Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde pessoal,

Antes de mais elogiar este forum que já me ajudou em bastantes aspetos,

É o seguinte sou um jovem que está a construir casa e adquiri um recuperador de calor que necessita de instalação.
    Contudo após pedir dois orçamentos sinto que estou a ser um pouco enganado, até posso não estar por isso é que gostaria de ouvir a vossa opinião

Resumindo já vieram cá duas empresas ambas com o orçamento final para a instalação à volta dos 1100€

Orçamento 1: 1100€
    Faz tudo incluindo a instalação, coloca as duas grelhas uma em baixo e outra em cima da hotte e ainda uma entrada de ar frio pelo exterior e fecha a parede mas não pinta

(Este não deu orçamento detalhado disse só o valor final e parecia-me bastante entendido no assunto)

Orçamento 2: 1200 euros + IVA
    Diz que não faz falta as grelhas porque o recuperador já é ventilado, apenas a entrada de ar pelo exterior e que apenas faz a instalação e traz já a placa do Pladur antifogo para depois outra pessoa vir acabar o trabalho .

Detalhes do orçamento:

1. Gola 150mm inox - 30€
    2. Grelha simples 14*14 lacada branca - 30€
    3. Tubo duplo 150mm*1000mm inox (4 unidades) - 125€
    4. Lá de rocha - 135€
    5. Tubo simples flexivel 80mm inox (4unidades) - 85€
    6. Silicone de alta temperatura + fita cola alumínio - 65€
    7. Mão de obra - 230€
    8. Placa dupla de Pladur antifogo 1400mm*1000mm "pronta a lixar e pintar" - 500€

Isto parece-vos valores justos ?
    É o seguinte eu pouco percebo mas de uma breve pesquisa que fiz que pode estar totalmente errada mas a grelha do ponto 2 do orçamento custa 3€ no Leroy Merlin

A placa de Pladur antifogo sai no máximo do que vi a 10€ (os valores andam à volta dos 3 euros o m2)

O valor do ponto 6 do orçamento, não faço ideia quantos tubos de silicone e quantos rolos de fita cola vão usar, mas teriam de ainda usar bastantes para chegar aos 65 euros.

Estou a pesquisar bem ou não percebo mesmo nada disto? 😅
    Nota: A chaminé têm à volta de 2 metros e deixo foto em anexo da "hotte" (penso que é este o nome correto)

Adicionalmente eu até tenho quem perceba de obras e pladur para me fazer o trabalho simplesmente a pessoa não sabe em concreto os cuidados que são necessários para a instalação, posto isto este post têm também como intuito a procura de alguém que se fosse possível me conseguisse ilucidar sobre os passos para a instalação.

Segue-se uma breve descrição do que eu acho que seriam os procedimentos para a colocação do recuperador:

1. Colocar o recuperador a uma altura aproximada de 30 cm do chão, (fica em cima de " 2 tijolos")
    2. Colocar a gola no recuperador visto a mesma não ter vindo no mesmo
    3. Ligar o tubo de saída de gases à gola e o mesmo revestido com lã de rocha na sua totalidade
    4. Colocar nas laterais e por detrás do recuperador placas de silicato
    5. Fechar a parede com o pladur antifogo (camada dupla), e abrir os burados no pladur para colocar a grelha

Contudo surgem-me várias questões, como por exemplo:
    1. A gola que coloco vai fazer ligação com o tubo, é aqui que uso a fita cola de aluminio para selar esta "ligação"?;

2. É necessária ou não a lã de rocha? vejo muita controvérsia sobre este tema e caso afirmativo a mesma basta estar envolvente ao tubo de saída de gases, por ele todo logo desde o ínicio até ao fim? e para segurar a lã de rocha posso usar a fita cola de aluminio?
    (existe quem diga em outros foruns que a lã de rocha nem precisa de estar envolvente no tubo de saída mas apenas nas laterais da chaminé é verdade?);

3. Se colocar as placas de silicato nas laterais e por detrás do recuperador, a frente é só fechada com o pladur antifogo de dupla camada? A dupla camada é basicamente comprar duas placas e colocar as mesmas sobrepostas?

4. Em que sítios/momentos da instalação é usado o silicone anti-fogo e a fita cola de aluminio?

5. A ligação elétrica (devido a ser ventilado) têm de ter alguns cuidados? ser revestida com algo?

6. Num dos orçamentos são mencionados 4 tubos flexiveis de inox, isto seria colocado onde?

7. A entrada de ar para a rua, basicamente é abrir um buraco na parede e colocar um tubo (talvez até seja para isto que serve o tubo flexivel) que faz a ligação com a entrada da parte detrás do recuperador, e colocar uma grelha no exterior?

Alguma coisa que me esteja a esqueçer?

Obrigado pelo vosso tempo, gostaria imenso de ouvir as vossas opiniões e sei que ficou um post algo comprido mas agradecia imenso a vossa ajuda porque estou com um budget já limitado e toda a poupança seria bem vinda, sem sacrificar claro uma boa qualidade de instalação.
      IMG_20240628_210948.jpg
  2.  # 2

Já agora, questiono, qual seria na vossa opinião um valor justo para esta instalação?
  3.  # 3

Up
  4.  # 4

Mesmo que achem caro é garantido que aqui ninguém lhe vai barato.

No meu recuperador, não tenho qualquer tipo de lã de rocha, silicatos e companhia.

Grelha inferior e superior, só para o ar quente circular por convecção e não sobreaquecer a hotte.

Pladur cor de rosa, placa dupla, tenho por dentro e por fora, não as duas juntas por fora, por opção de quem fez a hotte, só com uma placa também serve, não aquece nada do outro mundo, folga 1cm à volta do recuperador para quando o recuperador dilatar com o calor.

Marca e modelo do recuperador.
    Concordam com este comentário: dom123
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dark4ever
  5.  # 5

Colocar lã de rocha no tubo é para ele apodrecer em pouco tempo.
    Se poder ter ventilação exterior com uma grelha superior não necessita de mais nada.
    O meu fui em que montei e já lá está a quase 10 anos.
    Em relação a preços, não faço a mínima ideia mas acho um bocado inflacionado, tirando a mão de obra.
  6.  # 6

O recuperador é um mekka atlas

Então o ideal é não meter lá de rocha certo? E o tubo chega um tubo duplo em inox? E este tubo tem de ir mesmo até ao topo da chaminé correto?

E o Pladur também foi colocado "por cima" do recuperador? Ou só nas laterais, atrás e à frente?
    Por cima não leva nada?

Sobre as questões finais que coloquei será que conseguiam ajudar?

Principalmente a ligação elétrica é preciso algum cuidado em especial? Deve ser isolada com algo?
    Se pudessem responder uma a uma agradecia imenso
  7.  # 7

Boas,

Acha caro?
    E que tal este?
    Ao valor apresentado na foto, acresce mais 550€ de mão de obra.
    Atenção que o recuperador é de "tripla face"...
      OR.JPG
  8.  # 8

Colocado por: PJ2022Boas,

Acha caro?
    E que tal este?
      OR.JPG

Entendo mas acho que no meu caso a instalação é bem mais simplista e não tem o IVA incluido

E repare o que me "revolta" é até mais o preço da linha do Pladur a 500€ quando tudo o que vejo isso não sai a mais 10-15€ opá que saia a 50€-100€ na loucura

Eu prefiro que tenha a mão de obra a 500€ do que o preço do material estar inflacionado em 450€, só porque sinto que aí estou mesmo a ser "roubado" e apesar de não perceber nada também não ando aqui a comer gelados com a testa e o dinheiro custa a ganhar a todos e eu não ganho 700€ num dia de trabalho

Mas já entendi que isto é um nicho de mercado que cobram o que bem lhes apetece ...
  9.  # 9

Colocado por: Dark4everO recuperador é um mekka atlas

Então o ideal é não meter lá de rocha certo? E o tubo chega um tubo duplo em inox? E este tubo tem de ir mesmo até ao topo da chaminé correto?

E o Pladur também foi colocado "por cima" do recuperador? Ou só nas laterais, atrás e à frente?
    Por cima não leva nada?

Sobre as questões finais que coloquei será que conseguiam ajudar?

Principalmente a ligação elétrica é preciso algum cuidado em especial? Deve ser isolada com algo?
    Se pudessem responder uma a uma agradecia imenso

Que é isso por cima, a ideia é o caixote ir até ao teto.

A ligação elétrica pode ficar a uns 15cm da parede pladur na parede alvenaria com tubo da "tomada" para dentro da hotte para enfiar o cabo do recuperador.
  10.  # 10

Colocado por: Varejote

Que é isso por cima, a ideia é o caixote ir até ao teto.

A ligação elétrica pode ficar a uns 15cm da parede pladur na parede alvenaria com tubo da "tomada" para dentro da hotte para enfiar o cabo do recuperador.

Imagina desculpa a "burrice " minha mas posso não estar a perceber

.1 A ideia é o recuperador ficar nessa parede da foto, ou seja não vai existir nenhuma parede de Pladur que fica saída da parede original

E a questão que estava a fazer é ao colocar as placas de sílica ou Pladur antifogo duplo à volta do recuperador se é só colocar nas laterais e por trás (na frente já vai ter de levar para fechar a parede) ou se também se deve colocar por cima do recuperador e abrir um buraco nessa que fica por cima para entrar o tubo de saída de gases ?

E já agora nas laterais e atrás só recuperador basta colocar placas até um pouco mais da altura do recuperador ou convém ir sempre um pouco mais além da altura que vai ficar o recuperador?

2. Quanto à ligação elétrica o recuperador veio com dois fios soltos para se fazer a ligação à fonte de luz

A minha dúvida é eu vou trazer fio da fonte de luz próxima para conectar com esses dois que vieram no recuperador , e a questão é se devo isolar o fio desde a saída do recuperador até à fonte de luz com fita cola de alumínio ou alguma coisa?

Porque um tubo de plástico não derrete?

Desculpem a ignorância 😅
  11.  # 11

Colocado por: Dark4ever

Imagina desculpa a "burrice " minha mas posso não estar a perceber

.1 A ideia é o recuperador ficar nessa parede da foto, ou seja não vai existir nenhuma parede de Pladur que fica saída da parede original

E a questão que estava a fazer é ao colocar as placas de sílica ou Pladur antifogo duplo à volta do recuperador se é só colocar nas laterais e por trás (na frente já vai ter de levar para fechar a parede) ou se também se deve colocar por cima do recuperador e abrir um buraco nessa que fica por cima para entrar o tubo de saída de gases ?

E já agora nas laterais e atrás só recuperador basta colocar placas até um pouco mais da altura do recuperador ou convém ir sempre um pouco mais além da altura que vai ficar o recuperador?

2. Quanto à ligação elétrica o recuperador veio com dois fios soltos para se fazer a ligação à fonte de luz

A minha dúvida é eu vou trazer fio da fonte de luz próxima para conectar com esses dois que vieram no recuperador , e a questão é se devo isolar o fio desde a saída do recuperador até à fonte de luz com fita cola de alumínio ou alguma coisa?

Porque um tubo de plástico não derrete?

Desculpem a ignorância 😅

Se o buraco onde vai colocar o recuperador já é em material incombustível tijolo/cimento quer colocar placas para proteger o quê?

Para dentro da hotte a única coisa que se recomenda é uma grelha em baixo outra por na zona mais alta da hotte(limite da caixa dentro da parede), o tubo elétrico fica à da tomada é depois cortado rente à parede.
  12.  # 12

Colocado por: Varejote

Se o buraco onde vai colocar o recuperador já é em material incombustível tijolo/cimento quer colocar placas para proteger o quê?

Para dentro da hotte a única coisa que se recomenda é uma grelha em baixo outra por na zona mais alta da hotte(limite da caixa dentro da parede), o tubo elétrico fica à da tomada é depois cortado rente à parede.

Do que andei a pesquisar a opinião mais consensual é de que se é uma parede que faz ligação ao exterior deve levar sempre placas de silicato ou vermiculite para não estarem com o calor

Relativamente à ligação elétrica pode explicar melhor? Tipo eu vou ligar o fio elétrico do recuperador à tomada e chega só isso? Não é preciso nenhum cuidado em específico?
  13.  # 13

Colocado por: PJ2022Boas,

Acha caro?
    E que tal este?
      OR.JPG

Assim rapidamente sem analisar a obra está dentro do "normal"... falta saber os milímetros do inox etc...
  14.  # 14

Colocado por: Dark4ever

Do que andei a pesquisar a opinião mais consensual é de que se é uma parede que faz ligação ao exterior deve levar sempre placas de silicato ou vermiculite para não estarem com o calor

Relativamente à ligação elétrica pode explicar melhor? Tipo eu vou ligar o fio elétrico do recuperador à tomada e chega só isso? Não é preciso nenhum cuidado em específico?

No meu a parede de trás também dá para a rua e não sinto a parede no exterior a ficar quente nessa zona.

Do que andou a pesquisar para a parte elétrica deve fazer pela opinião mais consensual.
  15.  # 15

Pode ver aqui como instalei o meu.
    https://forumdacasa.com/discussion/96082/1/instalacao-concluida-de-recuperador-adf-clare-70/

O tubo duplo já estava instalado de 180mm interior e 230mm exterior

Em material não gastei mais de 250€ +/-
    Tubo flexível folha dupla 180mm da portoflex
    Redução 180mm para 150mm (boca do recuperador) da portoflex
    Silicone alta temperatura (para as saídas de ar quente para outra divisão) - Soudal
    Massa refratária para as juntas do tubo flexível com o recuperador e com o tubo duplo - Soudal
    Fita de aluminio 1 rolo.
    6m tubo flexível de aluminio
    4 grelhas 15x30
    1 placa de silicato que já não me recordo o valor ao certo, para ser colocado no topo do recuperador e entre a saída de gases e os tubos de aluminio.

Pladur foi o empreiteiro que colocou e fechou.

Acho que não esqueci de nada.
  16.  # 16

Boa noite Dark4ever! Sempre instalou o recuperador? obrigado.

0.0238 seg. NEW