Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,
    Antes de mais, agradeço a opinião dos que aqui possam intervir com algum conhecimento, e não só opinião de treinador de bancada só usando senso comum, pois a legalidade não anda sempre de mãos dadas com o senso comum.

O caso é o seguinte:
    Sou empreiteiro, e até à data tive as chatices normais que qualquer empreiteiro sério tem, por muito que se tente ajudar os clientes. Sempre fiz em várias obras trabalhos a mais, que nunca faturei. Coisas que me pareciam indicadas, que sempre achei que deveria melhorar em relação ao contratado ou projetado, com o devido aval dos proprietários claro, mas sempre fiz coisas que não cobrei. Sim, não é bom para o negócio, não é forma de gerir eficazmente uma empresa/negócio, mas encaro a construção como mais do que um simples negócio: estamos a mexer com as vidas das pessoas.

Em determinados casos acabei mesmo por ter até "pena" das pessoas e dar imensas borlas ao longo da construção...

Até que tive esta obra que me faz vir aqui pedir ajuda...

Fui contactado em 2022 por um casal mais velho (setentas) para os ajudar com os projetos e construção de uma casa que pretendiam fazer. Reuni-me com eles, percebi o que pretendiam, ouvi os seus lamentos familiares, e decidi que os iria ajudar.
    Acabaram por comprar um terreno, e prontamente fiz com o arquiteto um projeto para a casa deles. 120m2, casa térrea.
    Exactamente o que me tinham pedido. Assinámos contrato de empreitada para os 120m2.
    Após consulta à Câmara, afinal não se poderia construir 120m2 de implantação, mas só 100m2.
    Falei com eles, apresentei novo projeto de 100m2.
    Eis que a filha (que não vive com eles mas já se está a fazer para ficar com a casa quando eles forem desta para melhor) os aconselha a gastarem mais e fazerem casa de dois pisos, com 150m2....
    Ora, apresentei então o diferencial de preços, e fiz um preço mesmo mesmo simpático... Na altura (2022) 1160€/m2, já com os projetos incluídos.... Para 150m2, dois pisos.
    No contrato de empreitada está explicito numa cláusula que caso a obra não começasse em 6 meses, teríamos direito a uma revisão de preços.
    A obra começou 7 meses depois do contrato, e não fiz revisão de preços com pena dos velhotes.
    Começou a obra, e estava previsto em contrato revisão de preços, só não indicando a modalidade de cálculo dos mesmos.
    Começámos a obra, e eis que o velhote está diariamente na obra, a meter-se com os funcionários, a ralhar com todos porque queria sempre tudo feito de maneira diferente, etc etc etc...
    Tornou-se tão insuportável que tive 2 funcionários que se despediram para não estarem a aturar o homem. Tive uma conversa com ele, com a esposa e com a filha, e andou mais calmo uns dias... só uns dias..
    Continuámos sempre com a obra, nunca parámos.
    Novamente passados umas semanas o homem começa novamente a ir à obra, e a chatear toda a gente.
    Um dia chegou à obra e tenho materiais estragados, coisas fora do sítio, etc...
    Falei com ele, e impedi o acesso do mesmo à obra, sob pena de não poder continuar os trabalhos se ele continuasse a importunar toda a gente diariamente.
    Assim foi, e continuámos o trabalho todos contentes.
    Passou de ano civil, e, muitas histórias depois, começo a reparar que os velhotes queriam tudo e mais um par de botas na casa, mesmo não estando orçamentado, e estavam constantemente a comprar materiais muito mais caros do que estava em orçamento. às tantas comecei a sentir a realidade, os velhotes deram-me a volta com pena, e estavam a aproveitar-se de nós para construir uma casa barata com muitas coisas incluídas... Cozinha com 10m lineares, pedra silestone de 10m (balúrdio), ac em todas as divisões, guardas de vidro em todo o lado, etc...
    Caíu-me a ficha e apercebi-me que fui levado por tolo, ao fazer diversos trabalhos não orçamentados a pedido dos mesmos, sem os cobrar...
    Ora,ia tolerando, até eu receber um e-mail por parte da filha a dizer que não estaria a cumprir prazos (tinham passados 13 meses e o contrato prevê explicitamente 22 meses para a construção, ainda muito faltava para o fim do prazo), que os pais podiam até morrer por causa da obra não ser entregue mais rápido, etc... Ora, aí a minha pena acabou, e a paciência também. Vi que a filha (opinião também do advogado) estaria a tentar pôr-se a jeito para pedir indemnização por danos morais ou assim, por eu não terminar ANTES do que estava estipulado no contrato... há com cada uma...
    Fui a um advogado, que viu o rol de provas brutal, e me deu na cabeça por não ter já pedido muito mais dinheiro aos clientes. Se eu fosse revisar os preços para os preços de hoje, daria qualquer coisa como uns 70.000€ a mais...
    Escreveu-me uma notificação oficial, a mencionar 1 revisão de preços ao valor da inflação (tinha direito a 3 revisões de preços), e o descritivo de trabalhos feitos a mais e pedidos, não faturados. Mesmo assim não quis cobrar tudo o que fiz a mais, cobrei só uma parte, e deixei isso bem explicito.
    Deu um valor a receber de cerca de 26.000€ C/ IVA.
    Os clientes estiveram 3 semanas sem responder, a dizerem que estava em análise (provavelmente andaria o advogado deles a tentar arranjar forma de contrapor mas sem sucesso).
    Ao fim das 3 semanas reuni-me com eles.
    Começámos a conversar e aquilo rapidamente descambou, como seria de esperar.
    Resultado: não vamos acabar a obra.
    O próprio cliente ofendeu-nos à séria, novamente, ofendeu todos os funcionários da empresa, etc...
    Disse também que iria ele mesmo terminar a obra contratando individualmente pessoas...
    Ora, pediu-me que lhe desse a documentação toda, avisou que não ia pagar nada.
    Resumindo muito brevemente, tenho livro de obra, e fizeram um pedido de prorrogação de licença de construção há uns dias com a nossa documentação.
    Estou a pensar notificar os proprietários (através do advogado) a informar que devido à reunião no dia tal, uma vez que o mesmo nos informou que não iria pagar nada, e que iria meter outras pessoas a trabalhar, que tiramos da Câmara o nosso alvará, e o termo do diretor de obra.
    Não pretendo dar documentação nenhuma, nem livro de obra, nem mais nada, até ordem em contrário por entidade oficial, uma vez que eles estão a incumprir o contrato, e que não nos deixa terminar a obra.
    Pretendo também informar a ACT sobre a nossa saída de obra e avisar que irão entrar novas pessoas, para estarem atentos a quem lá vai.
    Vou agora à obra fazer um auto de medição de trabalhos feitos, exaustivo, e de trabalhos por concluir, com prova fotográfica e um técnico superior a analisar o mesmo.
    Algo mais que deva fazer?
    De seguida irei intentar em tribunal a devida ação.
    De ressalvar também que o contrato de empreitada prevê que ao fim de 1 mês sem receber, temos direito a justa causa para rescisão do contrato, faz um mês daqui por 4 dias.
  2.  # 2

Tecnicamente creio que o Zedasilva é o que melhor pode opinar.

De qualquer forma é bom de vez em quando ter um tópico de quem está do outro lado da barricada, porque o normal é que nos tópicos que aqui aparecem é para malhar nos empreiteiros, invariavelmente são os DO's que são enganados e coitadinhos e os empreiteiros os vilões que só querem encher o saco de dinheiro.
  3.  # 3

Como eu o entendo, um dos melhores funcionários que tinha foi embora por causa dos clientes que passavam o dia em cima dele a querer ensiná-lo a trabalhar.
    Eu não retirava o alvará da câmara, enquanto eles não metessem lá ninguém a trabalhar, ou enquanto a ação não entrar em tribunal.
    •  
      marco1
    • 9 julho 2024 editado

# 4

Pickaxe

não haverá risco de o DO andar lá na obra a fazer trabalhos com outros quaisquer e estando a obra sob o alvará do teclasepretas?
    outra coisa penso que o livro de obra tem de estar na obra e não pode ser retido por ninguem, portanto tem de estar de livre acesso aos intervenientes legalmente válidos ao momento.
  4.  # 5

Colocado por: marco1não haverá risco de o DO andar lá na obra a fazer trabalhos com outros quaisquer e estando a obra sob o alvará do teclasepretas?

Eu disse que só deveria retirar o alvará da câmara se isso acontecer.
    O livro de obra agora já não é entregue na câmara no final da obra
    Concordam com este comentário: marco1
  5.  # 6

pois li mal tem razão
  6.  # 7

Colocado por: TeclasepretasNão pretendo dar documentação nenhuma, nem livro de obra, nem mais nada,

Isto é que não pode fazer!
    Ora vamos ver a coisa do outro lado.
    A obra está vedada certo? Se não estiver vede-a já.
    Se o DO solicitar o livro de obra e a demais documentação notifica-o que a mesma está (como deve estar) no interior do estaleiro e que será entregue aquando da rescisão do contrato.
    Se alguém entrar dentro do estaleiro chama a policia por invasão.
    Da câmara não retira o seu alvará nem o DT.
    A rescisão do contrato apenas aceita depois de acordarem os valores que o DO lhe deve.
    Eu costumo dizer aqui muitas vezes que os DO não podem ficar refens dos empreiteiros mas os empreiteiros tb não podem ser comidos por parvos por DO "chicos espertos"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  7.  # 8

Velhotes chicos espertos? E novidades? Sabem tudo e mais um par de botas, também já conheci muitos, são tudólogos, vai se a ver a merd* que fazem e apetece bater com um cão morte até ele ganir
    • eu
    • 9 julho 2024

# 9

Neste fórum há imensas queixas de empreiteiros com comportamentos pouco dignos.

Este tópico é muito interessante, pois mostra a outra face da moeda.
    Concordam com este comentário: IronManSousa, psergio57, RUIOLI, zedasilva, Joao Dias, marize
  8.  # 10

Eu queria era um empreiteiro como o Teclasepretas... já conheço um mas queria mais outro pra obras grandes <3 muita força
    Concordam com este comentário: marize
  9.  # 11

Pois o assunto deste tópico não me surpreende nada, e muitos mais casos destes seriam aqui expostos não fosse a vontade dos empreiteiros que passam por estas situações querer seguir em frente e não ficar a martelar no assunto, ou até por vergonha (que não é vergonha nenhuma, vergonha devia ter essa espécie de clientes).

É importante tomar conhecimento destas realidades. Seja na construção ou noutra área de negócio qualquer, o problema está nas pessoas e não no tipo de negócio ou do lado em que nos encontramos nessas relações profissionais. Quando se tem fundo mau, será sempre assim com tudo na vida. De certeza que os clientes deste caso serão uns sacanas para toda a gente, e tentarão aproveitar-se de qualquer situação em seu proveito.

Acho normal (como cliente) que se negoceie um contrato e se tente o melhor preço e as melhores condições possíveis para o executar, mas a partir daí, é respeitar e deixar seguir o combinado.

Boa sorte para resolver isso da melhor maneira.
  10.  # 12

Sempre bom verificar os dois lados da moeda...
    Ninguém trabalha para aquecer, se continuou certamente não andava no prejuizo. Falta aqui a análise dos proprietários e como tal o único conselho e não havendo consenso é advogado.
    Eles devem ter mais pressa em resolver situação, tem isso a seu favor por vezes falta é mesmo bom senso.
    Boa sorte
  11.  # 13

Colocado por: TeclasepretasNós desistimos,demos como perdido o dinheiro investido e seguimos em frente.
    É escandaloso,mas neste momento até já estamos a ver obra a andar...
    Não desistimos do dinheiro que lhes demos, e pensamos entrar com uma accao,mas dificilmente dará nalguma coisa...
    Vimos alternativas e ficámos muito satisfeitos com uma empresa de Almada, até agora estão a cumprir tudo e tudo muito transparente. Em um mês e meio começaram a fazer estrutura.
    Não desistam!
    Senão os vigaristas ganham!!
    Concordam com este comentário:Casinha2020,NovaC
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AnaAndre

🤔🤔🤔🤔

https://forumdacasa.com/discussion/82837/4/solucoes-ideais-proposta-predileta/#Comment_1942449
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  12.  # 14

Colocado por: Vítor Magalhães

🤔🤔🤔🤔

https://forumdacasa.com/discussion/82837/4/solucoes-ideais-proposta-predileta/#Comment_1942449

O Vítor não perdoa 🫣
    •  
      marco1
    • 9 julho 2024 editado

# 15

????

que brincadeira é esta?
    ao que isto chegou :(
  13.  # 16

Deve ser outra situação como a mãe das gémeas..... Muita gente a usar o mesmo email. O_o
    É o email comunitário lá da aldeia. Não sejam mauzinhos.
  14.  # 17

Já não é a 1 vez que digo que criam situações para o pessoal perder tempo.
    Até parece que o fórum precisa de invenções, enfim
  15.  # 18

Eu vejo isto como o seguinte:
    O user teclasepretas é efetivamente um empreiteiro e registou-se no fórum, em 2022, com um pretexto dissimulado de angariar clientes aproveitando um tópico de clientes insatisfeitos com uma determinada empresa... Ironia do destino, agora aparece aqui com um problema real de alguém que sofreu na pele uma bicada por parte de um DO incumpridor.
    Concordam com este comentário: snob, zemvpferreira
  16.  # 19

e até bate certo as datas. O tópico inicial é de 2022, e foi em 2022 que começou a sua aventura.
  17.  # 20

Colocado por: spvaleJá não é a 1 vez que digo que criam situações para o pessoal perder tempo.
    Até parece que o fórum precisa de invenções, enfim

A ser verdade o que parece ser, são este tipo de situações que faz com que nos últimos tempos haja cada vez menos vontade e pessoas disponíveis para ajudar quem por aqui aprece com verdadeiros pedidos de ajuda.
    Concordam com este comentário: marize, desofiapedro

0.0247 seg. NEW