleira divisão
  14.  # 14

essa estrutura não está capaz
    até ali na zona de escada tem pilares a mais
    mais logo a ver se faço um rabisco com isso e não precisaria de alterar a arquitetura
  15.  # 15

O técnico que fez essa estrutura só sabe calcular pelo CYPE não é?
  16.  # 16

esse pilar na cozinha é desnecessário
  17.  # 17

não sendo engenheiro
    mas penso que dá perfeitamente para ter menos pilares
    e este esboço é algo mais proximo do que na realidade se costuma fazer com lajes de abobadilha, pois com lajes maciças ainda dá para simplificar mais
    em todo o caso na minha ideia o pilar redondo ´ha engenheiros que lhe dão a volta e até conseguem outra solução sem o mesmo.
  18.  # 18

Colocado por: marco1essa estrutura não está capaz
    até ali na zona de escada tem pilares a mais
    mais logo a ver se faço um rabisco com isso e não precisaria de alterar a arquitetura

muito obrigada, agradeço! Eu não percebo nada do assunto, por isso quando me disseram que se não fosse assim que encarecia muito a obra ou teria problemas mais tarde, acreditei...
  19.  # 19

Colocado por: zedasilvaO técnico que fez essa estrutura só sabe calcular pelo CYPE não é?

Pois, talvez... eu, como não sei do assunto, aceitei pois não saberia fazer melhor :/
  20.  # 20

Colocado por: marco1não sendo engenheiro
    mas penso que dá perfeitamente para ter menos pilares
    e este esboço é algo mais proximo do que na realidade se costuma fazer com lajes de abobadilha, pois com lajes maciças ainda dá para simplificar mais
    em todo o caso na minha ideia o pilar redondo ´ha engenheiros que lhe dão a volta e até conseguem outra solução sem o mesmo.

Muito obrigada por ter perdido tempo! Nesta solução acaba por se "trocar" 2 pilares por 1 ali a frente da cozinha, é isso?

0.0206 seg. NEW