Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas tardes! Por causa do acidente com gás este mês em V.N.Milfontes aqui em casa,(moradia de dois andares ligados entre si, 3 residentes), querem alterar tudo o que existe a gás: uma cozinha em cada andar e uma casa de banho em cada andar.
    O sistema que se usa de gás é efetivamente, ou melhor, está totalmente ineficiente por conta de um comedor de energia que teimam em manter (apesar de terem comprado outro que está na caixa há 4 anos!!!!), sendo que uma botija das grandes dá para mês e meio e só uma pessoa toma banho todos os dias.
    Aqui fazem-se as coisas sem pensar, por isso preciso da ajuda de todos. (foi mandada fazer uma casa de banho nova que custou há 2 anos, 4 mil euros, sem recibos, o que considero ter sido um roubo e daí não querer embarcar nisto de trocar o gás pelo elétrico sem melhores informações).
    O que necessito de saber em relação ao cilindro, aos custos futuros, aos custos de instalação de cozinha e casa banho, deve o cilindro ficar em que andar (a casa tem sótão inutilizado) e todas as mais informações tidas por úteis....Obrigada!
  2.  # 2

    Meta uma bomba de calor.
  3.  # 3

    Colocado por: jorgealvesMeta uma bomba de calor.

    Agradeço mas não sei o que é. Não sei valores de instalação, manutençao, etc....de dizer que a casa é energeticamente ineficiente porque está sempre tudo aberto, mesmo de inverno, "por causa dos animais"....pode dar-me mais info sobre essa opção? obr.
  4.  # 4

    Infelizmente conhecia a família afetada, grande tragédia, o senhor trabalhava numa empresa nossa parceira 😢

    A respeito do equipamento para aquecer a água, o mais fácil e barato (no momento da aquisição) é substituir o esquentador por um termoacomulador.
    Como o jorge aconselhou, também pode optar por uma bomba de calor, que será substancialmente mais cara na aquisição, mas mais barata na exploração. No fundo é um depósito de água aquecido por um equipamento com eficiência energética muito superior ao de uma resistência elétrica, imagine que utilizando 1 unidade de energia produz 4 ou 5 ao invés da resistência que é 1 para 1.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mariacorreia
  5.  # 5

    Mantenha o gás, o gás é seguro, se tem dúvidas na sua instalação solicite uma inspeção e corrija se existir alguma coisa a corrigir. As inspeções devem ser solicitados de 5 em 5 anos. Além disso quando for tudo
    Elétrico o preço irá disparar e as pessoas não terão outra alternativa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mariacorreia
  6.  # 6

    Estava a ir bem até chegar à posta de pescada da ultima frase.
    O consumo eletrico tem subido ligeiramente e o preço no mercado grossista baixado.
    Já o gás está mais dependente das ideias de alguns ditadorezitos expansionistas.
  7.  # 7

    Colocado por: TochaMantenha o gás, o gás é seguro, se tem dúvidas na sua instalação solicite uma inspeção e corrija se existir alguma coisa a corrigir. As inspeções devem ser solicitados de 5 em 5 anos.

    Concordo plenamente!

    Colocado por: jorgealvesbomba de calor.

    Bomba de calor, nos prédios, já existentes nem sempre é possível de instalar de forma correcta e eficiente, assim a existência de um local apropriado
  8.  # 8

    Colocado por: pkasaBomba de calor, nos prédios, já existentes nem sempre é possível de instalar de forma correcta e eficiente, assim a existência de um local apropriado

    Ainda bem que neste caso é uma moradia.
    Concordam com este comentário: pkasa
  9.  # 9

    Colocado por: TochaAs inspeções devem ser solicitados de 5 em 5 anos.

    Só uma correcção, no caso de habitação:
    Qual a é periodicidade das Inspeções de Gás?
    5 em 5 anos: em instalações com mais de 10 anos;

    Fonte: lic.pt
  10.  # 10

    Colocado por: TochaElétrico o preço irá disparar e as pessoas não terão outra alternativa

    Sendo possivel, apostar em autoconsumo atraves da instalação de paineis fotovoltaicos e se possivel ter um gestor de energia para o TE ou outros equipamentos que tenham consumo elevado, por exemplo bombas de piscinas ou outros equipamentos com carga horaira possivel de optimizar face o horário solar.
  11.  # 11

    Colocado por: Pedro Barradas
    Sendo possivel, apostar em autoconsumo atraves da instalação de paineis fotovoltaicos e se possivel ter um gestor de energia para o TE ou outros equipamentos que tenham consumo elevado, por exemplo bombas de piscinas ou outros equipamentos com carga horaira possivel de optimizar face o horário solar.

    O custo de um painel fotovoltaico compensa para uma moradia de 3 pessoas?
 
0.0158 seg. NEW